Modificando um JCM para 2 canais

Registro
16/2/12
Aprovações
17
Pontos
18
Pessoal do fórum, boa tarde!

Rapaziada é o seguinte ... tem um tempo que estou quebrando a cabeça aqui com um sistema que estou tentando desenvolver em cima de um JCM800, e preciso de algumas dicas de vocês.

A princípio minha missão é converter um JCM800 (2204) clássico em um amp com 2 canais, equalização compartilhada, porém usando somente 2 válvulas antes da inversora e até agora depois de muitos testes não tive êxito.

Já tentei trabalhar modificando os catodos dos dois primeiros triodos, de uma forma que um triodo ficasse funcionando como um crunch, enquanto o segundo era chaveado por um relê, que entrava empurrando o primeiro (de forma similar as entradas HI e LOW do JCM), porém as diferenças de volumes são muito discrepantes (oque era de certa forma esperado).

Agora estou pensando em utilizar as os 4 triodos porém criar um chaveamento que alterne entre 2 potenciômetros para ganho, e mais dois para máster, porém temo o POP, que muitas vezes é complicado de remover.

Estou anexando a esse post o sistema de chaveamento que eu desenvolvi (sei que nesse desenho a chave está desenhada invertida, já detectei e corrigi essa função).

Será que alguém tem uma sugestão de uma solução para esse problema que eu inventei?

Edição : não consegui anexar a imagem do esquema, mas logo posto ela aqui

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Oi Bruno. Não poderia usar um segundo relê acionado pela mesma lógica do primeiro, que acionaria uma malha de compensação pra abaixar o nível do sinal depois do C5??

Aí você deixa o estágio adicional saturar a o segundo triodo, mas abaixa o nível do sinal de saída?

Outra coisa que poderia fazer com um segundo relê é desligar os capacitores de catodo. Por exemplo, naquele estágio que tem o resistor de 10k, se tirar o cap de 2u2 o ganho vai cair drasticamente.

O bom de mexer nos catodos é a baixa tensão, pode usar qq relê.

Registro
16/2/12
Aprovações
17
Pontos
18
Zé, boa noite!!

Essa malha de compensação que você diz, seria colocar um resistor de 100 ou 150K em série entre C5 e R9?

Na verdade eu já removi esse capacitor de 2u2, pois com ele o sinal vinha muito forte e as valvulas só assoviavam!

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Zé, boa noite!!

Essa malha de compensação que você diz, seria colocar um resistor de 100 ou 150K em série entre C5 e R9?

Na verdade eu já removi esse capacitor de 2u2, pois com ele o sinal vinha muito forte e as valvulas só assoviavam!
Oi Bruno, a idéia era fazer um divisor de tensão entrar na malha quando acionasse o relê. Não sei bem os valores, teria que testar na bancada para deixar as saídas com e sem o boost balanceadas. O divisor de tensão ou tirar os capacitores do catodo, tanto faz, algum atenuador para quando acionar o relê do boost. Seria experimentar com um 2o relê. Abraço.

Registro
16/2/12
Aprovações
17
Pontos
18
Amigo, Zé obrigado pela ajuda!

Estou pensando em modificar bastante essa ideia.....pra falar a verdade eu me decepcionei com alguns fatores do JCM800....independente de modificá-lo ou não para os dois canais.

Quando percebi que minhas ideias não tiveram o efeito que esperava, tratei de voltar o circuito para o original, e parti para modelá-lo daí!

Notei no JCM alguns pontos que são interessantes....

Em primeiro é o fato de que o timbre dele só "enche" quando o volume está bastante alto, com o ganho na metade os graves são poucos presentes, outro fator é a questão dos agudos que estão sempre bastante presentes. Acredito que isso ocorra por conta da combinação 2k7/680nF no primeiro catodo junto com o segundo catodo sem capacitor!

Em segundo lugar, a atuação do equalizador não chegou onde eu queria.

Tenho lido algumas coisas sobre esse circuito e os marshall em geral e pelo que notei, os plexis realmente tem essas características, confere?

Enquanto isso vou tentar inventar mais alguma coisa em cima dessa ideia com 2 canais, de repente fazer algo estilo JTM, usando Bright e Normal como dois canais chaveáveis, ou adicionar um clip de diodo como nos JCM800 mais modernos!

vamos vendo onde chegamos! kkk