Mesa Boogie Rectoverb 25

mleiroz

Forista Registrado(a)
Registro
31/1/15
Aprovações
0
Pontos
1
Boa Tarde a todos! Recentemente comprei um Mesa Boogie Rectoverb25 usado, e gostaria de saber se podem me ajudar com algumas duvidas!

Primeiramente, saber sobre tempo de válvulas, como peguei usado, não faço ideia de quanto tempo tem as válvulas dele, só sei que o ano de fabricação é 2013!as duvidas seriam EL84 e 12ax7 quanto velhas, chegam a perder timbre ou volume ou ate mesmo deixar o som embolado? Vale a pena trocas as válvulas mesmo sem saber o tempo de uso?

Outra questão seria sobre a ligação, tenho uma caixa Orange com 2 Vintage30 ligados em paralelo , com 16Ohms, e no Rectoverb, tenho apenas duas saidas de 4Ohms e uma de 8 Ohms. qual seria a melhor ligacao para essa caixa no amp? mudar de paralelo para serie e ligar em 4ohms ou ligo a caixa na saida de 8Ohms? existe alguma alteracao no som ou volume com essas diferencas de impedancia?

muito obrigado
Mauricio Leiroz

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
85
Pontos
28
É complicado adivinhar se as válvulas estão desgastadas ou não.
O melhor tipo de teste para as EL84 é com um testador de válvulas, que faça o teste de emissão. Pouca gente possui esse aparelho.
As 12ax7, pela minha observação, trabalha bem mesmo que bem usada. Só vejo sendo substituída quando pára mesmo de funcionar. Isso pode levar décadas.

Se sua caixa tem 2 falantes de 16ohms em paralelo, significa que terá 8ohms de impedância. Então ligue ela na saída de 8ohms do amplificador.

mleiroz

Forista Registrado(a)
Registro
31/1/15
Aprovações
0
Pontos
1
Matec, muito obrigado pela ajuda ....sobre as válvulas estou pensando em trocar somente as de power a princípio, vc indica alguma marca ? Ou original mesa mesmo ? ....

Quanto a caixa, me desculpe, acabei passando a informação errada .... a caixa tem 2 falantes de 8ohms ligados em série, tem 16ohm originalmente ! Como ela tem 16ohms, ligando na saída de 8ohms perde muita potência ou altera o som ? Ou vale mais ligar em paralelo e usar a saída de 4ohms do amp ?
Muito obrigado mais uma vez !

mleiroz

Forista Registrado(a)
Registro
31/1/15
Aprovações
0
Pontos
1
É complicado adivinhar se as válvulas estão desgastadas ou não.
O melhor tipo de teste para as EL84 é com um testador de válvulas, que faça o teste de emissão. Pouca gente possui esse aparelho.
As 12ax7, pela minha observação, trabalha bem mesmo que bem usada. Só vejo sendo substituída quando pára mesmo de funcionar. Isso pode levar décadas.

Se sua caixa tem 2 falantes de 16ohms em paralelo, significa que terá 8ohms de impedância. Então ligue ela na saída de 8ohms do amplificador.

Matec, muito obrigado pela ajuda ....sobre as válvulas estou pensando em trocar somente as de power a princípio, vc indica alguma marca ? Ou original mesa mesmo ? ....

Quanto a caixa, me desculpe, acabei passando a informação errada .... a caixa tem 2 falantes de 8ohms ligados em série, tem 16ohm originalmente ! Como ela tem 16ohms, ligando na saída de 8ohms perde muita potência ou altera o som ? Ou vale mais ligar em paralelo e usar a saída de 4ohms do amp ?
Muito obrigado mais uma vez !

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
85
Pontos
28
Olá. Se você encontrar as Mesa Boogie talvez seja melhor. Sei que as JJ são boas, mas muitos reclamam que elas deixam o som mais agudo. Existem também as Sovtek, mas não sei como fica o som aí no seu amplificador.

Já que a impedância da caixa é 16ohms, se você ligar na saída de 8ohms, você vai perder potência. O melhor é ligar os falantes em paralelo, deixando a caixa em 4ohms, e ligar na saída de 4ohms do amplificador. Que me conste, não há alteração no timbre. Nesse caso, quem manda no timbre são os próprios falantes.

mleiroz

Forista Registrado(a)
Registro
31/1/15
Aprovações
0
Pontos
1
Olá. Se você encontrar as Mesa Boogie talvez seja melhor. Sei que as JJ são boas, mas muitos reclamam que elas deixam o som mais agudo. Existem também as Sovtek, mas não sei como fica o som aí no seu amplificador.

Já que a impedância da caixa é 16ohms, se você ligar na saída de 8ohms, você vai perder potência. O melhor é ligar os falantes em paralelo, deixando a caixa em 4ohms, e ligar na saída de 4ohms do amplificador. Que me conste, não há alteração no timbre. Nesse caso, quem manda no timbre são os próprios falantes.
Entendi amigo , me indicaram tbm uma válvula chamada TAD tubes premium , da dr z .....escutei falar muito bem, mas como vc disse, acho que tentarei as Mesa Boogie, pois por serem originais, em tese foram feitas pra rodar bem com elas !

Quanto a impedância tecnicamente, exatamente o que vc falou sobre perder potência, eu de curiosidade, testei a caixa com 16ohms ligada em 8ohms, e 4ohms em 4 ohms, honestamente não vi diferença, apenas deu a impressão que a resposta ficou um pouco mais agressiva ligada em 4ohms! Mas de qualquer forma muito obrigado mais uma vez !!

marfu

Veterano
Registro
29/9/16
Aprovações
42
Pontos
28
CAmarada.
Não troque as válvulas antes de uma revisão na fonte.
É comum proprietario trocar valvulas , enquanto que os problemas são outros e persistem.

mleiroz

Forista Registrado(a)
Registro
31/1/15
Aprovações
0
Pontos
1
CAmarada.
Não troque as válvulas antes de uma revisão na fonte.
É comum proprietario trocar valvulas , enquanto que os problemas são outros e persistem.

Entendi irmão .... no meu caso o amplificador não apresenta nenhum problema, seria mais a troca preventiva mesmo ! Trocaria apenas por tempo de uso, esse amp é de 2013 e diz o antigo dono que nunca trocou válvulas, e realmente as válvulas são todas originais !

Eu deixaria as de Pre e trocaria apenas as de power !
Acha que não vale a pena ?

Obrigado
Abraço