Laney VC30 - Troca de válvulas, mudança de timbre

Discussão em 'Amplificadores' iniciado por Bernardo Cria Pena, 19/3/12.

1. Bernardo Cria Pena

Bernardo Cria Pena Forista Novato

Registro:
    19/3/12
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    0
    Gostaria de uma ajuda também moçada.
    Comprei meu VC 30 da laney ano passado e usado, adorei o som. Mas dei a primeira manutenção nele esses dias e tive que trocar as válvulas do pré, coloquei 3 12ax7 da sovtek. Mas não sou dos mais conhecedores e fui pelo mais comum e não gostei do timbre delas, to achando meio ''duro'', num ta cremoso igual era hehehe. Alguma sugestões, ou toque de marcas e timbres legais pra eu fazer uns testes ? Obrigado !

2. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    67
    Pontos:
    48
    Site:
    Olá Bernardo, realmente válvulas novas podem "endurecer" um pouco o timbre, e a questão é ainda mais complicada pelo fato de que até mesmo no mesmo lote Sovtek terão válvulas com timbres muito diferentes das demais. A variação nas características elétricas em um mesmo lote pode ser enorme, e o ouvido sente essa diferença.

Por isso só tem um jeito de obter o timbre ideal: é experimentar vários tipos e ouvir, assim como se faz com encordoamentos.

Sugestões: para simular válvulas usadas com as novas, pode colocar uma 12AT7 na V1. Ela tem ganho de 70 em vez de 100, e tem mais potência, deixa o timbre mais cheio, mais "marrom".

Se quiser deixar com 12AX7 mesmo, as JJ ECC83 Gold Pin tem um timbre espetacular.

12AX7 de placa longa tem um timbre mais ríspido, e muito ganho....talvez você tenha instalado Sovtek LPS? Se for o caso, só de trocar para WB ou WA já vai sentir diferença.

Espero ter contribuido aí na sua busca pelo timbre!

3. Bernardo Cria Pena

Registro:
    19/3/12
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    0
    Velho, muito obrigado pelas dicas !!!

Eu resolvi procurar aqui as valvulas antigas pra poder te perguntar. Acabou que um eu não consegui ver a marca nem modelo, soh tinha um vestígio de tinta verde nela, como se tivesse sido apagado.
    A outra é uma válvula sem marca onde só ta escrito nela algo como 5814A e mais nada.
    A ultima é uma JJ ECC83S, e acho que esta aí toda a questão hein, como você mesmo comentou. Será que era ela que dava aquele timbre que eu gostava tanto ? Ela me parece estar em bom estado ainda, com os pinos legais, to pensando em colocá-la de volta e pelo que vi é bem tranquilo de fazer ne. Alguma dica ? coloco a danada na posição V1 mesmo ?[hr]
    Ah e não, eu instalei foram as 12ax7 WA mesmo camarada !

4. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    67
    Pontos:
    48
    Site:
    Olá Bernardo, a responsável pelo seu timbre diferente era a 5814A, ela é uma válvula muito especial. Tem 1/5 do ganho de uma 12AX7 e o dobro de potência, é justamente aí que está o timbre mais doce que você mencionou. Como te falei na outra resposta sugerindo usar 12AT7, nesse caso é ainda menos ganho, o que substitui a 5814A é a 12AU7 ou 12AY7. As JJ 12AU7 de produção atual tem o timbre muito bonito.

Os Bassman Tweed usavam 12AY7, vide o timbre do Stevie Ray Vaughan em Little Wing(segundo a lenda, gravada em um 1959). Alí é 12AY7 na V1.

Entre essas válvulas que você mencionou, pode trocar à vontade, o único cuidado é que aqueles pinos da base trincam o vidro se você forçar muito ou se dobrar o pino acidentalmente, essa dica vale tanto pras 12AX7 quanto pras EL84, ambas trincam facilmente o vidro.

Boa parte do timbre está também nas EL84, já que falamos delas.... Aí é experimentar...não tem quem possa escolher por você ;)

Um abraço.

5. Bernardo Cria Pena

Registro:
    19/3/12
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    0
    Cara eu estou adorando suas dicas, fiquei um tempão procurando informações e voce matou quase tudo em duas respostas! Muito obrigado mesmo ! hehehe infelizmente vou te fritar um pouco ainda viu !

Pelo jeito então, o lance eh eu tentar essas 12AU7 ou 12AY7 na posição V1 né ? Vou ver se coloco a JJ ECC83S na V1 tb e experimento como vai ficar , senão ela fica aqui encostada mesmo. Vou procurar a faixa de preços dessas 12 au7 e 12ay7 , JJ mesmo seria uma boa ?

As válvulas da potência ainda estão boas, por isso não as troquei! Vai ver foi por isso q a mudança do timbre foi bem sutil.

Um abraço !

6. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    67
    Pontos:
    48
    Site:
    Sim, as JJ estão vindo muito boas, de uns anos para cá só tive elogios das JJ. Houve um lote de JJ de 2006 se não me engano que vieram com pinos curtos demais, estavam dando problemas por aí, inclusive para um outro membro deste forum, que teve que alterar um Peavey ValveKing e adicionar retentores tipo "suspensório" de modo que os pinos curtos ficassem bem firmes.

Se mudar a V1 vai sentir a maior alteração. Se alterar V2 vai alterar menos, e o local mais comum para as 12AU7 é justamente na inversora. Pode experimentar entre as posições à vontade, como te falei elas são 100% intercambiáveis, lembrando apenas de cuidar pra não rachar a base e entortar pinos.

Abraço!

7. Bernardo Cria Pena

Registro:
    19/3/12
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    0
    Um amigo meu esta ind pra londres e devo pedir pra ele trazer uma 12au7 e uma 12ay7 velho, vmao ver no que vai dar isso. Aqui no site também estão aparecendo as valvulas da electro harmonix, conhece o timbre delas?![hr]
    Pois da 12AY7 só achei da electro.

8. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    67
    Pontos:
    48
    Site:
    Olá Bernardo, na Europa há um bom selecionador de válvulas que é o Tube Amp Doctor. Eles devem ter todas que precisa. Certamente em Londres devem existir lojas especializadas! O problema lá são os preços em Libras!

Fora isso no Ebay.com deve conseguir também que entreguem em Londres.

Um abraço.

9. Bernardo Cria Pena

Registro:
    19/3/12
    Likes Recebidos:
    0
    Pontos:
    0
    José Fonseca, vocÊ disse ''Se mudar a V1 vai sentir a maior alteração. Se alterar V2 vai alterar menos, e o local mais comum para as 12AU7 é justamente na inversora.'' No caso, nao ficou claro qual é a inversora, a V1 ou a V2 ! [hr]
    Cara esse site tub amp doctor eh fantástico ! Achei aqui as ECC82 JJ gold pin ! Parecem ter um som bem bacana!

10. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    67
    Pontos:
    48
    Site:
    Olá Bernardo, tudo ok?

O "TAD" é bem respeitado, fora o Groove Tubes acredito que se trate de um dos melhores selecionadores de válvulas.
    Espero que encontre as que precisa.

Sobre a V1,inversora, etc minha frase realmente ficou confusa, é a pressa(de sempre...). A V1 é a válvula que mais tem influência sobre o timbre. A V2 tem menor influência no timbre que a anterior(mas é claro, é sempre importante). A V3 é a inversora, é a que menos influencia no timbre do preamp. A V3 ou inversora é a posição onde mais se usa a 12AU7.

Veja este diagrama da Laney: http://i.imgur.com/CWcjk.png

Abraço.

Compartilhe esta Página