MESA/Boogie Mark IIC+

Discussão em 'Montagem de Amplificadores' iniciado por WesHardin, 30/8/15.

1. WesHardin

WesHardin Forista Novato

Registro:
    30/8/15
    Likes Recebidos:
    7
    Pontos:
    8
    Saudações!

Só para esclarecer, o intuíto deste tópico é esclarecer dúvidas e desmistificar tudo sobre esse ampli em específico e para começar, trago-lhes o melhor esquema do MKIIC+ disponível na internet.

Depois de muita pesquisa em foruns estrangeiros, consegui encontrar um esquema legível em um site italiano e a origem deste, o forum Sloclone. Com rumores de que os usuários haviam feito engenharia reversa no amp, obviamente fui me registrar no forum, o que foi um problema já que o sistema não envia email de confirmação de cadastro. Mandei um email para o administrador, que só foi responder 1 mês depois e enfim consegui o acesso ao fórum. Lá eles tem uma categoria separada para amplificadores Mesa Boogie, tem muita informação (em inglês), só que esta área está praticamente morta...
    Aqui vai dois videos dos usuários caphead e diaz028 do Sloclone, demonstrando o som do amp construído.

Pretendo construir este amp haja o que hajar! Mas antes tenho de dizer que sou totalmente novato em eletrônica, acabei de iniciar em um curso técnico na ETEC. Antes disso apenas pesquisei sobre tal, e então foram surgindo várias dúvidas das quais listarei abaixo:

Transformadores: Posso usar quaisquer transformadores de força/saída de 100w como esses aqui?

Transistor: No equalizador gráfico tem 4 transistores, MPSA70, MPSA63 e MPSA20, esses componentes podem ser encontrados? Se não, há como substituí-los?

Capacitores: Alguns desses capacitores não foi possível achar para comprar pela internet, especialmente os cerâmicos nessas especificações:
    750pF 1kv
    250pF 1kv
    100pF 1kv
    20pF 1kv
    47pF 1kv
    1nF 1kv
    500pF 1kv
    10pF 1kv
    120pF 1kv
    5nF 1kv
    É possível achar estes capacitores em lojas físicas? Se não, há como substituir?

Válvulas: No esquema aparecem mais válvulas do que o amp usa, inclusive no esquema original da MESA/Boogie também aparece, não entendi a ordem disso, seria apenas um repetição das mesmas valvulas? Olhando o esquema as válvulas V3A

marcoamf e jfonseca curtiram isso.
  2. WesHardin

WesHardin Forista Novato

Registro:
    30/8/15
    Likes Recebidos:
    7
    Pontos:
    8
    Desculpem pelo post duplo, acabei apertando enter...

Continuando: Olhando o esquema as válvulas V3A, V3B, U6 e U7 parecem estar sobrando...

Chaveamento: O chaveamento é feito por optoacopladores/LDR, usando os extintos e carérrimos VTL5C1 e C4, que podem ser substituídos por relés, mas existem cópias chinesas desses LDR's que são acessíveis. Esses optoacopladores tem 4 terminais, no esquema não consigo enxergar essa ligação dos 4 terminais, há números onde estão posicionados (3/4) e (1/2) mas não consigo fazer a associação....

Modificações: Seria possível fazer um Footswitch com os chaveamentos que eu quiser?

Por enquanto é só isso.
    Se alguém for executar este projeto, seria interesante postar aqui os passos! (ainda não tenho conhecimento suficiente para construí-lo)

Falous!

3. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    58
    Pontos:
    28
    WesHardin

Eu não sei nem como começar, mas a sua última frase resume tudo:
    Não que eu ache que você não consiga, mas é um projeto complexo demais para quem não conhece o assunto.

Suas perguntas são pertinentes, mas com um pouco mais de conhecimento e experiência, você próprio poderia respondê-las.

Agora minha pergunta:

Existe um motivo real para você tentar esse projeto de amplificador, ou foi uma escolha aleatória, tipo, "eu gosto desse ampli" ?

Para você ter um amplificador valvulado você sempre vai gastar muito. Esse vai sair bem caro.

Porquê então não tentar um projeto simples no começo, para depois ir aprimorando e fazendo amplificadores mais complexos?

Não me lembro de nenhum ampli valvulado dos mais simples , que o som não acaba surpreendendo quem montou.

Além de tudo, quando bem montado, um valvulado sempre dá lucro à quem monta. Pelo menos o suficiente para montar um melhor.

É o que eu acho...

Abs

jfonseca curtiu isso.
  4. WesHardin

WesHardin Forista Novato

Registro:
    30/8/15
    Likes Recebidos:
    7
    Pontos:
    8
    Também pensei a mesma coisa sobre a complexidade do projeto em relação ao conhecimento e é exatamente por isso que só pretendo começa-lo quando entender toda a lógica do circuito.
    O motivo real de querer montar esse amp veio de uma obsessão músical pelo album Master of Puppets, é uma longa história, mas o que posso dizer é eu pensei desde o início que comecei a tocar guitarra em modelar o meu som à partir do timbre característico do Mesa Mark. Talvez da forma que me expressei possa parecer um motivo bobo, com tantas outras opções, mas cada um tem seus motivos para aquilo que deseja, mesmo que seja loucura como querer voar e construír um aparato para tal.

Sobre os gastos, eu já sabia disso quando comecei a pesquisar e estou poupando desde o início do ano.
    Na verdade não vou começar diretamente por esse amp hehehe, estou inclinado a fazer um de 10w só pela experiência, mas se eu não tirar as dúvidas do meu principal objetivo vou acabar ficando louco..

O tópico pode ser enriquecedor para o forum, já que não se acha quase nada de informação sobre esse amplificador, principalmente em foruns nacionais.

Valeu pelo feedback!
    Abs

5. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    65
    Pontos:
    48
    Site:
    E aí WesHardin, bem-vindo a nossa comunidade. É um projeto ambicioso, mas conte conosco para ajudar no que for possível. Ao mexer com valvulados, tem que ter bastante cuidado com a alta tensão. Se tiver segurança e fizer tudo certinho, não tem por que não conseguir montar o amp. Sua idéia de montar um de 10W primeiro é excelente, eu seguiria mesmo por esse caminho aí! Abraço.

6. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    58
    Pontos:
    28
    Vamos então ás suas dúvidas.

Transformadores : Transformadores devem ser específicos para cada projeto. Apesar da aparência e das pequenas diferenças entre eles, as especificações são rígidas. É sempre melhor utilizar o transformador exato para cada marca e modelo de amplificador.

Transístores: Normalmente se encontram os transístores que se quer na internet. Em alguns casos existem substitutos compatíveis. O pior dessa parte do circuito do equalizador são os indutores.

Capacitores: Muitos desses valores atualmente não são "comerciais", como 500pF, 20pF, 250pF, 5nF, mas utilizar os valores do mercado não vão inviabilizar o projeto. Apesar de que nem todos precisassem ser de 1kV, esses costumam ser de construção mais robusta, e aparentemente, uma precisão maior. Eu utilizaria 1kV sem problemas.

Válvulas: O esquema está correto, e todas as válvulas mostradas são utilizadas no projeto. Você tem que se acostumar a ler o esquema para descobrir aonde cada seção se encaixa.

LDR: Se os componentes chineses tiverem as mesmas especificações dos originais, utilize. Os LDRs no esquema estão distribuídos no circuito, mas a seção dos LEDs de acionamento estão na última página, na mesma folha da fonte.

Modificações :Vamos com calma!

Abs

WesHardin curtiu isso.
  7. WesHardin

WesHardin Forista Novato

Registro:
    30/8/15
    Likes Recebidos:
    7
    Pontos:
    8
    Muito obrigado jfonseca! Pode ter certeza que vou perturbar o forum com dúvidas heheheh!

No forum sloclone, tinham uns caras dizendo que os trafos do SLO100 e alguns modelos de Marshall e Fender servem para o projeto, não há muitas informações sobre os transformadores desse amp.

O pessoal lá fora também tem problemas com os indutores. A Smithers Audio pode fazer nas especificações (já os contatei), mas também é possível consegui-los de graça pela Wilco Corp, só que os da Wilco não são no formato "pot core" utilizados pela MESA, só o formato faria diferença no timbre?

Os capacitores podem então ser substituídos por outros valores? tipo o de 750pF/1kv posso substituir por um de 820pF/1kv que não haverá problemas? A tensão pode ser superior, do tipo 2kv ou 3kv?

Pelo que entendi então sobre as válvulas do esquema V1A e V1B seriam a mesma válvula, certo?

Sobre os LDR, agora ficou claro hehehe

Valeu cara!
    Abs

8. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    58
    Pontos:
    28
    Transformadores até "servem", e funcionam num projeto, mas quanto mais próximo do original, mais chances você terá de ter "aquele" timbre que deseja.

Sim indutores são sempre um problema para se adquirir, mas não é impossível. Se você pode adquirir bons indutores, faça isso. O formato não é um grande problema, as características sim, são importantes.

Existem locais em que os valores dos capacitores são críticos. Para esse caso uma associação em série ou em paralelo pode ajudar.
    Por exemplo
    : para fazer um capacitor de 750pF você pode colocar dois caps de 1,5nF em série. Não é muito bonito, mas resolve.

V1A e V1B = V1. Correto

Abs

WesHardin e jfonseca curtiram isso.
  9. marcoamf

marcoamf Veterano

Registro:
    10/4/13
    Likes Recebidos:
    23
    Pontos:
    8
    Muito legal, amigo. Realmente os Mesa são exceletes amplis. Eu curto os Mark IV e V, imagino que sigam a linha do II de alguma forma.

Para começar, sugiro que você monte o AX84 Hi Octane. Tem bastante documentação. E se quiser que ele seja ainda mais "hi gain", monte a versão single ended AX84 SEL. Eu acabei de montar uma com EL34 para um amigo meu e posso te orientar no que eu souber (além do que o pessoal do fórum já me orientou quando me perdi).

Boa sorte!

WesHardin e jfonseca curtiram isso.
  10. marcoamf

marcoamf Veterano

Registro:
    10/4/13
    Likes Recebidos:
    23
    Pontos:
    8
    A propósito, a válvula V3 (triodos V3a e V3B) me parecem ser um estágio adicional de ganho, quando se aciona o Lead.

WesHardin curtiu isso.

Compartilhe esta Página