quais potenciômetros utilizar no fender 5e3???

rodolfo

Forista Registrado(a)
Registro
19/9/17
Aprovações
0
Pontos
1
primeiramente bom dia/tarde/noite a todos do grupo.
Sou novato aqui no fórum e também nesse mundo da eletrônica, onde acabei tomando coragem em me aventurar em um projeto de um amplificador valvulado, o fender 5e3...
Tenho já alguns projetos e layout pra seguir, mas em nenhum deles encontrei os valores dos potenciômetros...
Alguém poderia me dizer quais são os potenciômetros utilizados nesse amplificador?
fico agradecido

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
71
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Não tenho 100% de certeza mas acho que a própria Fender usava o pot que tivesse em estoque na época (para o tone). Já vi clones dos anos 70 e 80 com log ou lin para esse controle simples de tonalidade.

Repare que o 5E3 tem 2 "canais" (duas entradas) para compartilhar com outra guitarra, o que hoje em dia não se usa mais. Se for montar com um canal apenas e válvulas atuais, talvez tenha que compensar um pouco a malha de resistores em torno do volume para ele ficar com timbre parecido ao original. Poderia experimentar com pots de 470K log para o volume se ficar com ganho excessivo.

Ronconi

Usuário PRO / Fabricante
Registro
9/2/15
Aprovações
54
Pontos
28
Tem muitas modificações e melhorias que podem ser feitas nesse circuito! Eu considero indispensável reduzir as capacitâncias de acoplamento e diferenciar os canais. Fica excelente. Construir ele já com 6L6 na potência também vale a pena!

rodolfo

Forista Registrado(a)
Registro
19/9/17
Aprovações
0
Pontos
1
bom dia amigos
então eu ainda sou apenas um novato nesse mundo, então ainda não to em condições de fugir muito do "roteiro" rs
mas to curtindo a experiencia, e aprendendo cada dia mais, logo quem sabe possa fazer algumas modificações e experimentos...

rodolfo

Forista Registrado(a)
Registro
19/9/17
Aprovações
0
Pontos
1