Laney VC30 - Troca de válvulas, mudança de timbre

Bernardo Cria Pena

Forista Registrado(a)
Registro
19/3/12
Aprovações
0
Pontos
0
Massa velho, valeu demais!!!!! coloquei uma configuração aqui com a ECC82 gold pin JJ na v2 e uma sovtek 12ax7 n v1 e ta mais ou menos, num ta o ideal ainda nao mas ta indo, e na v3 uma 12ax7 na v3.
Mas o canal limpo ta bem baixo do que o canal sujo, sabe me falar uma possivel causa ? eu que troquei as válvulas mesmo !!

Abraço

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
75
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Olá Bernardo, tudo ok?

Eu não estou com acesso ao esquema do VC30 aqui neste momento, e não sei de cor, mas acho que o canal limpo talvez use apenas um triodo da 12ax7 e os dois triodos da 12au7, então se esse for realmente o caso, ele terá cerca de 1/3 do volume do outro canal. Pode ser essa a causa. Fora isso se a diferença for muito gritante, seria bom checar os potenciometros, pequenos tapinhas com algo duro podem revelar algum problema, se ouvir estalos, etc.

Abraço.

Bernardo Cria Pena

Forista Registrado(a)
Registro
19/3/12
Aprovações
0
Pontos
0
é acho que é coisa de 1/3 mais baixo que o canal sujo mesmo, ta tranquilo ! quando voce me disse das valvulas de placa longa, é a mesma coisa que hi-grade ? tava acessando aqui o manual do ampli e vi que originalmente ele usa uma hi-grade an V1 e duas standard pra v2 e v3.

Abraço

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
75
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Olá Bernardo, tudo ok?

Vamos lá: placa longa e high grade são coisas distintas.

Em resumo: high grade é um termo mercadológico, apesar de não significar algo específico, o termo normalmente nos diz que a válvula foi selecionada de alguma forma especial. É um termo bem genérico, cada fabricante e cada selecionador de válvulas tem seu conceito do que é exatamente "high grade", pode ter baixa microfonia, ou baixo ruido, alto ganho, ou alguma característica fisica como vidro reforçado, etc.

Já a placa longa é uma característica física da válvula, você pode examinar uma 12AX7 e visualmente identificar uma placa longa. A placa é a maior estrutura cinzenta dentro da válvula, você olhando por fora basicamente só enxerga a placa. A placa "normal" para uma 12AX7 tem entre 8mm e 11mm de altura. A placa longa chega a ter 20mm.

Válvulas high grade costumam ser menos microfônicas, algumas tem pinos de ouro para evitar oxido nos contatos. Como a posição V1 nos amps é a mais crítica(que pega mais ruido e que também dá mais caráter ao timbre do amp) então o manual está te recomendando uma válvula especial para V1.

A Laney costuma usar válvulas TAD, e o TAD tem diversas linhas de válvulas selecionadas. Outras excelentes são as JJ especiais, como a ECC803S, herdeira das lendárias Tesla ECC803S.

Abraço.

luismeteoro

Forista Registrado(a)
Registro
6/7/12
Aprovações
0
Pontos
0
Sem querer me intrometer no assunto mas já entrando, um amigo me trouxe uma válvula 12AX7A da RCA (http://tubedepot.com/nos-12ax7a-rca.html) e pretendo fazer uns testes no meu VC-30 já que faz uns 4 anos que não mexo nas minhas válvulas originais (TAD). Pergunta: qual a diferença entre a tradicional 12AX7 da TAD e essa 12AX7A da RCA? Fiquei confuso! rs

Agradeço desde já!

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
75
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Ola luismeteoro, tudo ok?

A diferença está no processo de fabricação, no vácuo dentro do envolucro, no material usado e por fim no design dos componentes internos(tamanho da placa, grade, etc). São a "mesma válvula" mas fabricadas de forma bem diferente.

A TAD não fabrica valvulas, eles compram de alguma fonte(Russia/China) e fazem seleção de acordo com critérios que eles estabelecem. Já a RCA era fabricante e estava presente no negócio das válvulas desde o início da era das gravações musicais.

Algumas RCA são muito procuradas por colecionadores, mas no fim quem vai dizer se gostou ou não é o seu ouvido!

luismeteoro

Forista Registrado(a)
Registro
6/7/12
Aprovações
0
Pontos
0
Ola, José! Tudo bem, e você?

Obrigado pela explicação! Vou testá-la na sexta e ver como o timbre se comporta. Espero que não fique muito ardido, pois estou procurando um timbre mais aveludado. Mais pra frente irei comprar uma 12AT7 e uma 12AU7 pra fazer os testes. Aliás, preciso ler mais sobre V1, V2 e V3 pois estou viajando ainda sobre esse assunto.

Valeu!!!

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
75
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Só assim mesmo para encontrar o timbre ideal!

Os Fender mais reverenciados da primeira metade dos anos 60 como o Deluxe Reverb de 64 e 65, usavam 12AT7 na inversora, e 12AX7 nas outras. Dificil um timbre mais aveludado que o do Deluxe.

A EL84 na saída naturalmente tem um timbre que como você diz é ardido. Boa parte da característica dos Blackface de timbre mais doce vinha das válvulas 6V6. O problema é que não são intercambiáveis.

Para "domar" as EL84 é bom reduzir o ganho da válvula inversora, por isso uma 12AU7 ali pode ser uma opção. Mas o amp perde potência também. Para gravação e estudos, pode ser uma idéia, mas se quiser tirar 100% do amp, tem que ser tudo 12AX7.

luismeteoro

Forista Registrado(a)
Registro
6/7/12
Aprovações
0
Pontos
0
Obrigado pelas dicas, José! Acabei de encomendar uma 12AT7 JJ pra testar na inversora, semana que vem volto pra contar como ficou. Não pretendo usar toda a potência do ampli, então poderei experimentar mais as válvulas pra deixar o som mais aveludado.

Abraço!

Bernardo Cria Pena

Forista Registrado(a)
Registro
19/3/12
Aprovações
0
Pontos
0
Fala JFonseca !

Bom depois das nossas conversas, acabei colocando 12ax7 na V1 e V2 do laney e uma JJ ECC82 gold pin na V3. Sim o som ficou lindo, curti demais toquei até enjoar ontem. Mas hoje, puf.... nada de sair som ! Posso ter avacalhado algum pino ou coisa do tipo ou se fosse assim, nem ligaria da primeira vez ?

Um abraço ![hr]
Dei uma testada aqui, e no canal limpo eu aumentando todo o volume, num da nem um chiado. No sujo ja não é assim, mesmo com o drive no zero, aumentando o volume sai um chiadinho.