Modificando o Nitrous Drive Reverb 15W

Discussão em 'Amplificadores' iniciado por Vitoretti, 4/11/11.

1. Vitoretti

Vitoretti Vitoretti

Registro:
    30/9/08
    Likes Recebidos:
    14
    Pontos:
    8
    Aí galera do fórum bz?
    Resolvi fazer outro post para ver se consigo deixar o som do meu Nitrous Drive Reverb 15W com um som melhor, até o TII estar pronto [haja grana!!!!!!!!!!].:blush:

Características Principais:

- Potência: 15 watts RMS
    - 01 Entrada/Conexão para guitarra com sensibilidade de 100mV
    (alta impedância)
    - 01 Falante de 8"
    - Dois canais: Clean (Limpo) e Drive (Distorção)
    - Saída para fone de ouvido
    - Saída de linha para ligação em mesa de som (Mixer)
    - Peso: 6.4 Kg
    - Dimensões: 370 x 340 x 220 mm

A guitarra que eu uso atulamente é uma Sttag mod PRS [com braço colado] com caps Sergio Rosar Heart Brake (N), Rock King (B), com estes caps deu uma melhorada considerável no som ;), visto que os caps originais desta guitarra tinham uma saída muito alta.

Principais problemas:

- o timbre está agudo demais e com pouco peso nos graves [vou ser sincero até hoje não sei mexer direito nos médios]

No manual diz [pra ser sincero não notei nenhuma mudança]:

"Os controles de equalização não alteram as freqüências. Na verdade, esses controles alteram o volume das freqüências de grave, médio e agudo. Algumas dessas freqüências pode distorcer o som do aparelho. Como são volumes das freqüências de grave, médio e agudo, podem ocorrer em algumas situações uma freqüência encobrir o som da outra.Quando quiser aumentar o agudo, diminua o grave e o médio."

- o amp no clean fica com um ruído de fundo mesmo se ter uma guitarra ligada nele [não vou nem comentar qd a distorção é acionada]
    - mesmo com o pot de vol do reverb no zero ainda se nota o reverb digital atuando pouco.
    - todos cap eletrolíticos conseguem ser piores que os ching-lings que eu já conhecí [e olha que eu lido com manuteção de PC e já cada fonte!!!Vai vendo aí!!!]
    - alguns pot estão com sinais de corrosão.

Projeto

Há no post da handmade uma modificação no Nitrous Drive 15W [não Nitrous Drive Reverb 15W] em que um usuário o converteu em um Marshal 15W [http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1180.0].

"sei que muita gente tem esse cubo em casa
    o esquema eletrico dele é o mesmo do marshall 15
    http://www.4shared.com/document/kTVD30qi/Marshall_Ampli.html
    a meteoro modificou algumas coisas no pre-amp deixando com um timbre muito ruim
    voce vai trocar apenas 2 compontes

R17 do ( marshall ) é de 100k
    R17 do ( meteoro ) é de 390k ligado em paralelo com um capacitor de 470pf
    CI do ( marshall ) é o 1458
    CI do ( meteoro ) é o LF453
    voce pode usar tabem o 4558, TL072 qualquer dual op amp
    ( o 4558 é o que mais me agradou )
    bem qualquer duvida é so responde o topico"

Meu projeto é o seguinte:

- trocar todos os caps eletrolícos por caps de melhor qualidade;
    - trocar os resistores por resistores de filme metálico;
    - fazer este mod pra ver se resulta num timbre melhor [no meu amp o CI é um TL072 na cagada um colega meu conseguiu um JRC4558D]
    - trocar o falante de 8” por um de 12” 30W

Pergunta:
    - será que melhora?:huh:
    - há mais modificações que possam ser feitas?:(

[attachment=83] [attachment=84] [attachment=85] [attachment=86]
    [attachment=87] [attachment=88] [attachment=89] [attachment=90] [attachment=91] [attachment=92] [attachment=93] [attachment=94] [attachment=95] [attachment=96] [attachment=97] [attachment=98] [attachment=99] [attachment=100]

Arquivos Anexados:

2. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    65
    Pontos:
    48
    Site:
    Vitoretti, mesmo antes de começar a modificar o amp sua documentação já é melhor que qualquer review desse Meteoro que tem por aí. Valeu aí por compartilhar conosco, foi uma trabalheira aí postar todas essas fotos de qualidade.

Vamos lá.

JRC4558D
    Sobre o chip 4558, esses SMD com nome JRC4558D não são os antigos, do TS808.

São esses aqui:
    http://br.mouser.com/Semiconductors/Amplifier-ICs/Op-Amps/_/N-4h00g?P=1z0yz4q&Keyword=njm4558&FS=True

A maioria desses NJM ainda vem com "JRC" impressos na carcaça, são exatamente o mesmo chip(mas cuidado pra não estragar a ilusão de quem paga R$ 1000 por um tube screamer só porque tem esse chip). Com R$ 34 você compra 100 deles aqui mesmo na Tupiniquilandia.

Ruído mesmo sem guitarra
    Alterando quais controles o ruido muda? Mexendo no equalizador o ruído se altera?

Timbre agudo demais
    Experimenta este mod. Gostaria de saber se é um passo no caminho certo ou não. No lugar do C5(22n) na entrada do TDA2030, coloque um cap de 100nF. Antes desse cap, um outro cap de 1nF para o terra, assim:
    [attachment=101]

Outros comentários
    Tentativa da meteoro de aumentar o ganho, tentando compensar qualquer instabilidade ou timbre muito gritante, matando agudos via capacitor de 470pF.

O motorola 1458 é um ci mais sofisticado que o LF453, e usa BJT no lugar de FET.

O 4558 é mais próximo do 1458 original da Marshall que o 072. Na prática podemos tirar e colocar qualquer opamp com essa pinagem aí, mas o circuito responde de forma bem diferente a opamps baseados em FET e BJT. As versões FET costumam ser mais rápidas, mas o BJT parece ter um mojo especial pra guitarra...

Arquivos Anexados:

3. Rafael Espinoza

Rafael Espinoza Forista Novato

Registro:
    31/8/11
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    0
    Olha, da parte eletrônica sou totalmente leigo, mas desconfio que só a troca do falante deve dar uma boa diferença no timbre, principalmente se for um falante bom...

4. Vitoretti

Vitoretti Vitoretti

Registro:
    30/9/08
    Likes Recebidos:
    14
    Pontos:
    8
    Fonseca, blz? Valeu pelas respostas dadas.
    Bem vamos lá.

Alterando quais controles o ruido muda? Mexendo no equalizador o ruído se altera?

Fiz o seguinte teste:

Sem guitarra:
    Ctrl Boost - 0 / Master Volume - 5 - com ruído alto.
    Ctrl Boost - 0 / Master Volume - 10 - ruído diminuiu bastante.
    Ctrl Boost - 2 / Master Volume - 10 - ruído diminuiu bastante.
    A equalização não modificou em nada o ruído.

Com guitarra:
    Ctrl Boost - 0 / Master Volume - 5 - com ruído alto.
    Ctrl Boost - 0 / Master Volume - 10 - ruído diminuiu bastante.
    Ctrl Boost - 2 / Master Volume - 10 - ruído diminuiu bastante.
    A equalização não modificou em nada o ruído.
    Mais a timbragem da guitarra com o MV 10 e Boost 2 foi assutadoramente melhor, mais teria que fazer uma avaliação mais devagar já que fiz isto ontem lá pelas 23:00.

O motorola 1458 é um ci mais sofisticado que o LF453, e usa BJT no lugar de FET.

Eu achei este CI http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_8534_4689_Circuito-Integrado-LM1458N.

Experimenta este mod. Gostaria de saber se é um passo no caminho certo ou não. No lugar do C5(22n) na entrada do TDA2030, coloque um cap de 100nF. Antes desse cap, um outro cap de 1nF para o terra, assim:

Ainda não fiz este mod, vou tentar ainda esta semana e te falo.

5. Vitoretti

Vitoretti Vitoretti

Registro:
    30/9/08
    Likes Recebidos:
    14
    Pontos:
    8
    Rafael, blz aí? Valeu pelo toque, mais primeiro eu vou fz todas as tentativas com o AF de 8"

Fonseca, mais uma leva.

JRC4558D - Sobre o chip 4558, esses SMD com nome JRC4558D não são os antigos, do TS808.
    O CI do qual eu te falei é este aí da foto da uma olhada

Arquivos Anexados:

6. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    65
    Pontos:
    48
    Site:
    Rafael, a dica de trocar o falante é uma boa, mas tem que ver se o Vitoretti vai investir no Nitrous Drive ou se vai só dar uma "guaribada" nele pra segurar aí mais um tempo até o Tremendão falar.

Vitoretti, eu não tenho certeza, sabe que meu negócio são mais as válvulas né rss, mas acho que os JRC4558 antigos não tinham 5 digitos na data. Acho que esse JRC aí é da foto um NJM4558, mas não manjo do código de data pra te falar de quando é.

O 1458 que você achou na Multcomercial vai funcionar bacana, por 80 centavos vale a pena arriscar, mas o frete vai encarecer. Não tem uma eletrônica acessivel por aí?

O ruido diminuir com o aumento do volume pode ser potenciometro ruim, com a ligação ao terra comprometida do volume 1 ao 5. Tenta jogar um pouco de alcool isopropilico no pot master e girar ele pra lá e pra cá.

Volume 10 às 11 horas da noite é receita pra encrenca mesmo ;)

7. Vitoretti

Vitoretti Vitoretti

Registro:
    30/9/08
    Likes Recebidos:
    14
    Pontos:
    8
    Bem galera, boa noite

Após um bom tempo sem postar vou repassar a vcs o resusltado de algumas modificações pra este amp.

- Troquei o resistor de 390k por um de 100 k e retirei o cap de 457pF, esse mod realmente funciona o som mudou radicalmente pode fazer com tranquilidade.
    - Tbm troquei todos os cap inclusive os da fonte o som tbm deu uma melhorada e o ruído tbm melhorou, faça sem medo.
    - Troquei o af de 8" por um de 10" da pignoise de 50 W o som ficou muito bom.

Bom com essa modificações vc terá um amp bem melhor e com um custo benefício muito bom.
    Mais já aviso de cara nunca será igual a um amplicador de boa qualidade com essa potência.
    Se vc puder, guarde uma grana e compre um marshal, fender ou até mesmo um da peavy.
    Recentemente eu adquiri um da peavy de 15W com um af de 8" o som é um absurdo e tudo funciona direito.

Bem galera é isso espero que eu tenha ajudado.
    Abçs a todos.

Compartilhe esta Página