Randall Rd5 - adição de canal clean

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8
Oi Bruno, cara eu revisei seu outro tópico aqui no Valvulados e não achei a citação a que se refere, suponho então que tenham sido respostas lá do Facebook? Porque nada disso aí procede e até estranharia se tivesse encontrado esse tipo de chute por aqui.

Conexões de um amp single-ended são as mesmas de qualquer outro amp, tem nada a ver serem difíceis ou não.

Sobre ruído do single ended: os amps push-pull cancelam alguns ruídos gerados dentro do amp. Por exemplo, a calefação AC das válvulas injeta um certo nível de ruído em igual proporção nas válvulas de potência. Como a fase do ruído permanece igual entre as válvulas, mas no transformador de saída push-pull a fase da amplificação é invertida, acontece "rejeição do modo comum", que é o cancelamento de todos os sinais iguais que entram no trafo de saída com a mesma fase nas pontas opostas. Esses sinais só podem vir de dentro do amplificador, porque o sinal que vem de fora passa pela inversora e chega no trafo de saída invertido, portanto é amplificado. Então o amp push-pull cancela o ruído de calefação e outros ruídos gerados igualmente pelas válvulas, mas trata-se apenas disso. Um amp single ended bem construído trata dessas questões usando diversas técnicas.

O single ended tem um som puro, sem distorção de fase, e mostra o real caráter das válvulas. O valvulado mais "puro" da Fender é o Champ. Ele passa de uma válvula de pré para a válvula de potência, transformador, falante. É o som do valvulado mais destilado que existe.

Uma coisa não tem qualquer relação com a outra. O loop pode usar válvula, transistores ou até mesmo nada (loop passivo) e não tem nada a ver com o estágio de potência exceto pelo fato do retorno do loop entrar direto nesse estágio.

Fonseca, não se preocupe. Essas afirmações são dos grupos de lá do face, nenhuma daqui. Eu usei o adverbio 'lá' para me referir aos membros desses grupos do face, e 'aqui', para referir aos membros do Valvulados.com. A minha primeira mensagem no tópico sobre single ended Eh praticamente igual aos posts que fiz no face. As respostas que não.

"Tenho uma dúvida: eu fiz recentemente uma postagem no face procurando handmaker para um single-ended, cuja postagem também expus aqui em outro tópico. Um dos membros afirmou que poderia dar muito barulho, outro falou que as conexões no circuito são difíceis de fazer, etc."

Mas talvez não tenha sido claro, então peço desculpas. Eu deveria ter escrito "cujo teor", ficaria melhor, esse foi o erro. E foi inclusive minha primeira seleção de palavras, não sei por que editei.

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8
Oi Bruno, cara eu revisei seu outro tópico aqui no Valvulados e não achei a citação a que se refere, suponho então que tenham sido respostas lá do Facebook? Porque nada disso aí procede e até estranharia se tivesse encontrado esse tipo de chute por aqui.

Conexões de um amp single-ended são as mesmas de qualquer outro amp, tem nada a ver serem difíceis ou não.

Sobre ruído do single ended: os amps push-pull cancelam alguns ruídos gerados dentro do amp. Por exemplo, a calefação AC das válvulas injeta um certo nível de ruído em igual proporção nas válvulas de potência. Como a fase do ruído permanece igual entre as válvulas, mas no transformador de saída push-pull a fase da amplificação é invertida, acontece "rejeição do modo comum", que é o cancelamento de todos os sinais iguais que entram no trafo de saída com a mesma fase nas pontas opostas. Esses sinais só podem vir de dentro do amplificador, porque o sinal que vem de fora passa pela inversora e chega no trafo de saída invertido, portanto é amplificado. Então o amp push-pull cancela o ruído de calefação e outros ruídos gerados igualmente pelas válvulas, mas trata-se apenas disso. Um amp single ended bem construído trata dessas questões usando diversas técnicas.

O single ended tem um som puro, sem distorção de fase, e mostra o real caráter das válvulas. O valvulado mais "puro" da Fender é o Champ. Ele passa de uma válvula de pré para a válvula de potência, transformador, falante. É o som do valvulado mais destilado que existe.

Uma coisa não tem qualquer relação com a outra. O loop pode usar válvula, transistores ou até mesmo nada (loop passivo) e não tem nada a ver com o estágio de potência exceto pelo fato do retorno do loop entrar direto nesse estágio.
Como não ficaram claras as minhas dúvidas sobre barulho, conexões, etc deste tópico, transcrevo supostos problemas citados por esses usuários do face, que são de onde vieram essas dúvidas - e que também se encontram no tópico "procuro handmaker para single ended bom e barato":

"- houve pessoas que afirmaram que muitos pots dão ruído. Eu pensei em 14 pots, o dobro, por causa de dois canais;
- houve tb um técnico que me informou que, num single ended, a válvula do loop dá ganho. Por sua vez, o pre, em função da estrutura, pode enviar sinal, mesmo passando pelo send return, direto pro power, sem necessidade de válvula de pre. Se houver uma válvula de loop ali vai aumentar mais ainda o ganho, inclusive já li forum's da gringa falando isso, sugerindo valvulas com menos ganho pra resolver o impasse, como a(s) 12at(u)7;
- outro dado, também falado por pessoas desses grupos, pelo menos uma, não me lembro, que Eh complicado fazer ligações no circuito para compartilhar válvulas entre os canais;
- teve gente que não entendeu o que Eh alto ganho - eu aprendi que ganho depende do circuito, mas também dos estágios; mas Eh aquele ganho em forma de cascata, que normalmente soh se consegue em 4 estágios de forma mais equilibrada entre as válvulas de pre - dizendo ser difícil um single ended ter muito ganho. O Randall Rd5 tá aí pra invalidar esse equívoco"

Vou adicionar duas dúvidas minhas.

1- pots concêntricos dão ruído(um desses membros afirmou isso lá no face, mas não coloquei em nenhum tópico aqui)?
Eu acredito que um técnico experiente, como vc falou, sabe as técnicas de evitar barulho. E se vc sugeriu que pode, imagino que o barulho não será empecilho.

Resolvi colocar isto pra quem for ler, pois tem muita informação equivocada na internet, então tem coisa que vocês, técnicos experientes, seriam de bom grado esclarecer. Estamos na época em que "doutores" e "experts " estão em todo canto.

2- posso tirar o mosfet do loop do Rd5 sem maiores problemas - o circuito está logo no início deste tópico, na primeira mensagem?

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8
Um Randall de 20W foi o único amplificador valvulado que bateu em minha oficina e não conseguimos consertar. Ele tinha uma oscilação parasítica que parecia atividade paranormal, simplesmente não conseguimos resolver. Ficou conosco quase 3 meses, apanhamos dele diariamente, desmontei o amp todo e chequei praticamente todos os componentes ativos e seus arredores, desvendei a fonte que é uma complicação absurda (vários 0V virtuais e tensões referenciadas a esses "terras"). Conversei com a Randall, nos enviaram um esquema bem magro, que não tinha vários detalhes.

Nossa cliente acabou devolvendo para a loja. Mais de um ano depois o dono da loja nos contou que nem a Randall consertou, foi devolvido em definitivo.

Uma chave SPST talvez possa transformar o canal principal em clean. Alguma coisa deste tipo:

Ver anexo 530

Rabisquei de improviso aqui mas uma pequena chave que desse um bypass no 2o estágio pode deixar o amp clean. Não sei se o ponto de captação e de injeção ideal seriam esses, mas é uma idéia.

Fonseca, amigo, vc poderia falar um pouco mais de como seria essa mod?

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8

No meu penúltimo post, eu perguntei se poderia tirar os mosfets do loop do Rh5. Caso possa, basta apenas tirar as ilhas? Como seria exatamente?

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
"- houve pessoas que afirmaram que muitos pots dão ruído. Eu pensei em 14 pots, o dobro, por causa de dois canais;
Cada percurso que os sinais de pré percorrem tem o potencial de inserir ruidos, especialmente antes de um estágio de alto ganho. Se for bem feito minimiza esses ruídos. A arte da coisa é justamente saber fazer isso sem inserir muito ruído.

- houve tb um técnico que me informou que, num single ended, a válvula do loop dá ganho. Por sua vez, o pre, em função da estrutura, pode enviar sinal, mesmo passando pelo send return, direto pro power, sem necessidade de válvula de pre. Se houver uma válvula de loop ali vai aumentar mais ainda o ganho, inclusive já li forum's da gringa falando isso, sugerindo valvulas com menos ganho pra resolver o impasse, como a(s) 12at(u)7;
O retorno do loop normalmente tem um controle de ganho. Quando não tem o nível é controlado nos pedais inseridos no loop para não estourar a entrada da potência.

- outro dado, também falado por pessoas desses grupos, pelo menos uma, não me lembro, que Eh complicado fazer ligações no circuito para compartilhar válvulas entre os canais;
Depende do amp pode ser coisa muito simples, até sem intervenção no circuito. Nos Fender basta ligar um cabo de guitarra de uma das duas entradas de um canal para uma das duas entradas do outro, aí usa em paralelo os dois canais, com reverb/tremolo e assim por diante. Então cada caso é um caso, nem sempre é complicado.

- teve gente que não entendeu o que Eh alto ganho - eu aprendi que ganho depende do circuito, mas também dos estágios; mas Eh aquele ganho em forma de cascata, que normalmente soh se consegue em 4 estágios de forma mais equilibrada entre as válvulas de pre - dizendo ser difícil um single ended ter muito ganho. O Randall Rd5 tá aí pra invalidar esse equívoco"
Pois é, o povo está fazendo confusão. Single ended é uma característica do estágio final do amp, das válvulas de potência + trafo de saída. O ganho do pré de um single ended não tem qualquer limitação por isso. Pode fazer um pré para thrash metal se quiser e usar um estágio de saída single ended sem problemas.

1- pots concêntricos dão ruído(um desses membros afirmou isso lá no face, mas não coloquei em nenhum tópico aqui)?
Eu acredito que um técnico experiente, como vc falou, sabe as técnicas de evitar barulho. E se vc sugeriu que pode, imagino que o barulho não será empecilho.
Todo componente eletrônico do amp insere algum ruído. Onde tem corrente elétrica tem ruído elétrico, isso é lei da natureza. Então como você mesmo mencionou, e até citei acima algo nesse sentido, o bom técnico consegue é montar de tal maneira a minimizar os ruídos inerentes aos componentes.

2- posso tirar o mosfet do loop do Rd5 sem maiores problemas - o circuito está logo no início deste tópico, na primeira mensagem?
Esse fet do return é também o excitador da 6V6, não tem mais nada entre ele e a válvula de potência. Agora estou entendendo o que te falaram lá sobre o ganho da válvula do return. Nesse caso aí se o seu problema é excesso de ganho seria interessante ter um controle de volume antes do fet para regular o nível do sinal.

Resolvi colocar isto pra quem for ler, pois tem muita informação equivocada na internet, então tem coisa que vocês, técnicos experientes, seriam de bom grado esclarecer. Estamos na época em que "doutores" e "experts " estão em todo canto.
O melhor expert é aquele que está sempre de mente aberta para aprender. É impossível servir a quem tem o copo sempre cheio.

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8
[QUOTE Esse fet do return é também o excitador da 6V6, não tem mais nada entre ele e a válvula de potência. Agora estou entendendo o que te falaram lá sobre o ganho da válvula do return. Nesse caso aí se o seu problema é excesso de ganho seria interessante ter um controle de volume antes do fet para regular o nível do sinal. [/QUOTE]

Eu sei que eu pergunto muito, então responda no seu tempo.

Qual a função desse excitador na 6V6?

Na verdade, na confecção do single ended que eu sugeri, muitos falaram que a válvula do loop dava ganho. No Rd5 não estou preocupado com ganho no canal sujo, somente no modo clean, como foi sua primeira sugestão aqui no tópico.

Existe alguma forma de tirar o FET do circuito para deixa-lo 100% valvulado?

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Esse fet do return é também o excitador da 6V6, não tem mais nada entre ele e a válvula de potência. Agora estou entendendo o que te falaram lá sobre o ganho da válvula do return. Nesse caso aí se o seu problema é excesso de ganho seria interessante ter um controle de volume antes do fet para regular o nível do sinal.

Eu sei que eu pergunto muito, então responda no seu tempo.

Qual a função desse excitador na 6V6?

Na verdade, na confecção do single ended que eu sugeri, muitos falaram que a válvula do loop dava ganho. No Rd5 não estou preocupado com ganho no canal sujo, somente no modo clean, como foi sua primeira sugestão aqui no tópico.

Existe alguma forma de tirar o FET do circuito para deixa-lo 100% valvulado?
O excitador adequa o sinal para alimentar as 6V6. Se tirar esse FET tem que instalar uma válvula de pré ali.

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8
Precisa em ambos os casos.
Hum, agora fiquei confuso, kkkkk.

Olha o que o Matec diz lá no início, me ajuda aí a entender, rs:

"Esse amplificador tem 4 estágios de ganho no pré dos quais pelo menos 2 são para dar um "super ganho".
Sim. A parte do amplificador em si é toda valvulada. A seção de send e return tem mosfets para casar impedâncias e reamplificar o sinal de retorno.
Os circuitos integrados encontrados no amplificador fazem parte de um simulador de caixa para ligação em linha."

Com essa explicação, eu pensei que o sinal que fosse do pre pro power, sem passar pelo loop, não passaria por mosfet. Estou bem confuso kkkk.