TREMENDÃO II com modificações na fonte

Kiko Seattle

Forista Registrado(a)
Registro
14/10/20
Pontos
3
Olá amigos, tenho um Tremendão II a alguns anos e um amigo que fazia amps trocou a placa da fonte para mim. Com o passar dos anos, vi que ela precisava. novamente de manutenção. Gostaria da opinião dos senhores sobre qual layout e valores de componentes usar e etc...Vou listar os problemas que pude notar a principio.
Os problemas são:
1. placa de fenolite rachada.
2. Ilhós grandes demais e oxidados
3. trimpots de bias foram colocados no pé das válvulas.
Obs: sou iniciante no ramo dos valvulados. rsrsrs... Sou luthier e já fiz alguns pedais de guitarra, com isso tenho um pouco de experiência com soldas e componentes. rsrs...
fotos so conseguiu colocar o link aqui

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Oi Kiko Seattle, bem-vindo à nossa comunidade.

A primeira decisão na restauração é o quanto você quer ou pode modificar os componentes originais.

Se a intenção é tentar manter alguma originalidade, o trabalho vai para um lado e se não fizer questão, o trabalho vai para outro caminho.

Por exemplo, aqui uma idéia que eu costumava fazer, para construir o "totem" de capacitores eu usava essas plaquinhas perfuradas :

capacitores-pepe.png

Só que aí perde a originalidade daquela placa de fenolite, mas resolve o problema da placa rachada e dos ilhós.

Sobre os trimpots nos pés das válvulas, eu só enxergaria lógica nisso se fosse pra regular bias individual em cada valvula ou pares específicos, melhor usar um trimpot só para todo o conjunto e localizado lá na placa. O trimpot é crítico, se ele falhar pode danificar bastante. Essa parte tem que ser bem feita. Sem ver o esquema não dá pra opinar, mas eu invistiria em um pot bom para não arriscar danificar o amp.

Kikoseattle

Forista Registrado(a)
Registro
7/7/19
Pontos
3
Oi Kiko Seattle, bem-vindo à nossa comunidade.

A primeira decisão na restauração é o quanto você quer ou pode modificar os componentes originais.

Se a intenção é tentar manter alguma originalidade, o trabalho vai para um lado e se não fizer questão, o trabalho vai para outro caminho.

Por exemplo, aqui uma idéia que eu costumava fazer, para construir o "totem" de capacitores eu usava essas plaquinhas perfuradas :

Ver anexo 714

Só que aí perde a originalidade daquela placa de fenolite, mas resolve o problema da placa rachada e dos ilhós.

Sobre os trimpots nos pés das válvulas, eu só enxergaria lógica nisso se fosse pra regular bias individual em cada valvula ou pares específicos, melhor usar um trimpot só para todo o conjunto e localizado lá na placa. O trimpot é crítico, se ele falhar pode danificar bastante. Essa parte tem que ser bem feita. Sem ver o esquema não dá pra opinar, mas eu invistiria em um pot bom para não arriscar danificar o amp.
Fala Mestre Jfoseca, Muito obrigado por me aceitar aqui na comunidade. Pelo que eu entendi nesse meu amp o cara colocou um trimpot para cada par de válvulas. Então seria melhor manter como no original com um trimpot de bias só neh? sobre a placa e os ilhos vou tentar manter mais original mesmo. Estou com dificuldades de achar os capacitores de melhor qualidade e tbm estou sem poder gastar muito. Vale a pena colocar caps mais custo beneficio de inicio e depois investir em outros melhores? seria pra de inicior aprender mesmo a mexer nesses circuitos. Desculpa a eternidade para responder aqui pq fiquei em off esses meses por questões de trabalho. Forte abraço...

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Então seria melhor manter como no original com um trimpot de bias só neh?

Fala @Kikoseattle, beleza?

O projeto original é um pot de bias só . No caso aí reli só uma parte da postagem anterior, mas a primeira vista talvez quem modificou queria usar 2 tipos de válvulas diferentes ou algo assim? Imitando mesa boogie? Enfim, depende do resultado que vc quer obter. Se é a originalidade, é um pot de bias só.

Vale a pena colocar caps mais custo beneficio de inicio e depois investir em outros melhores?

Pode valer a pena pra vc poder tocar o amp enquanto procura caps melhores, etc. Novamente tudo depende da sua finalidade. Se forem os caps de acoplamento, especialmente lá no início do pré (ex. na válvula 1), se colocar coisa ruim ali pode estragar o timbre todo. Mas na fonte de alimentação qualquer marca que colocar serve pra quebrar galho (observando a tensão certa, claro).

Desculpa a eternidade para responder aqui pq fiquei em off esses meses por questões de trabalho. Forte abraço...

Bacana, bem-vindo de volta aí! Abraço!

Kikoseattle

Forista Registrado(a)
Registro
7/7/19
Pontos
3
Fala @Kikoseattle, beleza?

O projeto original é um pot de bias só . No caso aí reli só uma parte da postagem anterior, mas a primeira vista talvez quem modificou queria usar 2 tipos de válvulas diferentes ou algo assim? Imitando mesa boogie? Enfim, depende do resultado que vc quer obter. Se é a originalidade, é um pot de bias só.

Pode valer a pena pra vc poder tocar o amp enquanto procura caps melhores, etc. Novamente tudo depende da sua finalidade. Se forem os caps de acoplamento, especialmente lá no início do pré (ex. na válvula 1), se colocar coisa ruim ali pode estragar o timbre todo. Mas na fonte de alimentação qualquer marca que colocar serve pra quebrar galho (observando a tensão certa, claro).

Bacana, bem-vindo de volta aí! Abraço!
Então ele esta com válvulas 6l6 mas misturadas sem ser comprado par casado. Já peguei ele assim. talvez seja por isso que ele colocou os dois Bias né? como seria esse esquema do mesa boogie com válvulas diferentes? vc teria o layout dessa fonte do Tremendão mais próxima do original? capacitores vc vende ou tem um fornecedor que possa me indicar? Obrigado desde já!

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Então ele esta com válvulas 6l6 mas misturadas sem ser comprado par casado. Já peguei ele assim. talvez seja por isso que ele colocou os dois Bias né?

Bem possível que seja isso. Ele tentou igualar as correntes com pots separados.

como seria esse esquema do mesa boogie com válvulas diferentes?

A Mesa patenteou isso com o nome de simulclass. Eles polarizam 2 válvulas com 100% de potência e 2 válvulas com 70% (para guitarra) usando pots separados. Aqui dá pra ver 6L6 e EL34 usando esse sistema:

1612281011865.png

vc teria o layout dessa fonte do Tremendão mais próxima do original? capacitores vc vende ou tem um fornecedor que possa me indicar? Obrigado desde já!

Temos sim. O @Matec postou este fio : https://valvulados.com/forum2/threa...s-dos-amplificadores-giannini-valvulados.588/

Além disso se procurar na WWW é fácil encontrar o esquema do T 2 original e fotos, etc

Eu costumava comprar capacitores na TubeDepot e Antique Radio Supply mas agora com esse dólar deve estar impossível.

Lá em SP tem a MultComercial, se quiser dar uma ligada lá, tinha o Alex ("Tatu") que me ajudava sempre a achar componentes, não sei se ele ainda está lá.