Uso de válvulas EL34 e 6L6 simultaneamente

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8
Olá, pessoal!

Já fiz a busca no site, mas não encontrei nada a respeito. Gostaria de saber se posso fazer uma modificação num amp, o Monster, da Alien, de 50w, 2 canais, 5 válvulas de pré 12ax7 e 2 de power. Na verdade, gostaria de poder usar a 6l6 e a el34 ao mesmo tempo, pra poder ficar com uma sonoridade mesclada. Eu gostei muito do amp, e estou encontrando minha sonoridade. Com algumas modificações acho que posso ter meu timbre, sem apelar aos amps mais caros. Se alguém aqui souber fazer a mod, por favor, a gente pode acertar detalhes. Gosto muito das 2 válvulas, mas acho que a 6l6 tem muito agudo - e a el34 tem muito médio - tenho usado um pedal eq mxr m-108 pra configurar ao meu gosto e tenho ficado muito satisfeito com o resultado. Gosto das duas, mas acho que posso tentar chegar mais perto ainda do som que tenho em mente - depois de quase 1 ano e meio descobri que o som que curto tem muito grave, quase nada de médios e pouco agudo. Se alguém puder dar uma força, agradeço.

Forte abraço.

fhn_lopes

Veterano
Registro
11/7/14
Aprovações
7
Pontos
8
Cara vc nao consegue fazer isso com 2 tubes de power. Alias esse amp é excelente, nem vale a pena mudar nada.

Pra que vc consiga fazer isso vc precisa de 2 poweramps funcionando ao mesmo tempo, pode ser na mesma classe de operação ou pode ser diferente tb, tipo a mesa boogie faz. Se seu amp fosse 100w, ate daria pra fazer, mas iria mudar todo o estagio de potencia e o transformador de saida tb. Ou seja, se quer isso, venda o amp e compre um mesa boogie ou entao encomende de algum handmaker um projeto desse tipo.

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
75
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Oi Bruno, tudo ok? O fhn_lopes tem razão : com apenas 2 válvulas não é recomendável usar uma 6L6 e outra EL34. Esse estágio de saída funciona em "push pull", ou seja quando uma válvula está positiva(empurrando), a outra está negativa(puxando). Quando só se tem 2 válvulas, elas devem ser casadas, para que o "empurrão" e a "puxada", falando coloquialmente, sejam simétricos. Quando estamos em classe AB e o trabalho das válvulas não é simétrico(estão descasadas), acontece um tipo de distorção que é muito desagradável, que é a distorção de fase. Também dará ruído de 60Hz nos falantes.
Abs. Fonseca