Voltagens do Trafo de Força Original do Giannini Duovox 100b

Discussão em 'Manutenção e Assistência Técnica' iniciado por Zac Belver, 3/11/16.

1. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    73
    Pontos:
    28
    @Ronconi

Ponto para você. ;)

Só que eu estou falando de Giannini's. E nunca vi nenhum deles saindo de fábrica utilizando esse arranjo, à lá Marshall 2204.

Sustento que nas fontes desses amplis, ou se tem HT com CT no terra e com derivação de 60V e retificação em onda completa,
    ou HT com retificação em ponte, e secundário de 60v específico para BIAS .

E tem o Minim Mighty cuja fonte você conhece bem. Retificação de onda completa, resistor de cátodo, etc

Abs :)

Ronconi curtiu isso.
  2. Zac Belver

Zac Belver Forista Novato

Registro:
    2/11/16
    Likes Recebidos:
    7
    Pontos:
    3
    @Matec

Uma dúvida, por que você sugeriu o trafo sem CT? No esquema original tem o CT ligado entre os capacitores...

3. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    73
    Pontos:
    28
    @Zac Belver

Esse CT na verdade, não possui função crítica nenhuma, passa-se muito bem sem ele. Porém se você quiser implementa-lo , não tem problema algum.
    Nesse caso ficaria o HT 180v-CT-180v, por 300ma. Mas veja que a potencia total do secundário terá que ser de 108W Alguns fabricantes de trafos acham que isso: 180-CT-180 por 300mA é igual a 54W.

Abs

4. Ronconi

Ronconi Usuário PRO / Fabricante

Registro:
    9/2/15
    Likes Recebidos:
    44
    Pontos:
    18
    @Matec

Em momento algum me referi aos Gianninis terem este tipo de solução para bias.
    Apenas pontuei que existe possibilidade de derivação para bias quando retifica-se em ponte. :)
    De acordo, via de regra, os Gianninis vinham de fábrica ou com HT com CT e derivação para bias ou então um enrolamento exclusivo para tal.
    Sim, o Minim Mighty até hoje é o único Single-Ended da Giannini que conheço. Bem revisado, ele tem um som incrível. Tenho um e vou levá-lo para o caixão quando eu morrer. hehehe

Abraço

jfonseca curtiu isso.
  5. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    73
    Pontos:
    28
    @Ronconi
    Off Topic

Minha culpa falar "nunca" rsrs

Quanto ao "seu" Minim Mighty. Você poderia dizer quais os specs dos transformadores dele?

Abs

6. André Monc

André Monc Veterano

Registro:
    14/12/16
    Likes Recebidos:
    33
    Pontos:
    28

7. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    66
    Pontos:
    48
    Site:
    Acho que faltou um dígito. Ou é 4,8, 16 ou 8 e 16.

6 ohms me parece incomúm pra Giannini.

8. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    73
    Pontos:
    28
    Não faltaram medições para chegar nesses resultados, e eles estão corretos. 6 e 8 Ohms

O que acontecia é que a Giannini tinha alguns conjuntos de caixas com número de falantes múltiplo de 3 como esta: 6 x de 12".

Se cada falante for de 4 ohms por exemplo, poderemos ter uma impedância de 6 ohms (2 séries de 3 falantes, em paralelo).

Já vi caixas da Giannini com outros múltiplos de 3. Vou procurar as imagens e postar em outra ocasião.

Abs.

jfonseca curtiu isso.
  9. Zac Belver

Zac Belver Forista Novato

Registro:
    2/11/16
    Likes Recebidos:
    7
    Pontos:
    3
    @Matec

O detalhe que você citou "Alguns fabricantes de trafos acham que isso: 180-CT-180 por 300mA é igual a 54W" me levantou uma dúvida ligeiramente off topic, creio eu, mas penso que está valendo.
    Consultando sua tabela de trafos da Giannini percebi que o 5066 é usado tanto no 50b quanto no 50g sendo que o segundo tem uma 12AX7 a mais.
    Daí te pergunto: Um trafo com 108-CT-180 e 54W daria conta do 50b? Qual seriam as amperagens do 5066?

10. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    73
    Pontos:
    28
    Vamos esclarecer as coisas.
    Um transformador cujo HT forneça exclusivamente 54W totais ( tensão x corrente) servirá no máximo para um amplificador de 30W

Até hoje não sei exatamente as correntes de todos os transformadores dos Gianninis mas posso fazer um cálculo por baixo.
    Por exemplo o 5066 deve fornecer 83W no HT para um amplificador de 50W rms. Isso significa que o HT de 360v vai fornecer uma corrente média de 83/360 =0,23A ou 230mA (quando ele estiver funcionando a 50Wrms)

Abs

Compartilhe esta Página