Randall Rd5 - adição de canal clean

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
84
Pontos
28
Não. Você supôs errado. O sinal passa sim pelo send/ return antes de ir para Power.

Como são partes que fazem um papel específico: diminuir o sinal para ficar no nível de pedais de efeito, e depois reamplificar o sinal para excitar suficientemente o power, esse circuito não faz parte exatamente do que se considera pré amp, ou power amp. Tanto que se esse estágio fosse totalmente retirado, não haveria mudanças no funcionamento geral do equipamento. Porém o sinal passa sim pelo send/return, o tempo todo.
:)

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8
Obrigado.
Não. Você supôs errado. O sinal passa sim pelo send/ return antes de ir para Power.

Como são partes que fazem um papel específico: diminuir o sinal para ficar no nível de pedais de efeito, e depois reamplificar o sinal para excitar suficientemente o power, esse circuito não faz parte exatamente do que se considera pré amp, ou power amp. Tanto que se esse estágio fosse totalmente retirado, não haveria mudanças no funcionamento geral do equipamento. Porém o sinal passa sim pelo send/return, o tempo todo.

Obrigado.

Soh não sei a que estágio vc se refere. Imagino que seja o desses mosfets, confere?

Mas se o sinal não sai do amp ele não Eh diminuído, então não entendi porque o sinal continua precisando do fet mesmo não passando pelo loop.

O Jfonseca, sem querer causar constrangimento aqui, Deus me livre, disse que não pode tirar esse estágio(caso seja esse mesmo), ou teria que colocar uma válvula de pre substituindo, como ele mesmo falou agora há pouco, numa das últimas mensagens.

Eu sou queria entender e perdoem um leigo. :(

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
75
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Não tem essa de gerar constrangimento, aqui quando alguém erra corrige e toca adiante, feira de egos já basta o Facebook.

É que o Matec chamou de estágio o loop inteiro e eu te respondia sobre tirar o 2o mosfet o que eu chamei de estágio, que entendi foi sua pergunta. Então aí parece estar a confusão.

Se tirar os dois fets e ligar a saída do pré direto no volume master é capaz dele funcionar normalmente. Pelo que entendi foi isso que o Matec disse.

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
84
Pontos
28
Também não acho que ninguém fica constrangido. Ainda mais quando se entende o que está sendo falado. Eu e o jfonseca nos entendemos bem. Quando eu estou errado não tenho problemas em reconhecer isso, e agradecer por me mostrar meu erro.

Soh não sei a que estágio vc se refere. Imagino que seja o desses mosfets, confere?
O estágio que parece que você não está entendendo, que é o circuito do send return.

Veja a figura que eu editei:
-O sinal (em azul) segue pelo circuito do primeiro mosfet IRF820.

[Esse mosfet está aí para casar a impedância do circuito de tone com o jack do send. Isso ocorre para que CASO você plugue um circuito com baixa impedância de entrada, não haja interferência no tone stack.
O IRF820, nessa configuração que está não produz ganho de tensão, só de corrente. Assim o sinal permanece num nível baixo, talvez, em torno de 2V pp (que é o suficiente para fazer os equipamentos plugados no send return funcionarem sem clipar). No caso específico desse amplificador o sinal nesta parte do circuito já está atenuada em aproximadamente 8x pelos resistores R66 e R67, que não aparecem nessa figura, mas estão no esquema principal.]

-Depois do mosfet IRF820, o sinal vai para o jack de Send. Aí caso nada esteja plugado o sinal vai para o jack do Return (linha verde).
Pelo contrário se houver algo plugado entre no Send o sinal seguirá pelo caminho laranja, retornando pelo jack do Return. (nesse caso a linha verde fica inoperante).

-Seguindo a linha azul o sinal sai do jack Return e vai para o outro mosfet, o LND150, que amplifica esse sinal em aproximadamente 10x para poder excitar a válvula 6V6 que precisa de uns 14V pp para fornecer a potência total. O sinal sai do LND150 e vai para o controle de volume master, e depois para a 6V6. Randall RD5.png

Bruno.
O circuito é comum, o que falta, a meu ver, é que você se familiarize com os esquemas e circuitos dos amplificadores, além do funcionamento desses.

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8
Não tem essa de gerar constrangimento, aqui quando alguém erra corrige e toca adiante, feira de egos já basta o Facebook.

É que o Matec chamou de estágio o loop inteiro e eu te respondia sobre tirar o 2o mosfet o que eu chamei de estágio, que entendi foi sua pergunta. Então aí parece estar a confusão.

Se tirar os dois fets e ligar a saída do pré direto no volume master é capaz dele funcionar normalmente. Pelo que entendi foi isso que o Matec disse.
Obrigado Jfonseca e Matec. Falar com pessoas maduras Eh outra coisa, e eu tb compactuo da correção. Assim crescemos.
Eu tb entendi mais ou menos o q o Matec explicou sobre estágio como loop, mas obviamente nunca com a mesma profundidade, por isso usei como exemplo metonímico/ representativo dessas ilhas do loop os mosfets.

Mas não importava confusão, importa o acerto e nos darmos bem todos, e com isso fico muito feliz.

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8
Também não acho que ninguém fica constrangido. Ainda mais quando se entende o que está sendo falado. Eu e o jfonseca nos entendemos bem. Quando eu estou errado não tenho problemas em reconhecer isso, e agradecer por me mostrar meu erro.

O estágio que parece que você não está entendendo, que é o circuito do send return.

Veja a figura que eu editei:
-O sinal (em azul) segue pelo circuito do primeiro mosfet IRF820.

[Esse mosfet está aí para casar a impedância do circuito de tone com o jack do send. Isso ocorre para que CASO você plugue um circuito com baixa impedância de entrada, não haja interferência no tone stack.
O IRF820, nessa configuração que está não produz ganho de tensão, só de corrente. Assim o sinal permanece num nível baixo, talvez, em torno de 2V pp (que é o suficiente para fazer os equipamentos plugados no send return funcionarem sem clipar). No caso específico desse amplificador o sinal nesta parte do circuito já está atenuada em aproximadamente 8x pelos resistores R66 e R67, que não aparecem nessa figura, mas estão no esquema principal.]

-Depois do mosfet IRF820, o sinal vai para o jack de Send. Aí caso nada esteja plugado o sinal vai para o jack do Return (linha verde).
Pelo contrário se houver algo plugado entre no Send o sinal seguirá pelo caminho laranja, retornando pelo jack do Return. (nesse caso a linha verde fica inoperante).

-Seguindo a linha azul o sinal sai do jack Return e vai para o outro mosfet, o LND150, que amplifica esse sinal em aproximadamente 10x para poder excitar a válvula 6V6 que precisa de uns 14V pp para fornecer a potência total. O sinal sai do LND150 e vai para o controle de volume master, e depois para a 6V6. Ver anexo 538

Bruno.
O circuito é comum, o que falta, a meu ver, é que você se familiarize com os esquemas e circuitos dos amplificadores, além do funcionamento desses.

Obrigado Matec. Sua contribuição foi excelente. Acabei de aprender um pouco sobre o caminho do sinal no amp e noções básicas de eletrônica.

Eu entendo um pouco de circuitos, mas não os cálculos e detalhes específicos de componentes. Entendo um pouco da função dos componentes e de certa forma como usar. Inclusive já montei o circuito do meu projeto e ajudei numa parte dele com meu sócio, que fez os cálculos e escolheu componentes.

Pergunta que não quer calar: então, confirmando o q vc falou na outra mensagem, posso tirar esse estágio, ou melhor, mudar o caminho do sinal pra não passar no estágio, sem alterar o funcionamento do amp? (Respeite o Tico e o Teco, )
Se eu pelo menos mudar o caminho do sinal quando não estiver usando o loop vou ter o sinal 100% valvulado, imagino.

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
84
Pontos
28
É exatamente isso
Veja aqui minha ideia:

Randall RD5-Send Return.png
Com essas chaves SR e esse caminho em vermelho, você teria o circuito dos mosfets eliminado. porém seria possível recolocar tudo em funcionamento novamente retornando a chave.
Com esse chaveamento você eliminaria todo o circuito do Send Return, e ficaria um amplificador All Tube, na visão menos radical da questão.

Uma coisa: eletrônica é uma atividade em que se necessita de todos os neurônios. Só o Tico e o Teco funcionando não vai dar amplificador nenhum.

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8
É exatamente isso
Veja aqui minha ideia:

Ver anexo 539
Com essas chaves SR e esse caminho em vermelho, você teria o circuito dos mosfets eliminado. porém seria possível recolocar tudo em funcionamento novamente retornando a chave.
Com esse chaveamento você eliminaria todo o circuito do Send Return, e ficaria um amplificador All Tube, na visão menos radical da questão.

Uma coisa: eletrônica é uma atividade em que se necessita de todos os neurônios. Só o Tico e o Teco funcionando não vai dar amplificador nenhum.
Matec bom dia.

Sua sugestão Eh excelente. E baseada nela, proponho suas coisas.

1- com essa chave, haveria possibilidade de eu ora usar o amp all tube, ora usar os fets quando estiver com pedais no loop?
2- ou, numa ideia mais perversa ainda:tirar/desviar todos os fets do circuito, deixando o loop passivo?

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8
1-Sim.
2-Não. Aliás o que você tem contra os mosfets?

Muito bom. Que bom que a chave permite isso.

No começo do mundo de valvulados eu era preconceituoso com ss, mas hoje não. Hoje eu sei que ele bem usado não causa diferença no circuito, principalmente se não for usado pra clipar, mas pra amplificar sinal, por exemplo no loop. Já ouvi falar que loop SS são tão bons quanto os valvulados. Não sei se confere.

O que eu não entendo Eh que se eh tão simples colocar essa chave sr pra permutar, por que a Randall não o fez. Acho que foi uma escolha ruim dela, ou na verdade a diferença Eh tão mínima que não se percebe.

Eu prefiro colocar chave pois muitas vezes prefiro o som limpo do amp, e se ele pode ser completamente valvulado sem usar o loop de forma simples e barata não vejo por que não. No loop a necessidade não Eh tão urgente, pois trata-se de local em que dispositivos em sua maioria SS são usados. Mais um menos um não vai fazer tanta diferença.

Lá fora a Randall Eh bem respeitada, inclusive muita gente fala que os componentes dela não são melhores nem piores do que os componentes de outras marcas renomadas.

Eu mandei e-mail pra uma empresa perguntando deles sobre um amp single ended com 2 canais, um clean e outro high Gain, 2 valvulas 12ax7 de pre, como eles conseguem tanto ganho, se o loop Eh valvulado, sem usar fets para clipar. Seria possível isso? Sei que o TMiranda tinha um colossal com 3 x12ax7 no pre, alto ganho, mas sem válvula no loop, aí dá pra entender, fica uma pra inversoral e duas pro clean/sujo.