valvula 6550 funcionariam bem em duovox 100b e 120g

Discussão em 'Montagem de Amplificadores' iniciado por willim, Abril 22, 2017.

1. marfu

marfu Forista Ativo

Camaradas.
    Tenho um univox120G , que substitui a fonte, mas não gostei do resultado.
    Pretendo mecher nele, e surgiu a idéia de também usar a 6550 e chegar aos 120W seguramente, sem forçar, não vejo como fazer isso usando as 6l6.
    Também dtenho um 120B (chassis) que quero começar do zero, mas 120w também.
    dicas?

2. willim

willim Forista Registrado

Bj buenas, caros amigos. Então, acho que pelo pouco que entendi seria montar um projeto do zero, tipo os traços teriam que ser enrolados para mais potencia pois as 6550 são mais partidas e necessitam de mais watts para empurradas a vida de luz... RS sendo contrário forçaria os trafos. Foi o que entendi.... Não sei se é isso mesmo.

3. willim

Caro Ronconi, então. Estou tentando postar as fotos mas não estou conseguindo pelo smart, vou ver pelo PC mais tarde. Saludos!

4. Ronconi

Ronconi Forista Ativo

Willian: se tens a oportunidade de comprar válvulas nos EUA, já compre da NOS da RCA, que é mais barata por lá. Aí tu já pode operar o amp inclusive nas tensões originais, que são bem altas.

Marfu: não vejo como usar usar 6550 sem ter que trocar os dois trafos. O de força por questão da sobrecarga do enrolamento de filamentos, e o de saída por conta da impedância do primário, que não é adequada para 6550 nem para EL34. Talvez o melhor seja o mesmo que sugeri ao Willian: arrume umas 6L6 da RCA ou outra marca antiga, e use o amp conforme tensões originais.

Abraços!

jfonseca curtiu isso.
  5. willim

Desculpe pelo "bj". RS meu teclado está me burlando..... Então galera, estou com dificuldades de postar fotos. Vou tentar agora pelo computador. E quanto a válvulas, estou encomendando todas JJ pelo motivo. Valor! Vamos começar a fazer esses bichinhos falar. Abraços

6. jfonseca

jfonseca Valvulados.com

O que tem que observar: tem umas 6550 que vem com um anel metálico na base que às vezes tem o pino 1 ligado nesse anel. Acontece que as 6L6 não tem esse pino, e nas EL34 vai no terra.

Então usam lá no soquete o terminal como ponte pro pino 4, onde entram 450 a 500VDC. Se trocar 6L6 por 6550 tem que dar uma olhada se esse pino não está lá sendo usado como ponte pra screen (pino 4), senão fecha o curto ali com esse anel, ou o anel não encostando no terra fica carregado com alta tensão. Fora isso, esses trafos do duovox devem vir com sobra pras 6550 (não tenho certeza disso, mas acho que eram bem superdimensionados). Você pode ligar e ver se o filamento de baixa tensão esquenta muito. Em alguns segundos, até minutos, não vai dar tempo de estragar se testar com cuidado. Eu arriscaria com os trafos originais, deve ficar bem quente e distorcer bonito com o trafo pra 6L6 (2k ohms no primário pra 100W?).

Verdade, as Svetlanas da Sovtek (New Sensor) são muito sem sal e já peguei várias com defeito. Os defeitos eu acho que não são todos culpa deles, creio que mandam para cá refugo de válvulas não selecionadas pelos grandes revendedores. Tive problemas também com a Svetlana do C cortado, EL34....duraram alguns dias e começaram a centelhar. Ou tomaram muita pancada no frete ou eram refugo de grandes fábricas. Paguei caro e não levei.

Como o @Ronconi falou, se conseguir comprar na TubeDepot.com ou na TubesAndMore.com já pega válvulas de melhor procedência.

Compartilhe esta Página