Review de válvulas 12AX7 da Vintage Guitar

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Mensagens
1,211
Aprovações
71
Pontos
48
Cidade
Brasília
Website
Valvulados.com
#1
Recentemente um amigo compartilhou comigo um review de válvulas 12AX7 da revista Vintage Guitar Magazine. Gostaria de comentar esse review, bem como tentar agregar minha opinião sobre os modelos de válvulas 12AX7 citados e com que tive experiência. Espero que ajude a filtrar a realidade do marketing, bem como contribuir na sua escolha da 12AX7 ideal.

Sempre que encontrarmos este tipo de comparação em sites comerciais, devemos ter em mente que o intuito do autor é buscar vender mais válvulas. Nada errado em querer vender válvulas, é claro. Só que precisamos traduzir (e filtrar) alguns termos para chegarmos à real informação contida no review, que é aquilo que realmente interessa ao guitarrista. Vamos lá.

Genalex Gold Pin 12AX7

O autor fala em "loaded with bite". Essa adjetivação é bem subjetiva mas, na prática, significa que a válvula tem alto ganho e que a compressão natural (existente em todas as válvulas) não chega a comprometer o ataque.

"It offers easy access to break-up and crisp highs making it brighter than the Mullard 12AX7."

Easy break-up se refere ao alto ganho, saturando facilmente. Crisp highs significa que a capacitância interna das grades de controle é tal que não compromete as frequências mais altas, ou seja, os agudos. Quando a capacitância da grade de controle para o catodo é elevada, a válvula "mata" os agudos e no review você verá alguma referência a esse fato.

Mullard 12AX7

"This long plate Russian made Mullard is powerful and thick,"

O fato de ser russa é citado porque as Mullard eram, originalmente, britânicas. Então existem Mullard inglesas e russas, neste caso são testadas essas últimas. (A empresa americana New Sensor adquiriu a Mullard e manteve as máquinas originais de cada fabricante. Diversas fábricas da New Sensor ficam, atualmente, na Russia.)

A frase "powerful and thick" significa que é uma válvula grave. Talvez devido à capacitância da grade de controle.

Sovtek Long Plate 12AX7

"This long plate Russian tube is smooth and tight. "

Smooth and tight significa alta compressão.

"It has warm lows and mids with a top-end that offers more presence than the Sovtek WA, WB and WC tubes."

As válvulas 12AX7 de placa longa têm sempre agudos exacerbados, são válvulas "gritantes" e normalmente os músicos dizem que são "nervosas".

Warm lows and mids é uma opinião subjetiva do autor. Normalmente significa que a válvula tem tanto ganho que começa a crunch'ar os graves e médios em baixos níveis de volume.

"more presence than the Sovtek WA, WB and WC tubes"

"Presença" é um termo bem específico que se refere ao controle de graves/agudos por meio do feedback negativo oriundo do setor de potência do amplificador. Não há presença no pré-amplificador. Quando se diz que a 12AX7 long plate tem mais presença, está sendo usado errôneamente esse termo. Presença quando é controlada pela válvula de pré é simplesmente referência aos agudos. Toda 12AX7 de placa comprida (long plate) soa mais aguda que as primas WA, WB e WC.

Tung-Sol Gold Pin 12AX7

"This gold pin Russian made Tung-Sol is similar to the plain pin version, but with a little more top-end shimmer."

O fato de ter pinos banhados a ouro lhe confere maior resistência contra oxidação e maior durabilidade, especialmente em regiões com maresia.

Em termos de timbre o banho a ouro não muda qualquer aspecto do sinal.

"a little more top-end shimmer" significa que a válvula soa levemente aguda.

Tung-Sol 12AX7

"This Russian made Tung-Sol is tight, punchy and articulate." = A válvula apresenta alta compressão.

Electro-Harmonix 12AX7

"This Russian tube has a straightforward tone with bite and easy access to break-up."

Não irei traduzir esta frase porque se trata apenas de embromation mercadológico. Na verdade a EH 12AX7 é uma porcaria.

Mullard CV4004

"This Russian made Mullard CV4004 has shorter plates and a slightly leaner tone than the standard version."

CV é uma designação britânica que significa "common valve". No meu entendimento, o common valve teria sido uma tentativa dos ingleses de dar um sistema de nomes comúm às válvulas, visto que americanos e europeus davam nomes distintos às mesmas válvulas. O resultado é que ficamos com um terceiro sistema de nomes. A CV4004 é a mesma coisa que ECC83 e 12AX7, que são os nomes europeu e americano para a mesma válvula, respectivamente.

"shorter plates"

Válvulas 12AX7 de placas curtas costumam ter menor ganho, tem timbre mais encorpado e menos ruído. O termo "placas curtas" se refere, literalmente, ao tamanho da parte cinza que se vê dentro do invólucro da 12AX7.

Electro-Harmonix Gold Pin 12AX7

Uma porcaria com pinos banhados a ouro.

JJ Gold Pin 12AX7

As JJ são uma das poucas marcas que não foram compradas pela New Sensor. Todas as válvulas anteriores são oriundas da mesma empresa, a NS. As JJ, de propriedade do Jan Jorgo, são fabricadas na Eslováquia (até a última informação que eu tive, o que pode estar ultrapassado).

"This gold pin Slovakian tube takes the characteristics of the plain pin 12AX7/ECC83 version and boosts them up a notch."

Esta descrição não diz muito. Na verdade, na minha opinião, são válvulas "de lua". Alguns lotes de JJ são excelentes, outros nem tanto. Quando se pega um bom lote de JJ's, elas são bem "estaladas" (leve compressão + agudos). Os bons lotes de JJ, na minha experiência, ficam excelentes com o timbre da Strato e Tele. Em especial no country, dá um ótimo "twang" na Tele.

Chinese 12AX7

"This Chinese tube offers a lot of value and is commonly rebranded by other companies. It has a tight response focused on straightforward mids and highs."

Novamente, deram uma descrição genérica. A característica das válvulas Sino, Shuguang, e suas primas orientais, é que são nervosas como as "placas longas". Mas as válvulas chinesas têm 2 problemas notórios:

1) Acabam rápido. São instaladas em amplificadores de fábrica e são excelentes de início, mas os usuários aparecem bem brevemente na oficina para troca de válvulas.
2) São "de lua" como as JJ. Alguns lotes excelentes, outros chegam com inúmeros defeitos e podem já sair da loja com ruídos e outros problemas.

A Groove Tubes faz um excelente trabalho de seleção de válvulas chinesas. Ao comprar Groove Tubes com código chinês (sufixo C), a probabilidade de pegar válvulas rúins é baixa.

Tube Amp Doctor 12AX7

O pessoal da TAD compra válvulas de baixo custo e faz seleção. São os concorrentes europeus da californiana Groove Tubes.

Groove Tubes 12AX7

"This is Groove Tube's offering of the common Chinese tube."

A GT tem inúmeras versões da 12AX7. Aquelas com sufixo C são chinesas (que é a referida aqui). Aplica-se o mencionado sobre as Chinese 12AX7.

Ruby 12AX7

Porcarias de grife. Sem muito a dizer a respeito. Nunca tive boa experiência com as Ruby Tubes, mas posso estar sendo injusto.

Chinese 12AX7B

"This is the B (noise-selected) version of the common Chinese tube."

Na prática as "B" são mais graves que as demais. Com maior capacitância entre eletrodos, perdem-se agudos e com eles os ruídos mais evidentes ao ouvido.

Jazzistas costumam aprovar.

Genalex 12AX7

Excelentes válvulas. Custam um pouco mais, mas a New Sensor realmente acertou com suas Genalex na minha experiência. Nunca ouvi um músico criticar o timbre dessas.

JJ Gold Pin ECC803

Essas são minhas 12AX7 favoritas para amps de alto ganho. São as herdeiras das lendárias Tesla ECC803. Tenho algumas Tesla originais, antes do Jan Jorgo comprar as máquinas e tornar-se JJ, e são as Ferrari das 12AX7 de alto ganho. Como nunca mais teremos as Tesla soviéticas, as JJ ECC803 são o mais próximo que você chegará a ter de uma válvula feita por soviéticos para sobreviver à guerra nuclear.

JJ Mid Gain 12AX7

São as tradicionais JJ com a placa um pouco mais curta. Perde-se ganho (e agudos), o que gera a descrição de "mid gain"(MG).

Sovtek 12AX7WA

Essas são as "Scania" das 12AX7. Tem o timbre moco, sem vida, muito comprimido e nivelado por baixo. Porém se o músico vai pegar a estrada, esta é a válvula que você instala para ele. Elas aguentam tudo! Raramente dão problemas, porém não tem timbre lá essas coisas. Para gravação não recomendo, porém para pegar a estrada esta é a Scania das válvulas de pré. Simplesmente não dão problemas.

Sovtek 12AX7WB

Esta é a versão da Sovtek que os jazzistas levam na estrada. Muito parecida à WA e o ouvido médio não nota diferença.

Chinese 7025

Aplica-se o mesmo que das demais chinesas. Duram pouco mas brilham enquanto novas. A 7025 nada mais é que uma versão de maior qualidade da 12AX7. Costumavam ter vidro mais grosso contra microfonia.

JJ ECC803

Todas as 803 são versões "premium" das 83. Ou seja a ECC803 é uma versão premium da ECC83, que é a 12AX7. Na prática elas têm vidro mais grosso, placas longas e um invólucro que às vezes não entra em alguns soquetes.

Estas são a versão "light" da ECC803s. São as antigas Tesla ECC803.

JJ 12AX7

Considero estas equivalentes Tchecas das russas Sovtek. Quando se pega um bom lote de JJ 12AX7, elas duram anos, aguentam tudo e têm timbre mais bonito que as Sovtek na minha opinião.

JJ 5751

Desconheço.

Tube Amp Doctor ECC83WA

A TAD simplesmente compra grandes lotes de 12AX7 comúns da China e as etiqueta com esta denominação. "WA" significa o mesmo que "12AX7 comúm". Quando uma 12AX7 não vem marcada, ela provavelmente é algo parecido a uma WA. Em outras palavras, estas TAD tratam-se do "arroz com feijão" porém testadas pela TAD.

Tube Amp Doctor 7025WA

Mesma situação das anteriores, com nomenclatura 7025 que indica uma construção física um pouco melhor.

Sovtek 12AX7WC

Na minha experiência, o sujeito tem que ter ouvido digno do Mozart para distinguir as WA das WB e WC. Todas as Sovtek são parecidas, duram uma eternidade mas tem timbre medíocre. Válvulas para levar na estrada.

Sovtek 5751

"This long plate Russian tube sounds like a slightly lower gain version of the 12AX7LPS." significa uma versão domesticada das LPS. A LPS é a válvula 12AX7 de maior ganho da Sovtek. Em alguns amplificadores a LPS torna o circuito instável (gera oscilação).

Como todas as válvulas 12AX7 de placa longa, a LPS também é MUITO microfônica. Para uma válvula de placa longa ficar mais protegida contra vibração, ela deve ter vidro grosso. As LPS são quase todas notoriamente microfônicas.

Para Heavy Metal é o que há.

Tung-Sol 5751

"This long plate Russian tube has a straightforward tone with mid focused clarity."

Descrição genérica. Na verdade as Tung-Sol de produção da New Sensor têm timbre "bem mais ou menos". Para ter este tipo de performance você pega uma Sovtek por uma fração do preço.