Montar amp igual ao meu

Discussão em 'Montagem de Amplificadores' iniciado por BRUNO WAGNER PEREIRA DE SOUZA, 7/5/17.

1. BRUNO WAGNER PEREIRA DE SOUZA

BRUNO WAGNER PEREIRA DE SOUZA Forista Novato

Registro:
    20/9/14
    Likes Recebidos:
    5
    Pontos:
    3
    Olá.

Agradeço a todos a oportunidade.

Lerei com calma os posts correlatos e o livro do site.

Estou fazendo uma pergunta e gostaria que fossem indicadas leituras aqui do fórum e extra-fórum e claro sugestões a mais que vierem.

Eu comprei um amp do Mazzotti tem uns 2 anos. Ele veio com uma frequência chata, mãs simples de resolver - o Mazzotti nada toca, então não tem essas noções de nos músicos. Um cara da minha cidade resolveu o pbm.

O amp está exatamente como um Soldano, projeto original, e como um plexi. Funciona mt bem em volume baixíssimo, sem perder definição e harmônicos, não eh anasalado e as frequências mito bem definidas. Eu me sinto como possuindo um amp de uma marca renomada sem ter que ter pago por isso. O único "defeito" dele eh que soh tem um canal de eq. o clean dele mesmo pra um plexi eh lindo. Simplesmente lindo.

Pensei em fazer outro com mazzotti, mas hoje um amp como o meu ta uns 4k - o dobro do que paguei. Eu não tenho dinheiro pra isso e tb acho muito caro. não que o mazzotti não mereça, longe disso, muito pelo contrário - tb não gostaria de alongar nesse assunto, eh soh pra falar o motivo de eu não querer comprar.

Como eu tenho um gabinete 2x12 pensei em ter 2 amps pra mudar de canal ou tocar stereo. Um fica no clean e outro no hgain ou eqs de mesmo canal diferentes em stereo, pra dar uma tonalidade diferente em cada falante.

O circuito eh ponto a ponto. Pensei que possa ser fácil "copiar" tudo: medidas, componentes, etc. E como não tenho pressa, posso ir fazendo aos poucos, pra ficar o mais parecido possível. Tenho o esquema tb.

Será possível fazer isso pra um leigo? Deixem suas sugestões. Não entendo nada de eletrônica, mas sempre fui Bom aluno de matemática e física.
    Caso tenha jeito, deixem o material ou links ou sugestões outras disponíveis pra eu ler.

Abc e bgd Até então.

jfonseca curtiu isso.
  2. Bruno_Paleari

Bruno_Paleari Moderador

Registro:
    16/2/12
    Likes Recebidos:
    18
    Pontos:
    18
    Bruno, bom dia!

Tudo bem?

vamos ao seu caso, você pergunta se é possível copiar o projeto do Mazzotti: é parcialmente possível porém eu te pergunto: Seria legal fazer isso?

Não quero ser chato ou parecer rude mas, o trabalho que o projetista teve pra desenvolver o circuito que você tanto elogiou com certeza não foi pouco, e muito menos fácil, chego a dizer que o preço final do amplificador e bem baixo, quando se leva tudo isso em consideração. Para tal eu sugiro a você que ao invés de copiar o layout do Mazzotti, procure um layout famoso da internet que seja open source, isso vai possibilitar que você desenvolva um estudo e logo esteja pensando em modificações e também pensando em seus próprios circuitos ( nesse ponto você vai entender a minha crítica quanto a cópia).Garanto que você terá um amplificador excelente, se construído com componentes bons e montados com consistência, pra isso vc poderá contar com a ajuda de todos daqui do forum.

Agora, vamos sobre a possibilidade de um leigo fazer isso....Você tem que ter a noção que estará trabalhando com tensões altas que são potencialmente letais, um choque de amplificador não é brincadeira não!

Para isso eu sugiro que você estude um pouco de eletrônica, e que crie intimidade com montagem antes....se você quiser começar, de repente fazendo um pedal vai te introduzir nesse mundo com muito menos riscos, e estando seguro de repente da pra migrar para um amplificador.

Para qualquer outra dúvida, ou explicação, estamos a postos
    Um abraço
    Bruno Paleari

marfu curtiu isso.
  3. BRUNO WAGNER PEREIRA DE SOUZA

Registro:
    20/9/14
    Likes Recebidos:
    5
    Pontos:
    3
    Obgd Fonseca.

Vou fazer como vc disse quanto ao pedal e conhecer mais de eletrônica. Aos poucos vou conhecendo.

Quando ao amp, o projeto do Mazzotti tb eh copia. Ele copiou um modelo da Soldano, como falei. Eu pensei em copiar pq ele eh todo ponto a ponto, menos difícil de copiar. Também não quero ser chato e entendo vc, mas por lógica se formos seguir a risca esse pensamento, nem Fender - que inclusive pegou coisas de outros handmakers - nem Mesa poderíamos copiar. Eu gostaria de montar por conta Própria soh o circuito, os trafos eu compraria prontos.

Agradeço sua ajuda, vou me preparar e com o tempo e experiencia encaro esse projeto.

Em janeiro vou viajar pra fora e pegar um amp. To bem empolgado pra ter um setup stereo. Por isso que eu queira um igual.

Bgd e um forte abc.

Bruno_Paleari e marfu curtiram isso.
  4. BRUNO WAGNER PEREIRA DE SOUZA

Registro:
    20/9/14
    Likes Recebidos:
    5
    Pontos:
    3
    Correções:
    1 Peco perdão Bruno por te chamar Fonseca kkkkk. Sou meio desatento.

2 quem copiou foi Marshall da Fender, não Fender de alguém, pelo menos até onde eu saiba não.

Abc Brunao.

jfonseca e Bruno_Paleari curtiram isso.
  5. Bruno_Paleari

Bruno_Paleari Moderador

Registro:
    16/2/12
    Likes Recebidos:
    18
    Pontos:
    18
    Oi Bruno, boa tarde!

Me desculpe, mas tinha esquecido de te responder!

Sem problemas kra, chamar de Fonseca é elogio!!! kkkk

kra, sobre a minha resposta anterior, é legal explicar algumas coisas:

Falar sobre cópia de circuitos é algo muito delicado, ainda mais se partimos do famoso capítulo onde o Marshall copiou a Fender. A história nos conta que Leo Fender foi pioneiro em amplificadores Push/Pull usando a inversora de Schimitt, tornando que os amplificadores para instrumentos fossem mais viáveis e tal....e que Jim Marshall copiou o amplificador a pedido de um músico local.

Discutir as mínimas alterações empregadas por Marshall no circuito de Fender é um papo extenso, ainda mais se fomos abordar se de fato foi plágio ou não. O fato é que Marshall copiou o Fender, Vox copiou Marshall que copiou a Fender, a Soldano copiou algum deles, a Mesa Boogie também, a Bogner também e etc...

No frigir dos ovos, chego a concluir que não adianta reinventar a roda. O amplificador foi inventado por somente um e o resto foi adaptando, trazendo isso pras suas necessidades e objetivos, etc....

O mesmo acontece com os pedais por exemplo...todo fabricante tem sua versão de tube screamer.

Agora oque acontece é que cada montador tem suas características de montagem, sua escolha de tipos e variedades de componentes, e etc... isso trás a cada projetista seu "tempero" próprio. Cada um acaba inserindo em um determinado circuito coisas que julgam necessárias, ou removem coisas que não julguem importantes. Um amplificador é feito da soma de inúmeros fatores.

Foi nesse aspecto que disse a você que seria mais legal se você procurasse sair do padrão do Mazotti, e procurasse uma própria maneira mesmo que buscando lá na Soldano, ou outra que seja.

É um assunto bem denso e complexo, espero que você tenha conseguido me expressar um pouco melhor!

Sobre ao pedal eu acho uma excelente ideia, você acha por ai até mesmo placas prontas para montar o seu próprio. É uma experiencia muito legal!

Para qualquer coisa, estamos ai
    Bruno Paleari

jfonseca e Muchiutti curtiram isso.
  6. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    66
    Pontos:
    48
    Site:
    O @Bruno_Paleari disse tudo aí, @BRUNO WAGNER PEREIRA DE SOUZA - o que eu poderia acrescentar é que todos nós começamos do zero, então se tem essa curiosidade e tá afim de fazer o projeto, manda bala e conte com nosso fórum aí pra dar as dicas que soubermos dar. Só tem que ter os cuidados com a alta tensão, trabalhar com atenção e seguir as regrinas de segurança. De resto como já foi dito, é muito legal criar seu próprio amp! Abs.

Bruno_Paleari curtiu isso.

Compartilhe esta Página