Montar amp igual ao meu

Discussão em 'Montagem de Amplificadores' iniciado por BRUNO WAGNER PEREIRA DE SOUZA, Maio 7, 2017.

  1. BRUNO WAGNER PEREIRA DE SOUZA

    BRUNO WAGNER PEREIRA DE SOUZA Forista Registrado

    Olá.

    Agradeço a todos a oportunidade.

    Lerei com calma os posts correlatos e o livro do site.

    Estou fazendo uma pergunta e gostaria que fossem indicadas leituras aqui do fórum e extra-fórum e claro sugestões a mais que vierem.

    Eu comprei um amp do Mazzotti tem uns 2 anos. Ele veio com uma frequência chata, mãs simples de resolver - o Mazzotti nada toca, então não tem essas noções de nos músicos. Um cara da minha cidade resolveu o pbm.

    O amp está exatamente como um Soldano, projeto original, e como um plexi. Funciona mt bem em volume baixíssimo, sem perder definição e harmônicos, não eh anasalado e as frequências mito bem definidas. Eu me sinto como possuindo um amp de uma marca renomada sem ter que ter pago por isso. O único "defeito" dele eh que soh tem um canal de eq. o clean dele mesmo pra um plexi eh lindo. Simplesmente lindo.

    Pensei em fazer outro com mazzotti, mas hoje um amp como o meu ta uns 4k - o dobro do que paguei. Eu não tenho dinheiro pra isso e tb acho muito caro. não que o mazzotti não mereça, longe disso, muito pelo contrário - tb não gostaria de alongar nesse assunto, eh soh pra falar o motivo de eu não querer comprar.

    Como eu tenho um gabinete 2x12 pensei em ter 2 amps pra mudar de canal ou tocar stereo. Um fica no clean e outro no hgain ou eqs de mesmo canal diferentes em stereo, pra dar uma tonalidade diferente em cada falante.

    O circuito eh ponto a ponto. Pensei que possa ser fácil "copiar" tudo: medidas, componentes, etc. E como não tenho pressa, posso ir fazendo aos poucos, pra ficar o mais parecido possível. Tenho o esquema tb.

    Será possível fazer isso pra um leigo? Deixem suas sugestões. Não entendo nada de eletrônica, mas sempre fui Bom aluno de matemática e física.
    Caso tenha jeito, deixem o material ou links ou sugestões outras disponíveis pra eu ler.

    Abc e bgd Até então.
     
    jfonseca curtiu isso.
  2. Bruno_Paleari

    Bruno_Paleari Moderador

    Bruno, bom dia!

    Tudo bem?

    vamos ao seu caso, você pergunta se é possível copiar o projeto do Mazzotti: é parcialmente possível porém eu te pergunto: Seria legal fazer isso?

    Não quero ser chato ou parecer rude mas, o trabalho que o projetista teve pra desenvolver o circuito que você tanto elogiou com certeza não foi pouco, e muito menos fácil, chego a dizer que o preço final do amplificador e bem baixo, quando se leva tudo isso em consideração. Para tal eu sugiro a você que ao invés de copiar o layout do Mazzotti, procure um layout famoso da internet que seja open source, isso vai possibilitar que você desenvolva um estudo e logo esteja pensando em modificações e também pensando em seus próprios circuitos ( nesse ponto você vai entender a minha crítica quanto a cópia).Garanto que você terá um amplificador excelente, se construído com componentes bons e montados com consistência, pra isso vc poderá contar com a ajuda de todos daqui do forum.

    Agora, vamos sobre a possibilidade de um leigo fazer isso....Você tem que ter a noção que estará trabalhando com tensões altas que são potencialmente letais, um choque de amplificador não é brincadeira não!

    Para isso eu sugiro que você estude um pouco de eletrônica, e que crie intimidade com montagem antes....se você quiser começar, de repente fazendo um pedal vai te introduzir nesse mundo com muito menos riscos, e estando seguro de repente da pra migrar para um amplificador.


    Para qualquer outra dúvida, ou explicação, estamos a postos
    Um abraço
    Bruno Paleari
     
    marfu curtiu isso.
  3. BRUNO WAGNER PEREIRA DE SOUZA

    BRUNO WAGNER PEREIRA DE SOUZA Forista Registrado

    Obgd Fonseca.

    Vou fazer como vc disse quanto ao pedal e conhecer mais de eletrônica. Aos poucos vou conhecendo.

    Quando ao amp, o projeto do Mazzotti tb eh copia. Ele copiou um modelo da Soldano, como falei. Eu pensei em copiar pq ele eh todo ponto a ponto, menos difícil de copiar. Também não quero ser chato e entendo vc, mas por lógica se formos seguir a risca esse pensamento, nem Fender - que inclusive pegou coisas de outros handmakers - nem Mesa poderíamos copiar. Eu gostaria de montar por conta Própria soh o circuito, os trafos eu compraria prontos.

    Agradeço sua ajuda, vou me preparar e com o tempo e experiencia encaro esse projeto.

    Em janeiro vou viajar pra fora e pegar um amp. To bem empolgado pra ter um setup stereo. Por isso que eu queira um igual.

    Bgd e um forte abc.
     
    Bruno_Paleari e marfu curtiram isso.
  4. BRUNO WAGNER PEREIRA DE SOUZA

    BRUNO WAGNER PEREIRA DE SOUZA Forista Registrado

    Correções:
    1 Peco perdão Bruno por te chamar Fonseca kkkkk. Sou meio desatento.

    2 quem copiou foi Marshall da Fender, não Fender de alguém, pelo menos até onde eu saiba não.

    Abc Brunao.
     
    jfonseca e Bruno_Paleari curtiram isso.
  5. Bruno_Paleari

    Bruno_Paleari Moderador

    Oi Bruno, boa tarde!

    Me desculpe, mas tinha esquecido de te responder!

    Sem problemas kra, chamar de Fonseca é elogio!!! kkkk

    kra, sobre a minha resposta anterior, é legal explicar algumas coisas:

    Falar sobre cópia de circuitos é algo muito delicado, ainda mais se partimos do famoso capítulo onde o Marshall copiou a Fender. A história nos conta que Leo Fender foi pioneiro em amplificadores Push/Pull usando a inversora de Schimitt, tornando que os amplificadores para instrumentos fossem mais viáveis e tal....e que Jim Marshall copiou o amplificador a pedido de um músico local.

    Discutir as mínimas alterações empregadas por Marshall no circuito de Fender é um papo extenso, ainda mais se fomos abordar se de fato foi plágio ou não. O fato é que Marshall copiou o Fender, Vox copiou Marshall que copiou a Fender, a Soldano copiou algum deles, a Mesa Boogie também, a Bogner também e etc...

    No frigir dos ovos, chego a concluir que não adianta reinventar a roda. O amplificador foi inventado por somente um e o resto foi adaptando, trazendo isso pras suas necessidades e objetivos, etc....

    O mesmo acontece com os pedais por exemplo...todo fabricante tem sua versão de tube screamer.

    Agora oque acontece é que cada montador tem suas características de montagem, sua escolha de tipos e variedades de componentes, e etc... isso trás a cada projetista seu "tempero" próprio. Cada um acaba inserindo em um determinado circuito coisas que julgam necessárias, ou removem coisas que não julguem importantes. Um amplificador é feito da soma de inúmeros fatores.

    Foi nesse aspecto que disse a você que seria mais legal se você procurasse sair do padrão do Mazotti, e procurasse uma própria maneira mesmo que buscando lá na Soldano, ou outra que seja.

    É um assunto bem denso e complexo, espero que você tenha conseguido me expressar um pouco melhor!

    Sobre ao pedal eu acho uma excelente ideia, você acha por ai até mesmo placas prontas para montar o seu próprio. É uma experiencia muito legal!

    Para qualquer coisa, estamos ai
    Bruno Paleari
     
    jfonseca e Muchiutti curtiram isso.
  6. jfonseca

    jfonseca Valvulados.com

    O @Bruno_Paleari disse tudo aí, @BRUNO WAGNER PEREIRA DE SOUZA - o que eu poderia acrescentar é que todos nós começamos do zero, então se tem essa curiosidade e tá afim de fazer o projeto, manda bala e conte com nosso fórum aí pra dar as dicas que soubermos dar. Só tem que ter os cuidados com a alta tensão, trabalhar com atenção e seguir as regrinas de segurança. De resto como já foi dito, é muito legal criar seu próprio amp! Abs.
     
    Bruno_Paleari curtiu isso.

Compartilhe esta Página