Válvulas de reposição Mesa Boogie

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
75
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Enviado por GugaCabral2006 no Mercado Livre

Tenho um pedal V1 da Mesa Boogie... to notando o som ficando meio apagado... acho que as valvulas Mesa que vem nele, as 12ax7-a estão ficando velhas. Não encontro pra comprar estas mesmas da Mesa, sabe me indicar alguma soluçao? AGradeço!!!
Boa tarde amigo, a Mesa Boogie usa Electro Harmonix, eles lixam o nome e imprimem o nome deles após alguns testes de microfonia, distorção e ganho.
Nos EUA só quem está fabricando válvulas é a Groove Tubes(e mesmo assim somente 6L6 e EL34), o resto é só válvula russa e chinesa que eles lixam e botam o nome deles, inclusive algumas anunciadas por aí como sendo americanas são chinesas com testes nos EUA e falam que são americanas.

Se comprar Electro Harmonix 12AX7 EH fica igualzinho as Mesa Boogie originais e você encontra por um preço muito mais em conta.

Sovtek, EH, e Svetlana hoje são a mesma fábrica mas mantiveram os nomes e características sonoras.

radioveio

Forista Registrado(a)
Registro
20/6/15
Aprovações
2
Pontos
1
Ola.
Boa Tarde.

Antigamente eram comuns surgirem algumas empresas que não produziam valvulas. Apenas compravam grandes lotes e revendiam com sua marca. Foi assim com a Calvert Electronics, INC. (Tenho algumas 6B4G novas dela, produzidas pela Svetlana. A Philco vendeu muitas valvulas da Sylvania, que é carateristica pelas curvas de suas placas.
A Haltron também foi formada para vender válvulas na inglaterra, mas nunca produziu um tubo, tenho aqui 12AX7 tungsram novas, mas encaixotadas pela Haltron Electron Tube.
Mesmo grandes empresas faziam isso. Ora encontramos um tubo rotulado RCA,, mas com o código 188-5 da GE, ou Tungsol, com o codigo 322.
A groove tubes, não produz valvulas, pelo menos, até onde eu saiba, nunca produziu um tubo sequer.
Hoje os tubos são produzidos pela New Sensor corp, que são a Electro-Harmonix, Sovtek, Svtlana, Tung-sol.
Temos na China em produção atual a Shuguang, em Inglês que significa "amanhecer", indica o novo início da China Vermelha, na realidade produzia valvulas para os militares chineses desde 1965. Não tenho ouvido falar dos produtos que chegam no BRASIL.
A JJ. Eletronic na republica eslovaca vem com sua produção desde 1994, é uma promessa, mas, ainda esta muito longe das vintage.

As empresas que produzem amplificadores comprar valvulas destas produções atuais e rotulam com seu nome.
A 12ax7 - ECC83 são produzidas perto de 2 milhões anuais, e os velhos estoques não seriam suficientes pra suprir tanta demanda. Pena que nenhuma destas industrias tenham realmente tentado copiar uma TELEFUNKEM, MULLARD, PHILIPS, TUNGSRAM. Pelo que tenho visto, tentam inovar. Justamente aí reside o problema.
O que está bem feito, pronto e acabado, como as Telefunken, Siemens, Mullard, não necessitam de renovação.

eduBSB

Forista Registrado(a)
Registro
11/6/15
Aprovações
2
Pontos
3
Seria interessante se os novos fabricantes tivessem a oportunidade de comprar o maquinário antigo das fábricas que produziam as válvulas clássicas e ter acesso ao conhecimento do pessoal especializado em fabricá-las. A impressão é que em algum ponto esse processo foi perdido, ou nunca existiu a transmissão desse conhecimento para as fábricas da russas e chinesas. De qualquer forma a produção de válvulas não é nenhuma magia negra, descobrir a composição dos componentes internos, relações físicas e mecânicas entre componentes e vácuo das válvulas clássicas não me parece ser nada difícil ou caro de fazer. Daí surge a questão: Qual é a diferença real entre as válvulas NOS e as válvulas produzidas atualmente? O que é que define a qualidade de uma válvula NOS? Vou pesquisar um pouco mais sobre isso e postar aqui o que encontrar.

radioveio

Forista Registrado(a)
Registro
20/6/15
Aprovações
2
Pontos
1
Dinheiro. Sim, pesquise no google. Os americanos pagaram para usar a marca Svetlana. E quando usaram em tempos e de forma errada foram processados por isso.
Quem quiser usar Telefunken, Siemens tem que pagar e pagar caro.
Questão de DIGNIDADE. Se voce fosse dono da marca Telefunken venderia a preço de BANANA sabendo que os caras vão ganhar milhoes e milhões de dolares. CLARO QUE NÃO. VOCE TEM DIGNIDADE.

Assim, de um lado temos quem não quer investir milhões em valvulas de qualidade e de outro lado os que não vão vender a preço de BANANA.
E existem fórmulas mágicas sim. Veja a COCA-COLA, alguém já descobriu a fórmula dela?
Todos nós temos a coca-cola em casa, mas alguém consegue descobrir como é fabricada?
São essas perguntas que nos deixam pensando...

eduBSB

Forista Registrado(a)
Registro
11/6/15
Aprovações
2
Pontos
3
Eu concordo com a questão do dinheiro, dos fóruns a respeito do assunto que encontrei na internet muitos citam o fato de que é uma "filosofia" da engenharia moderna. Usar os melhores materiais leva a produtos mais robustos e de melhor qualidade, mas que comercialmente "duram" demais depois que são vendidos ao consumidor final. Por esse motivo várias fábricas não se interessam em usar os melhores materiais/processos para fabricar suas válvulas.

Agora comparar fabricação de válvula com fabricação de Coca Cola parece ser no mínimo inocente. Componentes discretos, ativos ou passivos protegidos ou não por patente são copiados desde sempre com todos os níveis de qualidade. Talvez se a questão das patentes ainda pudesse ser aplicada as válvulas essa idéia das formulas mágicas se justificasse, mas hoje em dia? Acho que não.

É mais interessante ainda se você pensar que a indústria de componentes eletrônicos é voltada para praticidade. Para a maioria dos engenheiros não existe componente mágico, o que existe são componentes que resolvem o problema e são baratos ou caros.

Imagino que ninguém aqui tente construir um amplificador valvulado esperando que ele vai funcionar por mágica.

Um bom exemplo de "mágica" falsa são os amplificadores do Dumble. Fabricou amplificadores que chegam a casa das centenas de milhares de dólares, e ele chegou a cobrir os preamps dos seus amplificadores com epox na tentativa de esconder o seu "segredo", mas isso não foi o suficiente para evitar que surgissem Two Rock, Jack Amps, Lucid Amps, Fuchs e tantas outras que copiaram e melhoraram todos os modelos fabricados pelo Alexander Dumble

radioveio

Forista Registrado(a)
Registro
20/6/15
Aprovações
2
Pontos
1
"Agora comparar fabricação de válvula com fabricação de Coca Cola parece ser no mínimo inocente. Componentes discretos, ativos ou passivos protegidos ou não por patente são copiados desde sempre com todos os níveis de qualidade" eduBSB.

Sinceramente, já fui na 25 de março e em outros lugares que vendem falsificados. Nunca vi uma coca-cola falsificada.

radioveio

Forista Registrado(a)
Registro
20/6/15
Aprovações
2
Pontos
1
Pelos seus comentarios eduBSB já vi que não entende nada do mundo audiofilo / colecinadores de valvulas antigas.
Se é verdade que as copias são muito boas, saberia me explicar porque uma jj tesla custa miseros 91,00 setenta e nove reais, enquanto uma
Telefunken ecc803s12ax7 Ecc83 tubos de correspondência Forte Rara E Praticamente fo vendida a r$ 4.379,74 no dia 25/03, as 16h31min? Sabe usar o ebay? vá lá e confira o que estou falando. Digo saber usar o ebay, não apenas acessar o site.
Vendo valvulas faz uns 6 anos no mercadolive e 5 anos no ebay e já vi que voce pode entender alguma coisa de amplificador, MAS DE VALVULAS TEM QUE ESTUDAR MUITO.

Não responderei mais seus comentarios, pois meu intuito aqui era de conversar com varias pessoas e não somente com voce, com quem, já descobri, estou perdendo meu tempo.