Modificação Meteoro Dynamic MGV30

Discussão em 'Amplificadores' iniciado por Senndry Fernandes de Souza, Fevereiro 9, 2015.

1. Senndry Fernandes de Souza

Senndry Fernandes de Souza Forista Registrado

Amigos, este é o meu primeiro tópico no valvulados.com. Comprei recentemente um amplificador Meteoro Dynamic MGV 30, sendo este o meu primeiro amplificador valvulado. Testei bem ele e gostei muito dos som dele, principalmente do canal Clean. Observei que as válvulas de pré são 6BQ7, e as de power 6l6. Esse mesmo amplificador continua em produção e atualmente utiliza válvulas 12ax7 no pré. Vi em alguns outros fóruns, fora do valvulados.com, que essas válvulas não são mais fabricadas, e que trata-se de um componente usado para outro fim, como nos seletores VHF de televisores. Gostaria de saber se é possível utilizar válvulas 12ax7 nesse amplificador, sem precisar fazer alguma modificação drástica no projeto.

Desde já, muito obrigado.

2. Muchiutti

Muchiutti Membro Efetivo

Olá Senndry.
    Em primeiro lugar, por qual motivo quer fazer tal modificação? (Não liga muito pra essa pergunta não, foi mais por curiosidade. Eu mesmo já modifiquei um monte de equipamentos sem qualquer motivo... rs)
    Não conheço este amplificador da meteoro e também nunca tive contato com essa válvula 6BQ7, mas dei uma olhada no datasheet dela, mais especificamente de uma RCA.
    A pinagem é semelhante, mas não igual. A calefação da 6BQ7 é somente em 6.3v e está entre os pinos 4 e 5, e existe uma ligação de shield no pino 9. Ao substituir por uma 12AX7 seria necessário desaterrar o pino 9 e chegar nele com a linha do pino 4 ou 5, na linha que sobrar fazer um jumper entre os pinos 4 e 5 do soquete. O transformador daria conta tranquilamente pois a 6BQ7 consome 400mA de calefação enquanto a 12AX7 consome 300mA ligada com os filamentos em paralelo.
    A tensão de placa da 6BQ7 é de 150v. Serve também para 12AX7, que funciona de 100v a 250v (até 300v as mais novas ainda aguentam), mas aí terá excesso de distorção no sinal. Quanto mais alta a tensão de placa mais limpo será o sinal. Se quiser som limpo com a 12AX7 vai precisar trocar o transformador.
    Alterar os resistores de placa, grade e catodo (Isso já não tenho certeza pois não conheço o circuito desse MGV 30).
    A 6BQ7, segundo o datasheet, possui baixa capacitância em relação à 12AX7, então ela é mais aguda. Se substituir terá, muito provavelmente, um som mais grave. Daqui pra frente precisaria de mais alterações para "clarear" o som.
    Ainda tem o fato da 6BQ7 possuir um ganho médio (mu 35/40), enquanto que a 12AX7 possui ganho elevado (mu 80/100), precisa ver se é isso mesmo que quer.
    Se a alteração é pelo fato dessas 6BQ7 não serem mais produzidas, primeiro espera essas válvulas de pré acabarem (vai levar um bom tempo) e então sim pensa nisso.

Infelizmente meu pouco conhecimento não permite que eu ajude com mais informações, mas aqui pelo fórum (andei lendo bastante coisa por aqui) tem gente muito fera e com vastos conhecimento e experiência. Com certeza poderão nos dar maiores informações, assim a gente aprende junto.

Abraço

3. Senndry Fernandes de Souza

Gostaria de modificar o amplificador pra conseguir um drive melhor dele. Nas bases ele soa bem, mas pra solo acredito que falta um pouco. De qualquer forma eu não quero sacrificar o clean dele. Outro ponto é a questão das válvulas que não são mais fabricadas, se de repente eu não encontrá-las  mais para repor vou acabar ficando "descalço". Futuramente vou investir num falante, estou entre Celestion ou Jensen, mas isso vai ser outro assunto...

4. Muchiutti

Muchiutti Membro Efetivo

Entendi.
    No caso aí, pra poder lhe ajudar melhor, preciso dar uma olhada no circuito desse amp, vou procurar na WWW mais tarde. Se o circuito seguir o padrão da maioria dos amps então a V1 é a válvula do canal clean, a V2 do canal drive e a V3 inversora.
    Pode se aventurar a fazer essa modificação apenas na V2, utilizando resistores com valores padrão para um pré com 12AX7. Isso com certeza vai pedir alguma alteração posterior nesses resistores, para equilibrar o timbre e ganho. Lembrando que vai precisar de um trafo adicional para fornecer a tensão para a placa dessa 12AX7.
    Como a alimentação de placa de uma única 12AX7 não demanda muita corrente pode tentar adaptar (gambiarra) um "puxado" do secundário HT que tem nesse trafo original e que é utilizado pelas válvulas do Power.

5. Senndry Fernandes de Souza

Vou esperar ele sair da garantia de fábrica pra aventurar nessas modificações. Até mesmo pela falta de conhecimento técnico, pois ainda estou no início dos estudos sobre eletrônica. Futuramente tentarei construir um amplificador baseado no circuito Fender Champ...

Compartilhe esta Página