Randall Rd5 - adição de canal clean

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8
Olá a todos.

Gostaria de adquirir este amp, estou sem e preciso de um no momento.
Aqui está o esquema dele- ver link. Quantos estágios de ganho ele tem? São todos valvulados? Quais utilizações de transistor nesse amp?
Caso seja possível, gostaria de adicionar um canal de clean nele. Vale a pena?

Randall RD5C

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
86
Pontos
28
Olá

Esse amplificador tem 4 estágios de ganho no pré dos quais pelo menos 2 são para dar um "super ganho".
Sim. A parte do amplificador em si é toda valvulada. A seção de send e return tem mosfets para casar impedâncias e reamplificar o sinal de retorno.
Os circuitos integrados encontrados no amplificador fazem parte de um simulador de caixa para ligação em linha.

É possível fazer algum MOD no circuito para transformar uma parte do canal lead em clean. Porém você tem que contar com um técnico experiente que saiba o que está fazendo. Por isso ser difícil, não creio que valha a pena uma "Tentativa" A placa é bem complexa e pode acabar se estragando. Ainda mais, não se sabe se os resultados vão ser satisfatórios.

E obrigado pelo esquema.

:)

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8
Matec muito obrigado pela resposta. Vc acertou em cheio, ele tem um simulador sim de caixa. Que bom que a parte do amplificador Eh toda valvulado. Eu já imaginava que sim, por causa da sonoridade. Eu quase fiz a besteira de pegar um mgv 30, que normalmente da muito problema, e me parece que o clipping dele não Eh soh um booster, mas também ajuda a válvula, 6bq7. Era um dos primeiros da linha da meteoro. Preferi não arriscar.
Já esse randall já venho namorando ele faz tempo, uma pena ele não ter canal clean.

Pensei em mandar fazer um circuito somente pro clean. Qual sua opinião?

Na minha cidade tem um cara muito bom, engenheiro, um dos melhores. Ele que fez uma modificação em um amp mazzotti que eu tive, num excelente trabalho. Junto com o Slo 3 do Pedrone, são os melhores nacionais que já toquei.

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8
Já ouvi falar que loop transistorizado costuma ter excelentes resultados, não sei se Eh verdade. Então não penso em mexer nisso. Queria mesmo um novo canal de clean pra ele. Depois pra revender seria mais fácil.
Não sei o que que brasileiro tem com os produtos da Randall. A maraca te,moída muito boa e muito barata. O Randall Rd20 custa em torno de 2200, de 20w. mas tem dois canais, clean e sujo. Muito elogiado lá fora. Eu queria mesmo o Rd20, mas não posso.

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8
Ah, eu que agradeço a paciência. Inclusive a todos do fórum.
Vc sabe, mudando de assunto, onde eu posso achar transformador barato pra valvulado é bom?

Matec, caso vc queira, eu tenho o esquema do Amp do Mazzotti. Posso mandar por e-mail, junto com as fotos internas dele, que eu tirei com uma T31. Ele Eh um Soldano Slo/Plexi, 20w. Um dos melhores amps que já toquei na vida. Nunca vi nada com tanta definição em volume baixíssimo - junto com o Slo 3, do Pedrone, que tb tinha excelente resultado no mesmo nível de volume.

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
77
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Vc sabe, mudando de assunto, onde eu posso achar transformador barato pra valvulado é bom?
Alimentação ou saída?

De saída você pode comprar Gianninis sucateados para tirar os Willkason, ou comprar um novo, tipo TRL. Ou comprar na gringa e arriscar cair na graça dos guardas de importação.

De alimentação tem muito mais opção. Aqui em Brasília tem a Indeletra (Indeletra | Indeletra Eletrônicos) onde eu costumava encomendar trafos sob medida.

O Wagner (vide minha assinatura) enrola trafos de qualidade, também aqui em BSB.

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
77
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Não sei o que que brasileiro tem com os produtos da Randall. A maraca te,moída muito boa e muito barata. O Randall Rd20 custa em torno de 2200, de 20w. mas tem dois canais, clean e sujo. Muito elogiado lá fora. Eu queria mesmo o Rd20, mas não posso.
Um Randall de 20W foi o único amplificador valvulado que bateu em minha oficina e não conseguimos consertar. Ele tinha uma oscilação parasítica que parecia atividade paranormal, simplesmente não conseguimos resolver. Ficou conosco quase 3 meses, apanhamos dele diariamente, desmontei o amp todo e chequei praticamente todos os componentes ativos e seus arredores, desvendei a fonte que é uma complicação absurda (vários 0V virtuais e tensões referenciadas a esses "terras"). Conversei com a Randall, nos enviaram um esquema bem magro, que não tinha vários detalhes.

Nossa cliente acabou devolvendo para a loja. Mais de um ano depois o dono da loja nos contou que nem a Randall consertou, foi devolvido em definitivo.

Queria mesmo um novo canal de clean pra ele. Depois pra revender seria mais fácil.
Uma chave SPST talvez possa transformar o canal principal em clean. Alguma coisa deste tipo:

canal_clean-randall-RD5.png

Rabisquei de improviso aqui mas uma pequena chave que desse um bypass no 2o estágio pode deixar o amp clean. Não sei se o ponto de captação e de injeção ideal seriam esses, mas é uma idéia.

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8
Fonseca amigo, muito obrigado. Vou passar suas orientações para o técnico daqui. Eh um rapaz novo, mas muito bom profissional. Ele fazia amps aqui na região. Parou não sei por que... Gostaria soh de ressaltar: na vdd eu não queria o amp com um único canal clean. Queria o amp com esse canal sujo, mais um clean. Seria possível?
Engraçado esse problema com o de 20w. Vou pesquisar mais a respeito sobre a marca. Ele era valvulado ou ss?
Aqui na cidade onde moro tem um handmade de gabinetes mt bom. Excelentes preços, vende no ML faz anos. Eh Eppil o nome do gabinete. Estou sugerindo pq Eh sempre bom trocarmos informações, nos ajudar.
Procurei um amp e a Randall Eh bem falada lá fora.
Estive pesquisando tb um falante - no Brasil talvez bom somente o do Pedrone, o Golden Tone. Lá fora, o v30 chega mt caro pra nós. Achei um falante bem bom na internet, o Eminence Legend gb128, similar aos Green Back da Celestion. Sai em torno de 450 com frete grátis e parcelament sem juros. Vale a pena. Tive infeliz e recentemente que me desfazer de alguns equipamentos e estou aos poucos montando um mais modesto. Porém, qualidade podemos sempre encontrar, basta pesquisar, pechinchar e tirar exceções de guitarrista modista, rs.

Suas sugestões de transformadores são ótimas. Assim que precisar, já sei a quem recorrer. Obrigado por elas.

Gostaria de uma ajuda sua Fonseca, ou de outro aqui no fórum.
Queria, no pre, nesse amp, separar ganho de volume(o knob ganho do canal Eh ganho e volume juntos). Em média quanto custa um serviço desse?

Uma outra ajuda: vi em muitos vídeos e fóruns que esse amp tem sonoridade boa, sem muito fizz e tal. Porém, caso não me agrade, o que vc sugere que eu faça no circuito pra tirar algum fizz indesejável?

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
86
Pontos
28
Olá a todos.

Um "transformador para valvulado" é algo muito genérico. Cada transformador deve ser feito para determinado projeto, para determinada potência e determinada válvula. Se você disser para qual amplificador você quer o transformador fica mais fácil. Inclusive existem fabricantes que já possuem transformadores prontos para determinados projetos.

Bruno Wagner Pereira de Sousa

Eu aceito a oferta sim do esquema do amplificador Mazzotti. Tenho tentado criar uma esquemateca de amplificadores para instrumentos e todos os esquemas são bem-vindos. Se quiser entre em contato inbox.

Registro
20/9/14
Aprovações
9
Pontos
8
Olá a todos.

Um "transformador para valvulado" é algo muito genérico. Cada transformador deve ser feito para determinado projeto, para determinada potência e determinada válvula. Se você disser para qual amplificador você quer o transformador fica mais fácil. Inclusive existem fabricantes que já possuem transformadores prontos para determinados projetos.

Bruno Wagner Pereira de Sousa

Eu aceito a oferta sim do esquema do amplificador Mazzotti. Tenho tentado criar uma esquemateca de amplificadores para instrumentos e todos os esquemas são bem-vindos. Se quiser entre em contato inbox.

Matec, me passa seu e-mail por privado. Tenho fotos e esquema.