Hum de aterramento - ajuda

Discussão em 'Manutenção e Assistência Técnica' iniciado por fhn_lopes, 8/7/15.

1. fhn_lopes

fhn_lopes Veterano

Registro:
    11/7/14
    Likes Recebidos:
    6
    Pontos:
    8
    Galera, bom dia

Meu amp está pegando muito hum de aterramento (aquele que vc poe a mao na corda da guitarra e ele para). Não era assim antes, minha casa tem aterramento bem feito e mesmo assim agora começou esse problema. Minha questão é, seria o amp ou minha cadeia de sinal (guitarra/pedais)? Uso o mesmo set de sempre, nada foi adicionado.

Ele ligado sem o cabo da guitarra conectado não faz hum algum, mesmo co o volume no talo (nem hiss na real). Mas qdo plugo a guitarra vem a barulheira.. Uso uma Gibson LP e o aterramento dela aparentemente estar OK... Alguma sugestão para verificar na guita e pedais antes de abrir o amp?

Valeu!

2. fhn_lopes

fhn_lopes Veterano

Registro:
    11/7/14
    Likes Recebidos:
    6
    Pontos:
    8
    Ah esqueci de mencionar, ontem ensaiando com ele, cheguei perto do vocalista e levamos um choque... leve, e ele nem tava perto do microfone na hora.

3. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    65
    Pontos:
    48
    Site:
    Olá fhn_lopes. Você tem aí um plug P10 em curto-circuito? Caso não tenha, e tiver um cabo que não use mais, retire o plug, feche o curto entre o pino central e o terra, e insira ele no amp. Caso ele não tenha hum com o plug inserido, aí sim podemos eliminar o amp como fonte do ruído.

Sobre o choque que você levou: que amplificador seria? É atual ou antigo?

4. fhn_lopes

fhn_lopes Veterano

Registro:
    11/7/14
    Likes Recebidos:
    6
    Pontos:
    8
    Obrigado pelo retorno fonseca!! Meu amp é esse Marshall JMP 1987 aí da foto, 50w, de 1976, mas a placa de circuito dele foi trocada por uma METROAMP em meados de 2009 e o recap foi feito na fonte. Os trafos são originais da época, assim como o chassis e potenciometros. Vou fazer esse teste e falo. Vale dizer que ele nunca deu choque e não fazia essse hum todo não... Ontem ensaiando com ele de novo notei que o som está ficando mais rasgado/granulado e excessivamente magro (inclusive com a LP) e não está com o mesmo volume de antes, embora seja ainda bem alto.... Começo a suspeitar que minhas tubes de power estão chegando no final da vida (eu uso o amp quase no talo o tempo todo), são tubes NOS RFT/Germany (EL34)... Será que também está chegando a hora de um retube??

5. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    65
    Pontos:
    48
    Site:
    Que maravilha de amp! Por que a placa foi trocada? Estava em más condições e precisou reformar?

Esse choque que você menciona e o hum são mais indicativos de problema em capacitores do que em válvulas. E como é de 1976 é bem capaz desse amp ter o famigerado capacitor de referência para a alimentação AC. Se esse cap estiver vazando ele injeta 60 Hz no chassi e também dá choque. (Aliás esse capacitor dá choque mesmo quando está 100% bom e se o tiver no amp deve ser retirado. É um perigo.)

Uma "revisão de 50 mil KM" envolveria novos capacitores e um retube.

6. fhn_lopes

fhn_lopes Veterano

Registro:
    11/7/14
    Likes Recebidos:
    6
    Pontos:
    8
    OPa, agora consegui retornar! Repondendo as questões
    Eu comprei esse amp assim, o antigo dono havia feito mods na placa original da marshall (ST-1) e quis voltar o amp como stock. Pos uma metroamp la e ficou show, fez tb um recap na fonte. Isso em 2009 aproximadamente. Quando comprei, ele me enviou tambem a placa original, ou seja, tenho alguns componentes como capacitores mustard, resistores ISKRA, etc....
    Faz tempo que não abro o amp, mas não lembro de ter esse capacitor de referência, alias, não me lembro de ter visto algum esquema da marshall que o utilizasse... Ele ja é um plug de 3 pinos desde a fabrica. Ainda não fiz o teste do plug p10 em curto pra ver, assim que fizer eu posto aqui. Obrigado.

jfonseca curtiu isso.

Compartilhe esta Página