Tensão grade 2 EL34 Svetlana 440V

Discussão em 'Amplificadores' iniciado por mrtarugas, 5/1/16.

1. mrtarugas

mrtarugas pseudo noob dos tubos

Registro:
    16/2/15
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    1
    Olá, pessoal!

Montei um Marshall 2555 de 100w e estou com essa dúvida: Tenho nas placas a tensão de 457V e nas grades 2 440V... ( atualmente )

Esse ampli teve um trafo de força "problemático"... À princípio seria: secundário de alta: 190V-0-190V (retificação dobradora sem center tap) - bias feed: 0-100V - heaters: 3.15-0-3.15 (center tap)...

Após o trafo não fornecer as tensões dos filamentos, o mesmo fora substituído por outro de 178-0-178 (à princípio retificado da mesma forma...) e com bias feed de 0-60V... Nessa configuração, após sair do standby, em segundos ocorria red plating. A tensão negativa nunca diferente de -37V ( e medindo pelos resistores de 1R, absurdos 170mA...) e nessa ligação as placas estavam com 487V e as 2ª grades com 467V...)

Esse segundo trafo foi substituído por outro de 360-0-360 (retificado em ponte, com center tap) e o bias alimentado por uma derivação da alta... ( igual ao modelo 2550 de 50watts)

Consegui maiores tensões negativas e menos tensão nas placas e grades. Deixei a corrente das válvulas com 30mA em média ( a mais alta delas ) e está tudo belezinha com a máquina ( nada de red plates! - só se quiser mesmo, esquentando o bias...) Mas gostaria da opinião dos senhores sobre essa tensão na 2ª grade e de que forma eu poderia baixá-la caso necessário.

ps. O trafo de saída tem primário de 2.2K ( somente por não ter mencionado antes... )

Atenciosamente,

mrtarugas.

2. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    43
    Pontos:
    28
    Olá mrtarugas. Como está?

Em primeiro lugar, qual é a dúvida real? Se o amplificador está trabalhando perfeitamente, qual a necessidade de alteração?

A grade 2 tem como função melhorar o desempenho das válvulas de saída. Se vc diminuir a tensão dela à metade iria perder potência do amplificador, e não teria grandes vantagens no timbre com isso.

Abs

PS : Existe uma notação que vc utilizou para descrever a retificação que é estranha " (retificação dobradora sem center tap)". Isso é pra lá de estranho. Eu só diria "retificação de onda completa com ponte de diodos". E ninguém no mundo deixaria de entender.
    Esse (retificado em ponte, com center tap) está errado também. Desse modo vc teria 0 - 507v - 1015v entre outras opções. O correto seria " Retificação de onda completa com CT". Já que vc só utiliza 2 diodos, não há "ponte".

3. mrtarugas

Registro:
    16/2/15
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    1
    Olá, Matec!

Tudo está tranquilo, graças a Deus.

Minha dúvida é o que causou o avermelhamento das placas quando usei o trafo 178-0-178 com a retificação de onda completa com ponte de diodos?

Não pretendo alterar mais nada no ampli, pois de fato ele está com o som muito bom. Fui atrás de umas tabelas de tensão após sua informação e percebi que de fato há uma diferença em volts (aprox. 5V) entre G2 e placa... e meus valores estão compatíveis com os modelos de 100W.

Agradeço a explicação sobre as nomenclaturas, estou estudando mais sobre esse e outros assuntos que ainda não domino. Mas um dia chego lá! :)

Valeu,

mrtarugas.

4. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    43
    Pontos:
    28
    Então.

Sua dúvida é interessante, mas para saber exatamente, teríamos que ter o circuito em mãos para descobrir o motivo desse comportamento.
    Um palpite é um defeito em algum dos componentes da fonte de BIAS, deixando a tensão menos negativa, o que causaria esse excesso de corrente.
    O que posso afirmar é que esse problema não seria gerado pela screen grid.

Abs

5. mrtarugas

Registro:
    16/2/15
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    1
    Pois é, e o mais estranho é que ao mudar somente a forma de retificação o problema sumiu...Tentarei postar os esquemas utilizados. Logo abaixo está a primeira versão de quando o problema ocorreu.

Fonte:

Esquema:

______________________________________________________________________________________________

E aqui, a outra forma que solucionou a zica:

______________________________________________________________________________________________

Os esquemas são idênticos, salvo a quantidade de válvulas de potência.

A conclusão que cheguei foi de que o primeiro trafo, apesar de ter menor tensão no secundário possuía maior corrente, e o segundo o contrário disso. Mas quero mesmo entender esse lance do avermelhamento.

Valeu, Matec!

mrtarugas.

6. mrtarugas

Registro:
    16/2/15
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    1
    2550_ver_2.gif 2550psu.gif 2555psu..gif Marshall-JCM2555-Schematics.gif

7. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    43
    Pontos:
    28
    A conclusão que cheguei foi de que o primeiro trafo, apesar de ter menor tensão no secundário possuía maior corrente, e o segundo o contrário disso. Mas quero mesmo entender esse lance do avermelhamento.

A sua conclusão não é correta.
    O controle de corrente na válvula, a princípio é feita pela grade de controle. A variação de corrente nesse caso é muito mais eficaz que se vc mexer na screen ou mesmo na tensão da fonte (dentro de certos limites).
    As duas tensões fornecidas pelos 2 últimos transformadores são muito próximas para fazerem diferença na corrente de placa.
    Naquele caso dos 170mA deveria estar ocorrendo uma falha no circuito de polarização da grade, pois com -37v na grade não deveria ter essa corrente toda. Isso está mais para tensão de grade próxima de zero.
    Mesmo se vc aumentasse a tensão da placa e da screen para uns 550v, a grade de controle não teria problemas em manter a corrente num valor aceitável.

Abs

8. mrtarugas

Registro:
    16/2/15
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    1
    Humm... Bem, por via das dúvidas, eu chequei e reforcei alguns pontos de solda e reapertei todos os contatos dos soquetes. O fato é que o problema sumiu (por enquanto) e meu temor é que ele seja intermitente.

9. Alexandre Simionovski

Alexandre Simionovski Forista Registrado

Registro:
    26/11/15
    Likes Recebidos:
    3
    Pontos:
    3
    Que confusão com esses transformadores...
    Pelo que eu entendi, as válvulas avermelharam por falta de tensão negativa de grade.

10. Alexandre Simionovski

Alexandre Simionovski Forista Registrado

Registro:
    26/11/15
    Likes Recebidos:
    3
    Pontos:
    3
    Para entendermos melhor o que aconteceu, eu sugiro que o colega desenhe os circuitos retificadores que foram montados ( pode ser à mão, mesmo ) e poste-os aqui, pois a explicação está muito confusa.

Compartilhe esta Página