Laney VC30 - Troca de válvulas, mudança de timbre

Discussão em 'Amplificadores' iniciado por Bernardo Cria Pena, 19/3/12.

1. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    66
    Pontos:
    48
    Site:
    Opa, tudo ok Bernardo?

Estranho ele parar assim. Se você sacudir o amp com o reverb no máximo, bater de leve os pés dele no chão, sai barulho de trovão das molas?

Alguma coisa pode ter se soltado, eu checaria as válvulas todas só por via das dúvidas, os fios do falante, cabos do reverb, se o fusível está ok, e assim por diante. Com certeza não foi pela válvula 12AU7 em si, mas pode ter sido na troca, ficou mal encaixado ou algo do tipo.

Avise aí, qualquer coisa que seja possivel ajudar estamos aí.

2. Bernardo Cria Pena

Bernardo Cria Pena Forista Novato

Registro:
    19/3/12
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    0
    Então JFonseca, saiu barulho de trovão sim, normalmente ! E nos dois canais !

Se fosse o fusível estivesse queimado ele nem ligava ! Eu retirei e coloquei todas as valvulas e mesmo assim não. Fiz uma de cada vez e não rolou. Vou checar tudo de novo, mas é isso aí mesmo que ta rolando

3. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    66
    Pontos:
    48
    Site:
    Se colocar o cabo plugado sem guitarra e mexê-lo no jack, com volume 1 ou 2 sai algum barulho?

4. Bernardo Cria Pena

Registro:
    19/3/12
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    0
    Não nenhum barulho aparente. Liguei no return o cabo e saiu barulho normal.... testei colocando o cabo e pondo o dedo na outra extremidade

5. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    66
    Pontos:
    48
    Site:
    Parece que a parte de potência está boa.

O problema é no pré: uma dessas válvulas pode estar ruim ou mal encaixada. Também daria uns toques com algo duro na cabeça de todos os potenciometros, pode ser algum mau contato neles, no jack, na chave que troca os canais, etc.

Nos soquetes das válvulas, o contato que recebe o pino pode sair do lugar, e de repente funciona um tempo e depois o mau contato acontece. Teve alguma válvula que exigiu força pra entrar?

O problema é da V3 para trás.

6. Bernardo Cria Pena

Registro:
    19/3/12
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    0
    Resolvido Jfonseca ! Fiz bagunça na hora de trocar as valvulas e colocar a V1 e acabei danificando-a. Hoje abri aqui pra recolocar as válvulas e vi o fundo dela todo esbranquiçado e um rachado na base. Foda, custos do aprendizado =)
    Sorte que eu tenho uma JJ guardada aqui e a coloquei ! Mais uma vez, muito obrigado pela a ajuda !

7. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    66
    Pontos:
    48
    Site:
    Pois é, isso acontece com muita frequência.

O fato dela ter funcionado um tempo indica que ela deve ter rachado e foi entrando ar aos poucos. Por isso no dia seguinte já não funcionou mais.

Isso acontece muito com as EL84 também, tem que tomar cuidado na hora de tirar e colocar.

8. Bernardo Cria Pena

Registro:
    19/3/12
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    0
    JFonseca ! Acho que finalmente cheguei no timbre que tanto queria ! E ele veio com 3 12ax7 da JJ, realmente mtoproximo do que eu tinha antes e gostava tanto! Maaaaaaas o clean dele ta crunchando quando ovolume passa do 5, no 6 então parece q to com o overdrive ligado o tempo todo. Com um itmbre muito,mas uito massa, mas as quero algo bem mais clean. Alguma sugestão? Ainda tenho as ECC82 da JJ aqui pra colocar em alguma das valvulas! Valeu demais pelas dicas cara!

Abraço

9. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    66
    Pontos:
    48
    Site:
    Olá Bernardo, tudo ok? As JJ são jóia mesmo, raramente me decepcionei com essa marca. E atualmente estão por aí com preço de chinesas, ou seja, são muito baratas e são excelentes válvulas.

Esse amp "quebra" mesmo depois do volume 5, principalmente com captador humbucker. Se quiser clean teria que usar 12AU7 ou abaixar mesmo o volume. Ouça "A Kind of Magic" do Queen, a guitarra de fundo com os acordes "clean" estão crunchados...todos os britânicos abaixo de 50 Watts fazem isso....as EL84 são nervosas, tirar clean delas em classe A é dar nó em pingo d'agua. Esse é um amp para rasgar mesmo.

Abs.

10. armed07

armed07 Forista Novato

Registro:
    4/7/15
    Likes Recebidos:
    1
    Pontos:
    3
    tenho um VC30 tb e nao sei pq nao está mais funcionando colocar uma 12AU7 na inversora pra "amaciar" o som. o ampli só perde potencia, mas quando coloco no mesmo volume do q quando 12AX7 ele fica agudo demais do mesmo jeito. Interessante que eu sentia a diferença antes de substituir as outras valvulas de pre (todas 12AX7 Sovtek). o que será q tá acontecendo?

Compartilhe esta Página