Teste de transformador de saída

Discussão em 'Eletrônica' iniciado por jfonseca, 6/8/17.

1. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    72
    Pontos:
    48
    Site:
    O usuário @Christiano teve problemas para postar uma solicitação de ajuda para testar um trafo de saída. Então estou criando o tópico por ele.

@Christiano - publique sua dúvida aqui para tentarmos ajudar ok? Abraço.

Michel3100 curtiu isso.
  2. Christiano

Christiano Forista Ativo

Registro:
    1/8/17
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    6
    Estou com um amp da meteoro e acho que o trago está com problemas, pois já testei alguns componentes e não encontrei defeito. E gostaria de saber como se testa esse tipo de trafo, em amps transistorizados da dezinrolar mais em valvulados tô perdido, agora tô com 5 valvulados aqui na oficina e tem um MARSHALL JCM 2000 TSL 100 que um outro técnico mexeu e deixou os três fios primário do trafo de saída solto, aí vocês imaginem a bronca que eu tenho pra resolver. Gostaria de saber se tem curso nessa área de valvulados, fiz um curso no SENAC, mas pense em curso fraco, passei dois ano fazendo esse curso só pra adquirir o sertificado, na net agente aprende muito mais. Desde já agradeço a quem poder me ajudar.

3. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    79
    Pontos:
    28
    Os testes em transformadores de saída são simples, mas a interpretação desses testes precisa de um pouco de conhecimento da teoria.

O teste mais simples que se pode fazer em um transformador é a medição da resistência dos enrolamentos.
    Com esse teste você vai descobrir a resistência dos primários e dos secundários, é claro.
    Os primários podem ter desde 20 ohms até uns 2000 ohms dependendo da peça. Ou seja, o valor em si não diz muito sobre o estado desse enrolamento.
    Diz que há continuidade. Mas não revela se há um curto circuito entre as espiras.
    Serve também para se descobrir quais são os terminais do enrolamento, no caso de um transformador desconhecido.
    A resistência dos secundários costuma ser muito baixa, na maior parte das medidas é quase um curto-circuito.
    Uma medida importante é saber se não há continuidade entre primário e secundário, o multímetro deve dar resistência infinita. Curto entre primário e secundário não é comum, mas acontece.
    Para se medir a resistência dos enrolamentos é sempre preferível desconectar totalmente o transformador do circuito.

jfonseca curtiu isso.
  4. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    79
    Pontos:
    28
    Um teste simples para saber se os enrolamentos do transformador de saída estão em boas condições é um teste de Corrente Alternada sem carga.
    Para fazer esse teste é necessário um circuito de lâmpada em série, onde a lâmpada pode ter 25w ou menos 127 ou 220 e uma fonte de tensão alternada igual à tensão da lâmpada.
    O PRIMÁRIO de um transformador, em boas condições, fornece uma indutância alta e por conseguinte uma reatância indutiva também alta. Em termos práticos, a lâmpada permanecerá apagada, quando esse circuito (do primário de um transformador, ligado em série com uma lâmpada), for ligado à tomada de energia.

Teste Trafo.PNG

Caso a Lâmpada se mantenha acesa, significa que pode haver um curto-circuito ou outro problema que tornam o transformador suspeito.

:)

5. Christiano

Christiano Forista Ativo

Registro:
    1/8/17
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    6
    Posso usar uma lâmpada de 60 ou 100w, o comercio local não vende mais essas lampadas, tenho na oficina essas duas uma de 60 e outra de 100w

6. Christiano

Christiano Forista Ativo

Registro:
    1/8/17
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    6
    Esse teste do esquema, o pino 2 é o TAP? No caso as ligações é aplicada só nos pinos 1 e 3?

7. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    79
    Pontos:
    28
    Para esse tipo de teste quanto menor o valor, melhor.

Para a maioria dos que lidam com transformadores de saída o pino 2 é o CT (Center Tap). E sim, o melhor teste é feito nos terminais (taps) das placas das válvulas.
    :)

8. Christiano

Christiano Forista Ativo

Registro:
    1/8/17
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    6
    Tô com um trafo do Marshall jcm 2000 tsl 100, que o pino central não é o do meio, porque as medições que fiz deu:
    pinos 1,2 e3 sendo que pinos 1 e 2 deu: 17,9 ohms, pinos 1 e 3=17,4 ohms e pinos 2 e 3 =34,7 ohms, o que vc me diz?,
    E desde já, quero lhe agradecer pelas dicas, tá me ajudando muito. Quero muito fazer um curso nessa area, mais não estou encontrando, se vc souber de algum curso desse, e poder me informar, também lhe agradeço.

9. Christiano

Christiano Forista Ativo

Registro:
    1/8/17
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    6
    Fiz o teste com a lampada de 60w, a mesma não acendeu.

10. Christiano

Christiano Forista Ativo

Registro:
    1/8/17
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    6
    Essas medições que eu te passei do trafo, vc acha que ta normal?

Compartilhe esta Página