Laney VC30 - Troca de válvulas, mudança de timbre

Discussão em 'Amplificadores' iniciado por armed07, 4/7/15.

1. armed07

armed07 Forista Novato

Registro:
    4/7/15
    Likes Recebidos:
    1
    Pontos:
    3
    Ola, gostaria de mudar o timbre do meu VC30 tb.
    comprei usado veio com 3 7025/12AX7WA Sovtek no pre (sendo q a V3 parece ser diferente) e 4 EL84 electro harmonix. Possuo as 4 EL84-STD Selected TAD originais q segundo o dono anterior estavam xoxas, nunca as testei

acho o timbre do ampli meio ardido, ficando sem peso. queria preencher mais o som, aveludar mais o timbre clean sem perder o drive.
    inclusive, nos ultimos tempos senti q o volume geral do ampli está mais baixo e perdi ganho no drive.
    raramente chego perto do vol 4 no clean ou drive.

colocar uma 12at7 na V3 melhoraria/preencheria mais o meu som sem perder drive? e o q pode ser essa perda de drive q senti?

2. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    67
    Pontos:
    48
    Site:
    Durante algum tempo os Laney VC30 saíram com uma linha de falantes Celestion que realmente tem o timbre "ardido". Não sei se seria seu caso. Posteriormente a linha LC15 mudou para HH e o timbre ficou menos estridente, não sei se o mesmo ocorreu com os VC30.
    A primeira coisa que eu faria é testar com um falante externo para ouvir a diferença!

3. armed07

armed07 Forista Novato

Registro:
    4/7/15
    Likes Recebidos:
    1
    Pontos:
    3
    Meu vc30 é dos primeiros, qdo os gc30c passaram p vc30. Tem um celestion sevent 80 12pol. Nao tinha pensado no falante ainda. Nao quero perder a agressividade do ampli e penso nas valvulas pois acho q estao com os dias contados ja. O som está fraco

4. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    67
    Pontos:
    48
    Site:
    As válvulas EL84 da TAD costumam deixar o amp mais grave. São menos "nervosas" que as Sovtek.

Já no pré, poderia experimentar mudar a ordem das válvulas e ver se modifica alguma coisa. Se as válvulas de pré tiverem mais de 5000 horas de uso, e as de power mais de 1000 horas, é possível que o baixo volume seja proveniente do desgaste mesmo.

5. armed07

armed07 Forista Novato

Registro:
    4/7/15
    Likes Recebidos:
    1
    Pontos:
    3
    pelo q estou lendo sobre meu ampli é q ele é um Classe A, sem valvula na retificação e que nao precisa de regulagem de BIAS por é por resistor. é isso mesmo? dá pra trocar as valvulas de poweer de boa sem regulagem? se for ja vo testar as TAD originais tb

6. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    67
    Pontos:
    48
    Site:
    Ele funciona em alguma região da classe AB, mas são vendidos como "puro classe A". ("Qualquer coincidência com os AC30 não é mera semelhança.").

Sim, pode trocar as EL84 a vontade. Se não estiverem casadas podem dar hum e distorção de fase, mas não danificam o amp.

7. armed07

armed07 Forista Novato

Registro:
    4/7/15
    Likes Recebidos:
    1
    Pontos:
    3
    buenas, sobre o teste da troca das valvulas... foi desastroso, funcionou tudo OK por 5 min após aquecimento, deu uma melhorada no timbre mesmo e ai PAU! começou um ruído ensurdecedor. joguei fora as valvulas.

Agora vou mesmo é trocar o falante. quero mais médios e que sejam agressivos, pra preencher mais o som pois em ensaios o ampli fica muito agudo e sem peso. To pensando em um Celestion V30, será q vai ser uma boa nesse ampli? toco desde raul seixas até deep purple (das antigueiras) e de atual gosto é dos timbres de Richie Kotzen (usa V30) e Eric Gales (usa eminence imã alnico). Então não quero timbre pra metal como o q vejo muito os caras pegarem esse falante. Sei que meu ampli não vai ficar pra metal com a troca do falante, só não quero "estragar" o ampli.

Compartilhe esta Página