Tensão grade 2 EL34 Svetlana 440V

Discussão em 'Amplificadores' iniciado por mrtarugas, 5/1/16.

1. mrtarugas

mrtarugas pseudo noob dos tubos

Registro:
    16/2/15
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    1
    Olá, Alexandre!

O circuito que utilizei foi a princípio aquele da PSU 2555 ( Que avermelhava as placas ) e depois o da PSU2550 (já com outro trafo e que solucionou o problema...) E você está correto, pois o meu maior problema era justamente o de "não conseguir uma tensão negativa maior ) Depois que consegui isso ( segunda retificação) as coisas ficaram normais...

2. Alexandre Simionovski

Alexandre Simionovski Forista Novato

Registro:
    26/11/15
    Likes Recebidos:
    3
    Pontos:
    3
    Com 190 V + 190 V retificado em ponte o colega vai obter uma tensão de +B mais elevada do que com 360 V + 360 V em onda completa. É pouco, mas é mais alta. Com um +B mais elevado, as válvulas de saída precisarão de uma tensão de grade mais negativa. Como a tensão negativa foi obtida de forma diferente em cada caso, pode ser que deu o azar de que, com o esquema no.1, ela não ser suficiente para polarizar adequadamente as válvulas.
    Eu sugeriria remontar o circuito no. 1 ( apenas parcialmente ) e verificar a faixa de ajuste da tensão negativa. Sem contar que eu acho que houve algum erro na montagem.
    Todo amplificador cujas válvulas recebem polarização negativa ajustável deve ser energizado sem as válvulas de saída, na primeira vez, e ter a tensão de grade ajustada para o valor mais negativo possível. Isso permite medir a tensão máxima negativa de grade e compará-la com o valor nominal de projeto, bem como assegurar que as válvulas não vão avermelhar quando o amplificador for ligado com elas. Depois, então, se ajusta a tensão de grade para o valor correto...

3. mrtarugas

Registro:
    16/2/15
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    1
    Bacana, isso certamente é mais seguro. Uma pergunta ao amigo Alexandre; o que polariza as válvulas é a tensão de bias ou a corrente? Pois meu problema foi justamente um trafo "ideal" com as devidas tensões e amperagem corretas ao projeto, porém com algum problema no secundário dos heaters ( um deles fornecia 11v e o outro 0,3v) No entanto o secundário de alta: 190-0-190 estava ok e o de bias: 98-0 também... (o mesmo não foi utilizado)

E o trafo "avermelhador" de placas era de altas: 178-0-178 e bias feed de ( 60 - 0 )

Mais um detalhe da sua resposta, quando se refere a montar "parcialmente" eu poderia utilizar as tensões dos filamentos desse que está nele e ligar "externamente" aquele que não foi utilizado apenas fornecendo as altas e o bias?

Valeu pela sua atenção!

mrtarugas

4. Alexandre Simionovski

Alexandre Simionovski Forista Novato

Registro:
    26/11/15
    Likes Recebidos:
    3
    Pontos:
    3
    Olá, colega mrtarugas. Respondendo às perguntas, o que polariza a válvula é a tensão de grade. A corrente que circula na válvula é consequência da tensão de grade ( e da tensão da grade screen, em menor grau, no caso do pentodo ). Ainda, é possível, sim, utilizar o primeiro transformador para fornecer + B e bias, enquanto um outro transformador fornece a tensão de filamento correta. Mas faça o teste conforme sugeri: sem as válvulas de saída, em um primeiro momento.

5. mrtarugas

Registro:
    16/2/15
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    1
    Bom dia, Alexandre!

Legal, farei conforme disse sim. Depois conto os resultados...

Valeu!

Compartilhe esta Página