Problema com amp Laney LV300 twin pré-valvulado

Discussão em 'Amplificadores' iniciado por Gilson-centralltech, Junho 1, 2015.

1. Gilson-centralltech

Gilson-centralltech Forista Registrado

Olá pessoal blz! estou problema no amplificador de guitarra Laney lv300 twin 120w, no modo clean ele funciona normal, porem quando ativa o drive1 ou drive2 o som fica baixo quase sem potência mesmo aumentando o ganho e volume respectivos e também fica com muito ruido, quando peguei ele pra arrumar não saia som quando ativava os drives troquei os amp operacionais tl072 o áudio começou a sair porem muito baixo, estou achando que pode ser a válvula ECC83, mas não sei como testa-la, pois não entendo muito sobre válvulas e alem do mais o clean é direto para os ci's amplificadores e não passa pela válvula.
    agradeço desde já a quem puder me ajudar.

tensões do trafo para a válvula:

tensão esquema elétrico...... tensão medida

200V................................. 188V
    12V................................... 17,5V

2. jfonseca

jfonseca Valvulados.com

Bom dia, Gilson. Você tem um seguidor de sinais aí?

3. Gilson-centralltech

Bom dia jfonseca, não tenho, mas vou ver se construo um. você acha que a válvula pode estar enfraquecida?
    ou descarta problemas com a válvula? ja verifiquei todos os resistores e diodos e estava tudo certo.

4. Gilson-centralltech

esquema elétrico do mesmo
    http://www.electronica-pt.com/esquema/func-download/22953/chk,05f4fca1ec52df6233439866502b770b/no_html,1/

5. jfonseca

jfonseca Valvulados.com

Bom dia, Gilson. Com base no esquema da electronica-pt.com eu seguiria o sinal em todo o circuito de pré dos canais drive. É possível que seja problema na válvula, porém tem muitos operacionais TL072 onde também costumam haver problemas. Com o seguidor de sinais é possível identificar onde o sinal teve problemas. Se os dois canais de drive estão com o mesmo problema, eu procuraria o defeito nos circuítos comúns entre os dois. Por exemplo o opamp clipador U3B e o buffer U4B seriam suspeitos. Abs. Fonseca

6. Gilson-centralltech

Opa Jfonseca tudo bem? muito obrigado pela ajuda, fiz como sugeriu e na entrada de sinal da válvula (saída do U3B) o sinal estava normal porém na saída da válvula o sinal estava muito baixo o problema é que depois de verificar diretamente a saída da válvula meu amplificadorzinho que eu estava usando como seguidor de sinais simplesmente queimou.
    Ai que vem a questão: A válvula está com defeito mesmo? Ou existe algum segredo para se testar a saída da válvula?

muito obrigado pela sua atenção

7. Gilson-centralltech

8. jfonseca

jfonseca Valvulados.com

Gilson, o seguidor de sinais tinha um capacitor de alta tensão na ponta de testes?

9. Gilson-centralltech

tinha um capacitor de poliéster 100nF x 100V se eu não me engano

10. jfonseca

jfonseca Valvulados.com

O capacitor tinha que ser de no mínimo 400 V. Provavelmente passou alta tensão para a entrada do amp de testes.

Compartilhe esta Página