valvula 6550 funcionariam bem em duovox 100b e 120g

Discussão em 'Montagem de Amplificadores' iniciado por willim, Abril 22, 2017.

1. willim

willim Forista Registrado

amigos , estou com esses dois amps pra arrumar e estou querendo colocar essas valvulas no power devido elas aguentarem maior voltagem e tbm ter vida util maior que as atuais 6l6. estou precisando de ajuda sobre como ajustar e melhorar esses projetos.espero que possam me ajudar pois eu não tenho quase ou nenhuma informação que me faça tomar a decisão correta . desde ja agracecido .
    att.; william

2. Ronconi

Ronconi Forista Ativo

Arriscado. A corrente exigida pelo filamentos é bem alta. Talvez funcione se usares um trafo separado para os filamentos de power.

3. willim

Obrigado Ronconi pela informação . Quanto ao trafo eu não gostaria de trocar os,caso estejam funcionando,pois são originais.meu medo e colocar válvulas 6l6 e não aguenta r o trabalho. Pensando nas 6550 pelo fato de ser mais duradouras...Mas estou muito em dúvidas. O que você que pelo jeito já conhece sobre.ja viu algum 120g com válvulas como a j j funcionando!?
    Att.: William

4. Ronconi

Ronconi Forista Ativo

Já vi 120G usando EL34, que tem um filamento de maior amperagem (~1,5A, comparado ao 0,9A da 6L6) e funciona legal. Sobre trafo, tu entendeu errado: a idéia é tu instalar um trafo a mais, só para os filamentos das válvulas. Podes considerar dividir o trabalho também, válvulas de pré com filamentos ligados em um trafo e válvulas de power ligadas no outro.
    Mas, no geral, não é uma mudança muito indicada. Se tu comprares um quarteto de válvulas 6L6 da JJ, ou se deres sorte de encontrar um bom quarteto casado NOS, vale a pena manter as 6L6. Desde que o bias esteja ajustado de acordo, elas vão durar muito tempo.
    A propósito, qual a voltagem de HT que o teu amp está trabalhando? Ele já foi restaurado?

Abraço!

5. willim

Bom dia amigo, quanto eu não entender sobre trafos e tals peço desculpas .Pois sou totalmente leigo,quem vai me ajudar a criar bichinhos são meu cunhado que foi formado em eletrônica na década de 70 e conheceu TVs com válvula s. Mas hj ele é eletricista de carro.rs... Bom, eu gostaria mesmo é de colocar ele bem próximo do original. Pelo menos a parte interna. Pois os gabinetes do 100b nem existe e do 120g tá uma farinha. Mas quanto aos trafos. Me parecem originais ,são wilkason ,depois vou tirar uma foto do estado deles pra você. Se possível for!, Me passar ideias de melhor faze_los.
    Bom, quanto as válvulas, que me diz dá diferença de hj para Tung sol!? Vi tbm umas Hitachi num bom preço (usadas).Tem tbm 6l6 com capa de metal. .. Gostaria de colocar Tung sol no Power pois achei as válvulas mais robustas no visual. Mas por ser dois anos quanto as 12ac7,12t7,12au7. Pensei nas hj mesmo. Pelo preço. Eu estou vendo num site americano e lá às j j me agradaram no preco. Tanto as do Power tbm.
    Desde já agradecido.
    Att.

jfonseca curtiu isso.
  6. Ronconi

Ronconi Forista Ativo

Boa noite!
    Se a idéia é ficar próximo do original, melhor instalar um bom quarteto de 6L6. Tung-Sol são boas, mas são bem caras. Se a idéia é custo-benefício, a JJ atende muito bem. Se ainda assim ficar caro, as Sovtek não são de todo ruins, mas tem uma sonoridade mais "crua".
    Se os trafos estão em bom estado, ótimo! Mas se vais usar o trafo de força no 110V, melhor re-enrolar, explico: as voltagens da rede são mais altas hoje do que nos anos 70, e os filamentos vão trabalhar proporcionalmente mais quentes, correndo risco de encurtar severamente o tempo de vida das válvulas. O trafo de saída pode ser testado com facilidade por alguém com certo conhecimento de eletrônica de transformadores.
    Esqueça 6L6 com capa de metal! São válvulas completamente diferentes! Se eles tem válvulas de pré originais, vale a pena testá-las e manter as que estão boas, pois são excelentes válvulas! Podes comprar válvulas modernas no site da MultComercial, aqui do Brasil mesmo.

Mande umas fotos!

Abraço

willim curtiu isso.
  7. willim

Boa noite! Caro Ronconi, muito obrigado pelos seus comentários... Estão sendo de grande valia para meu pequeno conhecimento e assim podendo melhorar meus Horizontes. Desculpe pelos erros ortográficos, meu teclado mudou do nada e ae eu escrevi algumas palavras erradas.
    Bom, quanto às valvulas, estou em busca de decidir entre Tungsol sol, svetlana,ou sovtek pro power, mas preciso de todas,e ae pesa no orçamento todas de média qualidade.
    Amanhã pela manhã vou retirar os "museusinhos" do barracao pra tirar fotos, e logo as postarei.
    Abraços e Buenas!

8. willim

Boa noite! Caro Ronconi, muito obrigado pelos seus comentários... Estão sendo de grande valia para meu pequeno conhecimento e assim podendo melhorar meus Horizontes. Desculpe pelos erros ortográficos, meu teclado mudou do nada e ae eu escrevi algumas palavras erradas.
    Bom, quanto às valvulas, estou em busca de decidir entre Tungsol sol, svetlana,ou sovtek pro power, mas preciso de todas,e assim vai pesar no orçamento todas de boa qualidade.
    Amanhã pela manhã vou retirar os "museusinhos" do barracao pra tirar fotos, e logo as postarei.
    Abraços e Buenas!

9. Ronconi

Ronconi Forista Ativo

Não use Svetlanas "S". Já joguei fora um quarteto casado que veio pifado de fábrica! Pode colocar Sovtek sem medo de errar. Entregam muito som, considerando o preço. Aguardo as fotos!

jfonseca curtiu isso.
  10. willim

Olá! Caro Ronconi, obrigado pelas dicas, Estão sendo de grande valia. Então, estou na idéia das j j pelo valor. Devido ter que colocar 16 válvulas nos dois power e pré. E tbm pelo fato de um amigo vai a NY e estou pensando em pedir . Já vi uma loja lá que tem válvulas, e eles vendem as j j num ótimo preço. Principalmente as do pré.

Compartilhe esta Página