Reforma e Possível Modificação Thunder Sound II

Michel3100

Forista Experiente
Registro
27/7/17
Mensagens
136
Aprovações
8
Pontos
18
#1
Olá meus amigos, sou relativamente novo no mundos dos valvulados, e Verdadeiramente novo na manutenção deles, porém conheço os riscos e gostaria muito de aprender mais sobre seu funcionamento, Comprei esse Thunder sound 2 no ML por cerca de 500 temers, o vendedor disse que estava 100%, mas antes de Ligar dei uma olhada nas valvulas de power e vi que não parecem da mesma marca(hi-grade e sem nome ), tambem abri ele e percebi alguns capacitores estourados, porém o Amplificador liga, se valer a pena usarei ele para Guitarra, gostaria de pedir ajuda a trabalhar nesse as melhores sugestões de modificação nesse caso.
Desde Já Agradeço a Todos.
 

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Mensagens
312
Aprovações
84
Pontos
28
Cidade
São Paulo
#3
Bem vindo ao fórum.
As imagens não aparecem, então é melhor tentar postá-las de novo .
Capacitores de fonte estourados devem ser trocados, mesmo se o amplificador estiver funcionando.
Esse amplificador foi projetado para baixo. Com guitarra ele tem menos agudos do que poderia ter. Existem 2 capacitores que podem ter seu valor modificado para melhorar a resposta dos agudos.

Boa sorte.
 

Michel3100

Forista Experiente
Registro
27/7/17
Mensagens
136
Aprovações
8
Pontos
18
#6
Amigo, muito obrigado e perdão, não estava conseguindo usar o Host de imagem.
 

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Mensagens
312
Aprovações
84
Pontos
28
Cidade
São Paulo
#7
Agora , vendo as imagens, eu diria que seu amplificador vai precisar de um "banho de loja" para vários componentes. Os capacitores da fonte, todos esses Lorenzetti, devem ser trocados pois eles já deram o que tinham que dar.
Em geral é difícil conseguir capacitores de 500v por aqui, ainda mais os Axiais. Então talvez você tenha que fazer associações de capacitores Radiais. Isso é comum.

Os resistores aquecidos também é boa ideia trocar. Com o aquecimento eles podem variar seus valores.

Os capacitores do pré em geral são trocados também, alguns desses antigos começam à rachar com o tempo.

Os fios dos transformadores costumam ficar com o isolamento quebradiço, isso é bem perigoso. Uma solução simples, que ajuda bastante, seria utilizar espaguetti termo-retrátil para ajudar no isolamento. Ou então trocar os terminais dos transformadores, que é um trabalho bem complicado (que é melhor que seja feito por quem tem experiência).

Abs
 

Michel3100

Forista Experiente
Registro
27/7/17
Mensagens
136
Aprovações
8
Pontos
18
#8
Olá Matec, Primeiro Agradeço imensamente sua contribuição, eu estou usando um esquema feito por ti para reformar o Amp, Sobre a Troca dos Capacitores é bom deixar na mesma Capacitancia? , se sim é possível usar um de 450v no lugar de 500 ou ainda é risco?

Na questão do transformador, verifiquei as fiações antes mesmo de ligar e bom, ambos os trafos e por incrível que pareça estão com os fios bem conservados, observei que não a nenhum ressecamento na malha, mas como medida preventiva irei usar o Espaguete de qualquer maneira.

Ouve uma questão que era a modificação para o bassman, na sua opinião meu amigo é melhor trocar os capacitores para melhor equalização, ou transformar ele em um bassman seria melhor?
Desde já grato!
 

Michel3100

Forista Experiente
Registro
27/7/17
Mensagens
136
Aprovações
8
Pontos
18
#9
Esqueci de perguntar, essa pergunta é uma pouco leiga,Gostaria de saber se o interior do chassi que está enferrujado pode acarretar algum prejuizo para o amp no futuro?
 

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Mensagens
312
Aprovações
84
Pontos
28
Cidade
São Paulo
#10
O chassis não influi no som, apesar de ser esteticamente feio. Se você resolver fazer um tratamento, vai ter que desmontar tudo para poder trabalhar direito.

Esses Gianninis todos são fabricados para 110/220v. Em 127v por exmplo, a situação pode complicar, e a tensão máxima que a fonte apresenta na partida, pode passar de 500v, em geral vai estabilizar em 470-480v . Capacitores de 450v ou 500v não vão adiantar.
Para tensões de 127V, você pode considerar uma modificação no transformador de força.

Os capacitores originais desse amplificador são em série. Porém se você olhar no esquema, fazem duas séries de
100uF +50uF (= 33uF) o que é meio estranho e nada bom para a filtragem. Melhor utilizar capacitores de 100uF +100uF (= 50uF) nos 2 primeiros estágios de filtragem e 47uf +47uf (= 23,5uF) nos outros 2 estágios. Todos os capacitores poderão ter isolação até 350v. Mas é extremamente recomendável ter resistores de 470k /1W em paralelo com cada um desses capacitores.


Esse amplificador tem quase o esquema do Bassman 5F6 (note que não é o famosíssimo 5F6A). A equalização do TSII, à princípio, é a mesma que para ambos. Você só teria que trocar os capacitores se for verificado que eles estão danificados, ou suspeitos.

Abs