Qual celestion eu escolho?

Registro
13/6/18
Aprovações
0
Pontos
1
Olá, tenho um amplificador meteoro nitroso drive de 15w. Tenho interesse em montar um cabeçote do fender chama 5f1, colocar em cima do cubinho da meteoro e usar o mesmo falante do cubo pro cabeçote e pro ampli da meteoro. O falante original do meteoro é de 8 polegadas, mas acho que o gabinete cabe um de 10 polegadas. Andei pesquisando e vi que seria uma boa trocar este falante da meteoro. Pesquisando também vi que o autofalante da celestion é um dos melhores que tem. Queria comprar um celestion, mas não sei qual. No mercado livre, os preços variam bastante. Tem um celestion de 8 polegadas de R$ 309,00 modelo tf0818mr e 100w. Tem também um celestion de R$ 375,90 chamado k10f-50tc de 10 polegadas e 50w. Tem outro de R$ 364,90 chamado tf1018 de 10 polegadas e 100w. Qual comprar? Vocês têm alguma sugestão? Comprando um celestino terei mais acentuação nos graves?

Registro
10/7/15
Aprovações
84
Pontos
28
O 5f1 é um ótimo amplificador, no entanto ele entrega menos de 4W, então você vai precisar de um bom falante para que esses 4w sejam bem aproveitados. Normalmente falantes de 8 polegadas não dão muitos graves com guitarra. Os de 10 polegadas são melhores. A potência, no caso, seria quanto o falante "suporta", então qualquer modelo vai funcionar fácil com seu amplificador. O importante no caso, seria a sensibilidade. Quanto mais sensibilidade, maior o volume de som, com a mesma potência aplicada. Então leve isso em conta, antes de tudo.

Sobre os modelos que você indicou, o tf0818mr não é um falante normal, é um falante para médios, por consequência, não tem graves, não serve para o que você precisa.
O k10f-50tc eu não encontrei as especificações.
O tf1018 parece bom, mas nunca ouvi algum para dizer com certeza que vai funcionar bem com guitarra, e que vai ficar bom num 5f1. E tem uma sensibilidade baixa.

Gustavo Monteiro

Forista Registrado(a)
Registro
13/6/18
Aprovações
0
Pontos
1
Poderia me esclarecer um detalhe em relação apenas ao meu nitrous drive de 15w? Eu posso colocar qualquer falante acima do meteoro de 8" que tem lá que o amplificador soará melhor? Tipo eu posso colocar um de 10" ou de 12" com potência acima de 15w que o som ficará bom?

Registro
10/7/15
Aprovações
84
Pontos
28
Qual seria o falante original do champ 5f1?
Não tenho certeza, mas creio que era algum modelo de falante da marca Jensen.

Poderia me esclarecer um detalhe em relação apenas ao meu nitrous drive de 15w? Eu posso colocar qualquer falante acima do meteoro de 8" que tem lá que o amplificador soará melhor? Tipo eu posso colocar um de 10" ou de 12" com potência acima de 15w que o som ficará bom?
Pode colocar qualquer falante de 10 ou 12 polegadas, de impedância igual á original do seu amplificador ( se o original for de 8 ohms, ponha um de 8 ohms, se for de 4, ponha um de 4. O Nitrous é uma cópia de um Marshall, mas que foi piorada. Um falante melhor tende a soar melhor que o original (meteoro...) mas não será um grande milagre.

Abraço

Gustavo Monteiro

Forista Registrado(a)
Registro
13/6/18
Aprovações
0
Pontos
1
Você saberia me dizer a impedância do falante fender champ 5f1?
Pergunto isso pra casar a minha ideia. Se a do nitrous drive bater com a do champ, então posso prosseguir no meu projeto.

Registro
10/7/15
Aprovações
84
Pontos
28
O falante original do 5f1 é de 8 polegadas e creio que a impedância era de 4 ohms. Porém isso não fará diferença se o transformador de saída que você utilizar tiver saídas para 4 e 8 ohms.
Veja isso aqui. É um exemplo de como eu também fiz um 5F1 à partir de um Meteoro:

Amplificador com Material Reciclado

Boa sorte.