Meteoro MGV30

Bruno_Paleari

Moderador
Registro
16/2/12
Aprovações
17
Pontos
18
Pessoal, boa noite!

Tenho aqui na minha bancada um Meteoro MGV30, que tem um grande histórico de problemas!

Esse "indivíduo" aqui já foi algumas vezes para a fábrica com alguns defeitos, e depois de algumas indas e vindas o problema foi resolvido.

Porém um ano e meio após essa ultima viagem, ele apresentou novamente defeito!

O amplificador apresenta o som rachado, com o ganho mais alto chega a parecer um fuzz!
O pré está OK, pois testamos ele através de um loop de outro amplificador, sendo assim o problema está da inversora pra frente.
No início suspeitei de alguma solda fria ou algo assim, por isso fiz uma limpeza nos soquetes, e refiz as soldas dos mesmos.
As tensões estão todas OK, não há nenhum indício de problema com elas. Nenhum capacitor está estranho, ja fiz de tudo aqui!!kkkk

Alguém tem alguma sugestão?

Muchiutti

Forista Ativo(a)
Registro
2/2/15
Aprovações
18
Pontos
8
Boa noite, Bruno.
Recentemente um amigo aqui do fórum teve um problema de fuzz num amp da AX84 que ele construiu. Adivinhe... Problemas com o BIAS da válvula de power.
Se tiver algumas sobrando aí aconselho fazer a troca e testar.
Verifique também os resistores da seção do power, alguns apresentam alteração quando trabalham em HT.

Mantenha a gente informado da evolução.

Abraço

Bruno_Paleari

Moderador
Registro
16/2/12
Aprovações
17
Pontos
18
Boa noite Muchiutti!

Eu acompanhei de perto o tópico do marcoanf, ja fiz o teste com outras válvulas e o problema persistiu!
Quanto aos resistores também aparentam estar OK!

De qualquer forma, obrigado pela resposta!

Kronenberg

Forista Registrado(a)
Registro
4/8/15
Aprovações
10
Pontos
3
Eu sugiro que, usando um multímetro na escala de ohms, verifique a continuidade das trilhas que saem dos pinos das válvulas até o ponto onde elas terminam, principalmente, nas duas de potência, pois como essas válvulas esquentam muito, as vezes uma ou outra trilha pode subir e ocasionar um mal contato.

Bruno_Paleari

Moderador
Registro
16/2/12
Aprovações
17
Pontos
18
kronenberg, boa tarde!

Eu segui as trilhas, tanto com o teste sonoro, quanto com a escala de resistência!

Ja fui "tapeado" por esse truque antes em outro amp!

Muito obrigado pela sugestão!

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
opa, fui citado aqui!
Realmente o problema no caso do AX84 era a válvula. Acredito que eu não tenha causado o dano, mas me levou a pensar que o problema estava no circuito.
(a propósito estou falando com a Itelycom e vão fazer um laudo e possivelmente trocar).

Bruno, tem como testar se o transformador de saída dele está bom? Vai ver ligaram sem carga, coisa assim, arrebentaram o transf de saída e ele dá esse problema sem ter nada visível.

Kronenberg

Forista Registrado(a)
Registro
4/8/15
Aprovações
10
Pontos
3
Só que mesmo sem carga o transformador de saída não se danifica instantaneamente, leva algum tempo pra isso acontecer...

Bruno_Paleari

Moderador
Registro
16/2/12
Aprovações
17
Pontos
18
Marco, eu testei com outras válvulas, e nada....e já detectei que o problema é da inversora pra frente!.....vamos que vamos kkkk

O que o Kronenberg disse tem muito sentido pois nesse amp o conector dos falantes é de difícil acesso, então não deve ter sido removido não!

Estou suspeitando que seja os transformadores, mas vou investigar mais....li em algum lugar sobre o mesmo amp, com o mesmo problema e no final das contas era o transformador!.....vamos ver.....vou tentar contato com o pessoal da meteoro, eles costumam ser prestativos.....vamos ver....