Tensão grade 2 EL34 Svetlana 440V

Discussão em 'Amplificadores' iniciado por mrtarugas, Janeiro 5, 2016.

  1. mrtarugas

    mrtarugas pseudo noob dos tubos

    Olá, pessoal!

    Montei um Marshall 2555 de 100w e estou com essa dúvida: Tenho nas placas a tensão de 457V e nas grades 2 440V... ( atualmente )

    Esse ampli teve um trafo de força "problemático"... À princípio seria: secundário de alta: 190V-0-190V (retificação dobradora sem center tap) - bias feed: 0-100V - heaters: 3.15-0-3.15 (center tap)...

    Após o trafo não fornecer as tensões dos filamentos, o mesmo fora substituído por outro de 178-0-178 (à princípio retificado da mesma forma...) e com bias feed de 0-60V... Nessa configuração, após sair do standby, em segundos ocorria red plating. A tensão negativa nunca diferente de -37V ( e medindo pelos resistores de 1R, absurdos 170mA...) e nessa ligação as placas estavam com 487V e as 2ª grades com 467V...)

    Esse segundo trafo foi substituído por outro de 360-0-360 (retificado em ponte, com center tap) e o bias alimentado por uma derivação da alta... ( igual ao modelo 2550 de 50watts)

    Consegui maiores tensões negativas e menos tensão nas placas e grades. Deixei a corrente das válvulas com 30mA em média ( a mais alta delas ) e está tudo belezinha com a máquina ( nada de red plates! - só se quiser mesmo, esquentando o bias...) Mas gostaria da opinião dos senhores sobre essa tensão na 2ª grade e de que forma eu poderia baixá-la caso necessário.

    ps. O trafo de saída tem primário de 2.2K ( somente por não ter mencionado antes... )



    Atenciosamente,

    mrtarugas.
     
  2. Matec

    Matec Forista Assíduo

    Olá mrtarugas. Como está?

    Em primeiro lugar, qual é a dúvida real? Se o amplificador está trabalhando perfeitamente, qual a necessidade de alteração?

    A grade 2 tem como função melhorar o desempenho das válvulas de saída. Se vc diminuir a tensão dela à metade iria perder potência do amplificador, e não teria grandes vantagens no timbre com isso.

    Abs

    PS : Existe uma notação que vc utilizou para descrever a retificação que é estranha " (retificação dobradora sem center tap)". Isso é pra lá de estranho. Eu só diria "retificação de onda completa com ponte de diodos". E ninguém no mundo deixaria de entender.
    Esse (retificado em ponte, com center tap) está errado também. Desse modo vc teria 0 - 507v - 1015v entre outras opções. O correto seria " Retificação de onda completa com CT". Já que vc só utiliza 2 diodos, não há "ponte".
     
  3. mrtarugas

    mrtarugas pseudo noob dos tubos

    Olá, Matec!

    Tudo está tranquilo, graças a Deus.

    Minha dúvida é o que causou o avermelhamento das placas quando usei o trafo 178-0-178 com a retificação de onda completa com ponte de diodos?

    Não pretendo alterar mais nada no ampli, pois de fato ele está com o som muito bom. Fui atrás de umas tabelas de tensão após sua informação e percebi que de fato há uma diferença em volts (aprox. 5V) entre G2 e placa... e meus valores estão compatíveis com os modelos de 100W.



    Agradeço a explicação sobre as nomenclaturas, estou estudando mais sobre esse e outros assuntos que ainda não domino. Mas um dia chego lá! :)

    Valeu,

    mrtarugas.
     
  4. Matec

    Matec Forista Assíduo

    Então.

    Sua dúvida é interessante, mas para saber exatamente, teríamos que ter o circuito em mãos para descobrir o motivo desse comportamento.
    Um palpite é um defeito em algum dos componentes da fonte de BIAS, deixando a tensão menos negativa, o que causaria esse excesso de corrente.
    O que posso afirmar é que esse problema não seria gerado pela screen grid.

    Abs
     
  5. mrtarugas

    mrtarugas pseudo noob dos tubos

    Pois é, e o mais estranho é que ao mudar somente a forma de retificação o problema sumiu...Tentarei postar os esquemas utilizados. Logo abaixo está a primeira versão de quando o problema ocorreu.


    Fonte:
    [​IMG]

    Esquema:
    [​IMG]

    ______________________________________________________________________________________________

    E aqui, a outra forma que solucionou a zica:

    [​IMG]

    [​IMG]

    ______________________________________________________________________________________________

    Os esquemas são idênticos, salvo a quantidade de válvulas de potência.

    A conclusão que cheguei foi de que o primeiro trafo, apesar de ter menor tensão no secundário possuía maior corrente, e o segundo o contrário disso. Mas quero mesmo entender esse lance do avermelhamento.

    Valeu, Matec!

    mrtarugas.
     
  6. mrtarugas

    mrtarugas pseudo noob dos tubos

    2550_ver_2.gif 2550psu.gif 2555psu..gif Marshall-JCM2555-Schematics.gif
     
  7. Matec

    Matec Forista Assíduo

    A conclusão que cheguei foi de que o primeiro trafo, apesar de ter menor tensão no secundário possuía maior corrente, e o segundo o contrário disso. Mas quero mesmo entender esse lance do avermelhamento.

    A sua conclusão não é correta.
    O controle de corrente na válvula, a princípio é feita pela grade de controle. A variação de corrente nesse caso é muito mais eficaz que se vc mexer na screen ou mesmo na tensão da fonte (dentro de certos limites).
    As duas tensões fornecidas pelos 2 últimos transformadores são muito próximas para fazerem diferença na corrente de placa.
    Naquele caso dos 170mA deveria estar ocorrendo uma falha no circuito de polarização da grade, pois com -37v na grade não deveria ter essa corrente toda. Isso está mais para tensão de grade próxima de zero.
    Mesmo se vc aumentasse a tensão da placa e da screen para uns 550v, a grade de controle não teria problemas em manter a corrente num valor aceitável.

    Abs
     
  8. mrtarugas

    mrtarugas pseudo noob dos tubos

    Humm... Bem, por via das dúvidas, eu chequei e reforcei alguns pontos de solda e reapertei todos os contatos dos soquetes. O fato é que o problema sumiu (por enquanto) e meu temor é que ele seja intermitente.
     
  9. Alexandre Simionovski

    Alexandre Simionovski Forista Registrado

    Que confusão com esses transformadores...
    Pelo que eu entendi, as válvulas avermelharam por falta de tensão negativa de grade.
     
  10. Alexandre Simionovski

    Alexandre Simionovski Forista Registrado

    Para entendermos melhor o que aconteceu, eu sugiro que o colega desenhe os circuitos retificadores que foram montados ( pode ser à mão, mesmo ) e poste-os aqui, pois a explicação está muito confusa.
     

Compartilhe esta Página