quais potenciômetros utilizar no fender 5e3???

rodolfo

Forista Registrado(a)
Registro
19/9/17
Aprovações
0
Pontos
1
primeiramente bom dia/tarde/noite a todos do grupo.
Sou novato aqui no fórum e também nesse mundo da eletrônica, onde acabei tomando coragem em me aventurar em um projeto de um amplificador valvulado, o fender 5e3...
Tenho já alguns projetos e layout pra seguir, mas em nenhum deles encontrei os valores dos potenciômetros...
Alguém poderia me dizer quais são os potenciômetros utilizados nesse amplificador?
fico agradecido

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
71
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Não tenho 100% de certeza mas acho que a própria Fender usava o pot que tivesse em estoque na época (para o tone). Já vi clones dos anos 70 e 80 com log ou lin para esse controle simples de tonalidade.

Repare que o 5E3 tem 2 "canais" (duas entradas) para compartilhar com outra guitarra, o que hoje em dia não se usa mais. Se for montar com um canal apenas e válvulas atuais, talvez tenha que compensar um pouco a malha de resistores em torno do volume para ele ficar com timbre parecido ao original. Poderia experimentar com pots de 470K log para o volume se ficar com ganho excessivo.

Ronconi

Usuário PRO / Fabricante
Registro
9/2/15
Aprovações
54
Pontos
28
Tem muitas modificações e melhorias que podem ser feitas nesse circuito! Eu considero indispensável reduzir as capacitâncias de acoplamento e diferenciar os canais. Fica excelente. Construir ele já com 6L6 na potência também vale a pena!

rodolfo

Forista Registrado(a)
Registro
19/9/17
Aprovações
0
Pontos
1
bom dia amigos
então eu ainda sou apenas um novato nesse mundo, então ainda não to em condições de fugir muito do "roteiro" rs
mas to curtindo a experiencia, e aprendendo cada dia mais, logo quem sabe possa fazer algumas modificações e experimentos...

rodolfo

Forista Registrado(a)
Registro
19/9/17
Aprovações
0
Pontos
1
uma outra coisa que estou precisando, seria saber os parâmetros de funcionamento dos dois trafos, quais os valores de tensão que eles precisam liberar etc
alguém tem esse parâmetros pra me passar?

Ronconi

Usuário PRO / Fabricante
Registro
9/2/15
Aprovações
54
Pontos
28
Rodolfo, os capacitores que me refiro são os de 0,1uF que estão na placa. Troque eles por 0,022uF. Se estiveres te baseando pelo esquema da Ceriatone (recomendo pra quem está começando) são aqueles amarelos. Não vais te arrepender.
O valor da tensão de HT vai depender se vais usar válvula retificadora ou não. As correntes para os filamentos e para o HT vão depender das válvulas que vais usar (recomendo já usar 6L6!)
Eu pessoalmente não gosto de usar válvulas retificadoras... tem maneiras mais seguras, práticas e inteligentes de obter a compressão que ela proporciona, sem nem falar em custos...

Mas se quiseres seguir no circuito 100% original, vamos adiante...

rodolfo

Forista Registrado(a)
Registro
19/9/17
Aprovações
0
Pontos
1
Rodolfo, os capacitores que me refiro são os de 0,1uF que estão na placa. Troque eles por 0,022uF. Se estiveres te baseando pelo esquema da Ceriatone (recomendo pra quem está começando) são aqueles amarelos. Não vais te arrepender.
O valor da tensão de HT vai depender se vais usar válvula retificadora ou não. As correntes para os filamentos e para o HT vão depender das válvulas que vais usar (recomendo já usar 6L6!)
Eu pessoalmente não gosto de usar válvulas retificadoras... tem maneiras mais seguras, práticas e inteligentes de obter a compressão que ela proporciona, sem nem falar em custos...

Mas se quiseres seguir no circuito 100% original, vamos adiante...

legal amigo, eu estou seguindo esse esquema da ceriatone mesmo...
estão com os 4 capacitores de 0,1uF mesmo...
eu gostaria de utilizar as 6L6 mesmo, poderia utiliza-las com esses capacitores de 0,1uf ou seria obrigado a já trocar pelos de 0,022uf?
gostaria de apreciar o timbre das duas opções se possivel...

então amigo, confeso que não manjo muito (pra não falar nada) então apenas to seguindo os projetos que encontro pela net quase que cegamente, com base apenas dos poucos conhecimento de elétrica que tenho...
se pudesse me passar algum esquema dessa montagem sem a utilização de valvulas retificadora, pra que eu possa analisar seria de grande ajuda...
Desse modo que estou montando com o esquema da ceriatone já seria com valvula retificadora correto?

rodolfo

Forista Registrado(a)
Registro
19/9/17
Aprovações
0
Pontos
1
ops, desculpa, errei o nome da vávula que pretendo usar, seria a 6v6
a cL6 vai ficar muito cara a principio pra mim, mais adiante pode ser que mude