PALMER P- ???

Pedro Neto

Forista Registrado(a)
Registro
19/5/15
Aprovações
5
Pontos
8
Boa Tarde...!

Bom Matec, acho que ai as 6550 são a melhor opção, pois custam algo entorno de R$ 500,00 já os transformadores têm o céu como limite.
Eu imaginei algo como a indicação do marcoamf, um regulador que fosse ajustável afinal preciso ajustar somente depois da retificação. Ao pesquisar na internet encontro uma infinidade de reguladores, mas todos para 10v, 12v, 5v e nada para alta tensão...

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
vou tentar achar o schematic. senão anoto um schematic do que eu tenho montado em casa.

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
mmmm, o que eu fiz seguia o schematic desse:
http://hallamplification.com/main.html?src=/#2,2
eu devo ter encontrado em algum fórum. Pelo que vejo ele é para amplis até 50W...
depois mando o código do mosfet e de repente o pessoal do grupo sabe avaliar se poderia ser usado com alguma modificacao no circuito.

Pedro Neto

Forista Registrado(a)
Registro
19/5/15
Aprovações
5
Pontos
8
Olha... Realmente é muito interessante mesmo...

Seria uma recurso interessante de qualquer forma, pois afasta aqueles resistores-monstro. É uma ótima solução, mas, ao que parece, é concebido para amps de menor potência.
Vc possui o circuito todo ou só o transistor ?

Obrigado !

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
Olá Pedro, tenho os dois. Um circuito montado mas que não cheguei a testar e está bem porco, eu não venderia. Além disso, você precisaria ver se precisa adaptações pra potência do seu ampli.
Mas o transistor eu tenho um extra, dei uma olhada, é um Mitsubishi FS14SM, nele esta escrito 16A, talvez aí a dica de corrente que ele suporta.
http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/F/S/1/4/FS14SM-16A.shtml

Me custou uns 20 reais na época. Se o pessoal aqui souber te ajudar a modificar o circuito pra de repente servir no seu ampli fazemos rolo (mande mensagem privada, pf).

Kronenberg

Forista Registrado(a)
Registro
4/8/15
Aprovações
10
Pontos
3
O fato é que quatro válvulas 6L6GC atuando na tensão máxima suportada que é de 500V nas placas fornecem, no máximo, 30W cada o que resulta em 120W e não 200W.

Para o seu caso então, conforme já disseram, só existem 4 soluções que são as seguintes:
1) Trocar as 4 válvulas por KT88 ou 6550 o que sai muito caro devido ao alto preço dessas válvulas.
2) Mandar reenrolar o primário do trafo e aproveitando para trocar os fios do secundário por novos.
3) Usar resistores de alta potência ligados antes ou depois da retificação, mas, o problema é saber qual a corrente efetivamente consumida que permita calcular o valor exato desses resistores.
4) Usar circuitos a base de mosfet ou SCR para reduzir a tensão de 660V para 420V.

Verifique se, num ambiente escuro, as placas das 6L6 com essa alta tensão 600V estão levemente avermelhadas.

Pessoalmente falando eu escolheria a opção 2, mas, isso fica a seu critério.

Pedro Neto

Forista Registrado(a)
Registro
19/5/15
Aprovações
5
Pontos
8
Caro Kronenberg,

Realmente é o cenário que se consolida. Acredito também que opção 2 seria a mais correta. Todavia, alguns fatores sobressaem: a falta de profissionais para o serviço na minha cidade, o fato do uso não ser profissional e a provável flexibilidade que um circuito de controle traria.
Futuramente, acredito que a as 6550 serão a opção, visto que as 6L6 atuais já foram debilitadas com o regime de trabalho atual. Portanto a ideia do regulador seja muito interessante, ainda mais considerando os custos.
Quando a operação do amp: é nítido que as 6L6 estão além do limite: elas estalam quando liga-se o +b, além de azularem excessivamente e eventualmente uma ou outra acabam avermelhando a placa depois de algum tempo de uso.
Estive pensando e não tenho a mínima duvida de que, se disponível à época, essa tecnologia faria parte do projeto original, pois a tensão para o pré-amp e para a screen é obtida através de uma bateria de resistores gigantescos que desperdiçam muita energia e geram uma carga desnecessária para o transformador. O circuito proposto pelo colega marcoamf supera todos esses problemas..
obrigado!