Teste de transformador de saída

DamasioHM

Forista Registrado(a)
Registro
17/1/17
Aprovações
0
Pontos
1
Boa tarde. Sou novo por aqui. Estou acompanhando e aprendendo. Está muito interessante... boa sorte com os testes.

Christiano

Forista Ativo(a)
Registro
1/8/17
Aprovações
2
Pontos
8
Para esse teste rápido, essa de 100w serve.

;)
Consegui regular em -42v, e liguei com as válvulas de power, consegui duas lâmpadas, uma de 20w e outra de 40w, com a de 100w que eu já tinha, liguei elas em paralelo ficando com 160w, com a de 100w não saiu som, já com 160w saiu, mais ficou um som fraco sem Timbre, testei uns vinte minutos e as válvulas não vermelhou as grades, mais percebi uma luz azul bem fraca dentro das grades, e nos pot. de bias, um estava com -34,5mv e o outro 0, encontrei em uma loja de material de construção, umas lâmpadas de 40 e 60w, comprei 4 de cada, amanhã vou combinar algumas pra dar 300w, e vou vou testar de novo.

Christiano

Forista Ativo(a)
Registro
1/8/17
Aprovações
2
Pontos
8
Para esse teste rápido, essa de 100w serve.

;)
Consegui regular em -42v, e liguei com as válvulas de power, consegui duas lâmpadas, uma de 20w e outra de 40w, com a de 100w que eu já tinha, liguei elas em paralelo ficando com 160w, com a de 100w não saiu som, já com 160w saiu, mais ficou um som fraco sem Timbre, testei uns vinte minutos e as válvulas não vermelhou as grades, mais percebi uma luz azul bem fraca dentro das grades, e nos pot. de bias, um estava com -34,5mv e o outro 0, encontrei em uma loja de material de construção, umas lâmpadas de 40 e 60w, comprei 4 de cada, amanhã vou combinar algumas pra dar 300w, e vou vou testar de novo.

Christiano

Forista Ativo(a)
Registro
1/8/17
Aprovações
2
Pontos
8
Amigo, me desculpe pela repetição das perguntas, quando clico em responder, a página na carrega, e clico em responder de novo ela carrega mas envia duas vezes

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
92
Pontos
28
Tenho a impressão que há um problema pelo menos em uma das válvulas de saída.
Luz azul dentro da válvula de saída não é sinônimo de problema. Mas zero volts no potenciômetro de bias é totalmente irregular. Retire válvula por válvula dessas de saída, e veja se há alguma resistência baixa entre o pino 5 (grade de controle) e qualquer outro pino da válvula.

Christiano

Forista Ativo(a)
Registro
1/8/17
Aprovações
2
Pontos
8
Tenho a impressão que há um problema pelo menos em uma das válvulas de saída.
Luz azul dentro da válvula de saída não é sinônimo de problema. Mas zero volts no potenciômetro de bias é totalmente irregular. Retire válvula por válvula dessas de saída, e veja se há alguma resistência baixa entre o pino 5 (grade de controle) e qualquer outro pino da válvula.
Não a resistência entre o pino 5 e os demais.

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
92
Pontos
28
Vamos então continuar a busca desse defeito.

Você disse que um dos potenciômetros está dando zero volt.
e nos pot. de bias, um estava com -34,5mv e o outro 0
O estranho é que você consegue regular ele em -42 sem as válvulas, mas com as válvulas no circuito a tensão fica em 0v.
Infelizmente em nenhuma parte de esquema eu consigo enxergar os pots de ajuste de bias, para poder dar um palpite aí.
Tente verificar se há algo errado nesses pots aí.

Esse tipo de defeito não é simples de descobrir, mas continuamos tentando, espero que você não desanime.
Abs

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
92
Pontos
28
Por sorte acabei de descobrir o esquema da placa de Bias. E realmente pode ser um dos pots que pode estar com algum problema.
Então verifique se ambos possuem a mesma resistência e se não há algum ponto em que esteja interrompido.

Christiano

Forista Ativo(a)
Registro
1/8/17
Aprovações
2
Pontos
8
Vamos então continuar a busca desse defeito.

Você disse que um dos potenciômetros está dando zero volt.

O estranho é que você consegue regular ele em -42 sem as válvulas, mas com as válvulas no circuito a tensão fica em 0v.
Infelizmente em nenhuma parte de esquema eu consigo enxergar os pots de ajuste de bias, para poder dar um palpite aí.
Tente verificar se há algo errado nesses pots aí.

Esse tipo de defeito não é simples de descobrir, mas continuamos tentando, espero que você não desanime.
Abs
Ok. Na segunda feira vou terminar um projeto de lâmpada série que peguei na net, falta só os terruptores, essa que eu tô fazendo vai de 15, 55, 85, 135, 175, 235, 295, 315w, a volto a testar o amp, vou fazer os testes com as lâmpadas de 300w, já que a quantidade de wolts tem que ser três vezes mais que a potência do amplificador, e esse tem 100w, aí ele vai funcionar em torno de 80w, conforme o projeto que copiei de lâmpadas série.
Me tira uma dúvida em relação a lâmpada serie: Posso usar lâmpadas de 220volts em uma tensão 110volts pra testar aparelhos que usa 110volts.
No meu entender se puder ligar, acredito que uma lâmpada de 100w/220v ligada em uma tensão de 110v sua potência cairia pra 50w, correto?