Potência Alto-falante x amplificador

RENNER SOUSA FERREIRA

Forista Registrado(a)
Registro
29/12/16
Aprovações
0
Pontos
1
Caros amigos,
Acabei de comprar um cabeçote Orange Terror - MT20.
Só que não comprei o gabinete, pois eu mesmo estou fabricando ele.
Queria saber se vocês podem indicar algum alto-falante bom e barato para o gabinete.
Já me indicaram vários modelos, mas todos acima de 50 whatts de potência e bem acima dos 20 whatts do cabeçote.
E me disseram também que não tem problema colocar um alto-falante com potência muito superior ao da saída do amplificador.
O que vocês podem me dizer a respeito?

Cordialmente,
RENNER SOUSA

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
75
Pontos
28
No seu caso qualquer falante que suporte uma potência maior de 30W rms vai funcionar, e não terá problemas de queima ou outro dano.

Abs

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
75
Pontos
28
@RENNER SOUSA FERREIRA

Não vi ali nenhuma citação ao seu amplificador ou mesmo á algum amplificador valvulado de guitarra. O artigo em questão é um aviso aos Bbcs que lidam com potências de PA e deixam essas potências cliparem. Esses equipamentos não são fetos para trabalhar em Clipping e os resultados podem ser ruins; seja qual for o falante que esteja ligado ali.
Para valvulados, que podem e ás vezes devem trabalhar clipando (distorcendo) o uso de falantes mais robustos é óbvio, já que quando o amplificador distorce , a potência entregue ao falante chega a ser 50% maior que a potência nominal do amplificador.

Abs

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
71
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Existe esse problema, mas não nas configurações típicas de amplificadores para guitarra. Por exemplo, a guitarra não produz fortes sons de percussão. Quando o falante "bate" ele tem que retornar pra posição, e nesse retorno ele gera uma corrente elétrica contrária à do amplificador. A resistência do fio fino do transformador somada à do fio da ligação ao falante de um amplificador pequeno impedem o amp de "controlar" o falante nesse retorno, e sai uma distorção muito desagradável e não harmônica. Isso acontece quando a disparidade do amp e das caixas é muito grande, o que não acontece em sistemas pra guitarra, onde a potência não passa muito dos 200W. Também não causa danos ano valvulado, só sai um timbre ruím.

Se você ligar um falante Vintage 30 de 60W em um amp de 20W não vai ter problema nenhum, pelo contrário dá um timbraço e os falantes trabalharão com folga.