Regulagem de bias - WarmMusic Tube 50w

Burnc

Forista Registrado(a)
Registro
28/6/18
Pontos
1
Olá pessoal, tudo bem ?
Estou tentando efetuar regulagem de bias no valvulado WarmMusic Tube 50w pelo método resistor cátodo.

Faço o seguinte procedimento:
Amp sem instrumento ligado no input apenas com o falante ligado na saída.
Volume no máximo.

Coloquei um resistor de 1ohm em série entre o pino 8 da 6L6WGC e o GND.

Faço a medição em cima deste resistor na escada de mV.
Mas sempre o valor é 0V.

Já tentei fazendo nas válvulas separadas e colocando 2 resistores em série com as duas válvulas para o GND como vi em outro tutorial, mas o resultados é o mesmo 0V.

Alguém pode me ajudar nesta dúvida ?

marfu

Veterano
Registro
29/9/16
Pontos
28
usa resistor de 10r, e faz os calculos proporcionais.
1ohm requer um milivoltimetro em alguns casos... mas com 10r teras otimos resultados...

marfu

Veterano
Registro
29/9/16
Pontos
28
faça em todas as valvulas ao mesmo tempo. ( 2resistores)

Burnc

Forista Registrado(a)
Registro
28/6/18
Pontos
1
Fiz o teste mas o resultado é o mesmo !
Em alguns momentos chegou a marcar até 0,4mV

Usando o resistor de 1 ohm apenas em uma válvula chegou a marcar 4mV subiu até uns 7mV depois foi caindo aí fica 0,1mV ~ 0,4mV.

Desmontei a placa e olhei as trilhas e vi que os cátodos das duas válvulas estão ligados em paralelo com GND.

Outro detalhe que percebi que uma das válvulas está "estralando" ( tipo som de mola ) bem baixo mas está !

Será que as válvulas estão com algum problema ?

Burnc

Forista Registrado(a)
Registro
28/6/18
Pontos
1
Pessoal complementando a última mensagem estava pensando aqui, estou colocando um resistor do pino 8 em série com o GND, mas na PCB o pino 8 está ligado ao GND. Sendo assim essas duas ligações estão em paralelo. Lendo novamente os tutoriais aqui mas infelizmente sem esquema cheguei a conclusão.
Como este ampli não tem esse resistor de fábrica como em alguns modelos, vou ter que abrir o circuito original do ampli entre o pino 8 da válvula e o GND e entre eles colocar o resistor em série direto com GND. Assim a única ligação do pino 8 da válvula com GND seria passando pelo resistor que coloquei.
Na minha cabeça isso faz sentido acho que eu não estava interpretando direito.

Estou correto ?

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Pontos
28
Na minha cabeça isso faz sentido acho que eu não estava interpretando direito.

Estou correto ?

Sem dúvidas. Sem interromper a trilha, não haverá leitura útil sobre o resistor.
Lembre-se que a corrente de cátodo, que você estará medindo, é cerca de 10% maior que a corrente de placa, pois essa corrente de Cátodo é a soma da corrente de Placa + a corrente de Screen. Então leve isso em conta, para que a regulagem fique boa.
Boa sorte.

Burnc

Forista Registrado(a)
Registro
28/6/18
Pontos
1
Agora sim, abri o circuito e coloquei o resistor, agora consigo ter as medições, mas me apareceu outra dúvida, esse amplificador tem dois potenciômetros no Power pensei que era um para cada válvula.
Mas pelo que vi é um potenciômetro para as duas válvulas. ( Pois a tensão muda nas duas válvulas justas pelo mesmo potenciômetro )

Já o outro potenciômetro não altera em nada as medições em cima dos resistores de cátodo que coloquei!

Sabe me falar para que serve esse outro potenciômetro ?

Detalhe :
Após o ajuste de teste que eu queria em torno de 30mV.
Consegui deixar uma válvula com 29,9mV é a outra ficou apenas 23,3mV ( lembrando que tem apenas um potenciômetro para as duas válvulas )

Seria difícil fazer um MOD para colocar um potenciômetro de ajuste de Bias para cada válvula ?

Desde já agradeço !

Burnc

Forista Registrado(a)
Registro
28/6/18
Pontos
1
Não sei, são as válvulas que veio no amplificador.... Mas muito provável que não seja visto que aparentemente uma é mais nova que a outra !

Henrique Cesar Ulbrich

Forista Registrado(a)
Registro
13/4/18
Pontos
3
Entao melhor que colocar esse ajuste de "balanço" é melhor providenciae um par casado.