Laney VC30 Desligando as válvulas de power

Muchiutti

Forista Ativo(a)
Registro
2/2/15
Aprovações
18
Pontos
8
Boa tarde!
Hoje é o dia! Este já é o segundo Laney com defeito que me aparece.
Bem... vamos às considerações:
O cliente deixou o amp aqui dizendo que o mesmo ficou mudo de uma hora para outra enquanto estava tocando, mesmo com volume baixo. Disse que o equipamento não desligou, apenas parou de "falar"; Desligou e ligou várias vezes as chaves de standby e power, porém nada do som voltar.

Coloquei na bancada e liguei, meus camaradas... Que som!!! Lembra os Vox, é sério! Ficou ligado mais de duas horas e nada de parar, achei estranho e já tava separando ele pra devolver pro cliente sem nem sequer ter aberto, pois não apresentou defeito. Foi então que tive a idéia (e que péssima idéia, não faço isso com meu amp, não deveria ter feito com o do cliente) de ligar de novo ele na rede comum, sem o estabilizador. Não durou 1 minuto depois que abri o standby e ficou mudo.

Fusíveis OK, resistores OK, Válvulas OK, Chaves liga/desliga e standby OK, soldas e conexôes Ok, capacitores OK... Fiquei sem idéia... Liguei de novo com as válvulas no lugar (rede comum novamente) e ele falou alto de novo, mais um minuto e calou-se.
Então reparei que as válvulas apagaram, analisei o circuito de calefação e não encontrei problema. Tornei a ligar, mais um minuto e apagou... Quase endoidei. Só que dessa vez o circuito de calefação apresentou defeito, não chegava tensão.
Só depois de bater a cabeça percebi que não tem fusível nesse circuito (relaxo da minha parte, eu sei, deveria ser a primeira coisa a ter visto), no lugar do fusível tem um termistor. E esse termistor volta a funcionar depois que esfria, por isso eu não tava achando o problema. Só encontrei quando fiz as medições com o amp recém desligado, ainda quente.

Não dá pra ler o que tá escrito nesse termistor, não tem referência desse cara no esquema do VC30, só tá escrito PolySwitch.
Acredito que está desarmando devido à nossa rede elétrica ter mais de 130V na maioria do tempo, e esse amp foi desenhado para 120V. O que acho estranho é essa sensibilidade alta do componente.

Colocar um fusível no lugar desse polyswitch apresenta muito risco pro amp? Confesso que tô achando esses circuitos dos Laney VC bem complicados.

Abraço

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Oi Muchiutti, o fusível eletronico original é este aqui : http://www.te.com/catalog/pn/en/RF2652-000

Observe que ele dispara com 12 amperes, 3X acima do consumo nominal do Laney(cerca de 4A).

Então é preciso testar as EL84 e ter certeza que a calefação não está em curto parcial com o circuito HT, que é problema muito comúm. O circuito de calefação tem referência pro chassi, pra eliminar hum. E o circuito de HT dentro da EL84, que também tem referência pro chassi, fica muito próximo ao catodo, então se estiver havendo "conversa" em uma das EL84, ele vai desarmar esse fusível eletrônico mesmo que trocar por um novo.

A outra possibilidade é o fusível eletronico estar ruim mesmo e que está desarmando facilmente.

Muchiutti

Forista Ativo(a)
Registro
2/2/15
Aprovações
18
Pontos
8
Boa tarde!

Obrigado pelo retorno, jfonseca. Eu havia feito várias medições e não detectei nenhum problema... Essa informação sobre as EL84 são de enorme valia, vou ficar mais atento à esse detalhe da próxima vez, assim já posso eliminar um bom tempo de medições.

Não encontrando problema, o que fiz foi colocar um amperímetro em série na entrada do cabo de força para fazer uma última medição. Este acusou 2.8A no máximo, mesmo tocando com o volume alto. Então substitui o polyswitch por um fusível de 3.5A... O problema não voltou a acontecer. Entreguei o amp ontem pela manhã.

Mas agora que passou "mastigado" qual o fusível eletrônico correto, vou encomendar um desses e ligar para o cliente trazer o amp de volta para a troca pelo componente correto. Já tinha deixado ele avisado que continuaria pesquisando pela peça, e o que eu fiz foi um "quebra-galho".

Mais uma vez obrigado!

Bruno_Paleari

Moderador
Registro
16/2/12
Aprovações
17
Pontos
18
Caro Muchiutti,

Não sei se vai te ajudar, mas já passei por um problema semelhante com um laney tb, esses são zica!

Não achei o problema de jeito nenhum, e o proprietário acabou levando a uma autorizada aqui na nossa região, e ele me disse que depois de vários dias na assistência o problema, segundo o técnico, foi uma instrução da própria laney pra refazer as soldas dos transformadores....

Não da pra saber o que realmente aconteceu, pois as vezes esses caras não abrem o jogo, mas de repente pode te ajudar!

Muchiutti

Forista Ativo(a)
Registro
2/2/15
Aprovações
18
Pontos
8
Boa tarde, Bruno.

Mais uma dica para agregar conhecimento, são todas bem-vindas. Obrigado!
Realmente eu reparei que as soldas, pelo menos do VC50, eram bem grosseiras, mas não a ponto de causar problemas.
Durante a revisão eu verifico por possíveis soldas trincadas, ou frágeis, e refaço a grande maioria delas.
Neste VC30 que apresentou o problema de desligamento não verifiquei qualquer problema com as soldas, não precisei refazer nenhuma.
De qualquer maneira, quando o amplificador reaparecer aqui para colocar de volta o poliswitch, vou refazer essas soldas. Vou verificar também a resistência entre os circuitos de calefação e HT das EL84, assim como seus capacitores (mais uma vez).

Pensando em se refazer as soldas nos transformadores, deve ser por uma suspeita de que o verniz/esmalte do condutor de cobre não tenha sido bem removido antes de soldar na placa, talvez gerando alguma resistência ali por ter pouca área de contato... difícil entender.