Teste de transformador de saída

Christiano

Forista Ativo(a)
Registro
1/8/17
Aprovações
2
Pontos
8
Por sorte acabei de descobrir o esquema da placa de Bias. E realmente pode ser um dos pots que pode estar com algum problema.
Então verifique se ambos possuem a mesma resistência e se não há algum ponto em que esteja interrompido.
Ok

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
92
Pontos
28
Se as lâmpadas forem para 220v, e você ligar em 110v elas irão consumir uma potência com 1/4 do valor que seria em 220v.
Então se elas somarem 300W em 220v , em 110v elas consumirão 75W.
E sim, você pode ligar em lâmpadas para 220v em 110v. Só não faça o contrário; ligar lâmpadas de 110v no 220, é óbvio.

Christiano

Forista Ativo(a)
Registro
1/8/17
Aprovações
2
Pontos
8
Se as lâmpadas forem para 220v, e você ligar em 110v elas irão consumir uma potência com 1/4 do valor que seria em 220v.
Então se elas somarem 300W em 220v , em 110v elas consumirão 75W.
E sim, você pode ligar em lâmpadas para 220v em 110v. Só não faça o contrário; ligar lâmpadas de 110v no 220, é óbvio.
Agora entendi, obrigado mais uma vez.

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
92
Pontos
28
Boa atarde amigo.
Fiz as medições sem as valvulas do power, ficou assim: Com o STANDBAY ligado o R67 = -42,7v e R69= -42,9v ambos com o POT no máximo, com o STANDBAY desligado o R67= -44v e R69= -44v ambos com o POT no máximo tambem.
Boa atarde amigo, mais uma vez me desculpe por não ter lhe passado umas informações durante a semana passada, é porque apareceu 3 amps valvulados e tive que desenrolar, mas voltando ao assunto, vc me pediu pra testar os pots de bias. são 2 de 22k, testei ambos em um multímetro digital e ficou assim: um deu 21,9 k e o outro 20,3k.
Parece que os potenciômetros de ajuste estão normais.

Só resta então saber se as válvulas de saída estão ruins.

A maneira de se saber isso é inserir as válvulas, uma à uma, no amplificador e medir a corrente que passa na válvula. As válvulas boas, devem dar ajuste e calibrar direito a corrente de bias. Como é uma válvula de cada vez , você deve regular para 45mV no resistor de 1 ohm (R6 ou R9), isso equivale a 45mA. Válvulas ruins não dão regulagem.

Christiano

Forista Ativo(a)
Registro
1/8/17
Aprovações
2
Pontos
8

A maneira de se saber isso é inserir as válvulas, uma à uma, no amplificador e medir a corrente que passa na válvula. As válvulas boas, devem dar ajuste e calibrar direito a corrente de bias. Como é uma válvula de cada vez , você deve regular para 45mV no resistor de 1 ohm (R6 ou R9), isso equivale a 45mA. Válvulas ruins não dão regulagem.
Mas pra esse teste eu utilizo qual soquete ( V5, V6, V7, V8) ou qualquer um? o teste seria: coloco uma válvula, ai tiro e coloco outro e assim sucessivamente?

Christiano

Forista Ativo(a)
Registro
1/8/17
Aprovações
2
Pontos
8

Mas pra esse teste eu utilizo qual soquete ( V5, V6, V7, V8) ou qualquer um? o teste seria: coloco uma válvula, ai tiro e coloco outro e assim sucessivamente?

Christiano

Forista Ativo(a)
Registro
1/8/17
Aprovações
2
Pontos
8
Utilize um só, por exemplo, o V5. Se todas as válvulas derem o mesmo problema, ai você tenta com o V6.. etc.

Exatamente.

:)
Fiz os testes em todos os soquetes e todas as as valvulas deram pra regular os 45mv que vc me indicou, então coloquei todas as valvulas e pluguei a guitarra, o som no canal chrunsh e driver estão aparentemente normais. mas no clean o timbre está normal, só que tem uma especie de hammer, a medida que aumento o master o hammer aumenta(hum, hum) mas isso só no canal clean, o problema não é a guitarra pois a mesma tem capitadores humbucker. Fiz um teste plugando a guitarra no RETURN (power) o hammer não aparece, mais quando quando liguei a saida SEND( pré) em outro amplificador o hummer aparece.troque as valvulas 12ax7 por outras e ficou a mesma coisa. Tentei regular o bias mais não deu, em um pot consegui-se os 90mv, mas no outro o maximo que chega é entorno de 34mv, apos uns 15 a 20 minutos os 90 chega a 100mv regulo novamente pra os 90mv e assim permanece os 90mv, já o outro com os 34mv diminue pra 11mv, quando giro pro máximo chega aos 11mv e quando giro pro minimo fica em menus dezessete ( -17mv) troquei as valvulas EL34 de posição e ficou do mesmo jeito, testei durante uns 30 a 35 minutos e as válvulas não ficou vermelha as grades. Esse teste do bias eu peguei no youtube de um cara que tá regulando um, não sei se estar correto.