TREMENDÃO II com modificações na fonte

Kiko Seattle

Forista Registrado(a)
Registro
14/10/20
Mensagens
3
Aprovações
1
Pontos
3
#1
Olá amigos, tenho um Tremendão II a alguns anos e um amigo que fazia amps trocou a placa da fonte para mim. Com o passar dos anos, vi que ela precisava. novamente de manutenção. Gostaria da opinião dos senhores sobre qual layout e valores de componentes usar e etc...Vou listar os problemas que pude notar a principio.
Os problemas são:
1. placa de fenolite rachada.
2. Ilhós grandes demais e oxidados
3. trimpots de bias foram colocados no pé das válvulas.
Obs: sou iniciante no ramo dos valvulados. rsrsrs... Sou luthier e já fiz alguns pedais de guitarra, com isso tenho um pouco de experiência com soldas e componentes. rsrs...
fotos so conseguiu colocar o link aqui
 

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Mensagens
1,275
Aprovações
81
Pontos
48
Cidade
Brasília
Website
Valvulados.com
#2
Oi Kiko Seattle, bem-vindo à nossa comunidade.

A primeira decisão na restauração é o quanto você quer ou pode modificar os componentes originais.

Se a intenção é tentar manter alguma originalidade, o trabalho vai para um lado e se não fizer questão, o trabalho vai para outro caminho.

Por exemplo, aqui uma idéia que eu costumava fazer, para construir o "totem" de capacitores eu usava essas plaquinhas perfuradas :

capacitores-pepe.png

Só que aí perde a originalidade daquela placa de fenolite, mas resolve o problema da placa rachada e dos ilhós.

Sobre os trimpots nos pés das válvulas, eu só enxergaria lógica nisso se fosse pra regular bias individual em cada valvula ou pares específicos, melhor usar um trimpot só para todo o conjunto e localizado lá na placa. O trimpot é crítico, se ele falhar pode danificar bastante. Essa parte tem que ser bem feita. Sem ver o esquema não dá pra opinar, mas eu invistiria em um pot bom para não arriscar danificar o amp.