Onde Encomendar Trafo / Transformador

Discussão em 'Amplificadores' iniciado por marcoamf, Outubro 17, 2014.

1. marcoamf

marcoamf Veterano

Olá,
    Dei uma pesquisada e vi tópicos relacionados, mas nada específico para as dicas de onde encomendar trafos / transformados customizados para os projetos.

Para meu Tweed 5E3 eu fiz os transformadores na Líder (Sta. Ifigênia) - http://www.transformadoreslider.com.br/
    No geral eu gostei do atendimento do pessoal (Adriano) e a qualidade dos trafos pareceu muito boa. Mas acho que foi um pouco mais caro do que acho que posso conseguir em outros lugares.

Para meu novo projeto, estou pensando em pegar um toroidal para a fonte. Não são todos que fazem toroidal...
    Vou precisar também do de saída e um choke.
    [hr]
    Podem colocar de todo o Brasil aqui no post, para ficar como referência.

Particularmente tenho interesse em São Paulo, considerando o peso desses brinquedos e o custo do frete...

2. Vinetou H. Ferreira

Vinetou H. Ferreira Forista Registrado

Bom dia.

Tem essa empresa: Schatz Transformadores.

http://schatz.eng.br/

Não conheço a qualidade do serviço deles. Mas, não custa entrar em contato.
    Postei aqui no fórum perguntando se alguém conhecia essa empresa. Não houve nenhum comentário negativo. Porém, poucas pessoas conhecem.

Tenta também a Valvestate Rio. Não sei se eles fazem trafos sob encomenda.

https://sites.google.com/site/valvestaterio/

3. marcoamf

marcoamf Veterano

Falei com a Smithers Audio, que vi que o Pedrone está utilizando para alguns (todos?) os projetos atualmente.
    Mas só o transformador de saída ia sair R$ 260 (o SM18 que aparece no site). Um choke sai mais ou menos R$ 85.

Teve uma outra empresa que eu pedi orçamento pelo site e não responderam até hoje, acho que era a toroid.com.br

Tá complicado. Acho que vou acabar indo na líder de novo. Pelo menos dá pra ir lá e conversar com o pessoal pra não ter erro.

4. Tortuga

Tortuga Patrocinador

Eaí galera,
    Resolvi aproveitar este tópico para perguntar sobre os transformadores "trafos" de entrada e saída. Ví por ai que são eles que encarecem o projeto, seja qual modelo for. E é justamente isso, porquê os trafos encarecem o projeto? Qual a diferença entre o de entrada e o de saída?

Valeu!!

5. marcoamf

marcoamf Veterano

Olá Tortuga,

Em se falando de amplificadores valvulados, geralmente as válvulas são caras por conta de serem importadas, mas mesmo assim se consegue hoje em dia umas válvulas relativamente boas por um preço legal.
    A questão dos transformadores são porque são componentes mais ou menos caros, que geralmente precisam ser feitos sob encomenda para o projeto específico do amplificador, então é difícil poder usar um "genérico" e, assim como as válvulas, influem diretamente na qualidade do produto final.
    Se for pensar, o restante é componente eletrônico barato, chassi de alumínio, etc.
    O transformador de entrada é o chamado "Power" / "Força", é ele que vai converter os 127v (ou 110v, 220v, 240v) da tomada na parede de casa para a voltagem que as válvulas precisam (400, 600 volts...), além dos fios que alimentam os filamentos / aquecimento das válvulas.
    O transformador de saída é o que vai converter a voltagem de dentro do amplificador para o nível aceito pelo alto falante. É na verdade um transformador de impedância.
    Daí a importância de transformadores bons, para entregarem a voltagem e corrente que as válvulas precisam para trabalhar na faixa correta e depois o sinal de qualidade não ter perdas na hora de enviar isso para o alto-falante.

De maneira geral, um transformador bom é um transformador eficiente, o que exige materiais de primeira qualidade (liga do imã e fios), além da mão de obra / customização.

Em tempo, acabei fazendo de novo com a Líder. Ficaram muito bons, continuo recomendando.

6. Roberto Leme

Roberto Leme Forista Registrado

7. marcoamf

marcoamf Veterano

8. Roberto Leme

Olá Marco, não eles, sou eu. Dimenciono / desenho / Mando enrolar e envio para seu endereço.

9. marcoamf

marcoamf Veterano

genial! Moro super perto, fica fácil ir buscar também.
    Em breve te mando as specs de um que vou precisar, é bom que você me ajuda a calcular.

10. Roberto Leme

Bacana Marco, é um prazer te conhecer. Estou como autonomo há alguns meses. Trabalhei 10 Anos na Stuio R (empresa de amplificadores profissionais) onde desses 10 anos 6 foram projetando trafos tanto toroidais como convencionais. Nos ultimos 3 anos passei por uma empresa onde meu foco passou a ser os valvulados e foi paixão imediata. Hoje faço projetos sob medidas para pessoas como voce, nada em larga escala. Tenho um parceiro muito bom em toroide e um em EI. Pro futuro bem breve estarei enrolando os convencionais, jah que estou montando uma bobinadeira.

jfonseca curtiu isso.

Compartilhe esta Página