Gianninis valvulados: quando foi fabricada cada "era"?

Henrique Cesar Ulbrich

Forista Registrado(a)
Registro
13/4/18
Aprovações
9
Pontos
3
Pessoal, todos sabemos que os valvulados Giannini dos velhos tempos eram cópias tabajaras dos Fenders. Assim o Tremendão era o Twin Reverb/Showman, o Thunder Sound era o Bassman e por aí vai.

Mas uma coisa que me intriga, e que nunca achei por aí, são as idades de cada "era": A série 1 ("blackface"), do Tremendao foi fabricada de que ano a que ano? E as series 2, 3, SL? Depois vieram o que, os Thor e Bulldog nos anos 70? Quando? E os Univox/Duovox, quando saíram?

Já procurei por aí e não encontrei a resposta. Queria muito datar meu ThunderSound SL mas não sei por onde começar.

Henrique Cesar Ulbrich

Forista Registrado(a)
Registro
13/4/18
Aprovações
9
Pontos
3
Adendo: claro que dá pra ver a data de fabricação dos trafos, mas mesmo assim eu acharia interessante um "timeline" com todas as linhas.

A propósito, não dá pra se fiar nos folhetos da Giannini, disponíveis no site deles. As datas estão confusas.

Ronconi

Usuário PRO / Fabricante
Registro
9/2/15
Aprovações
58
Pontos
28
A linha SL se inspirou na era Silverface da Fender, inclusive repetindo algumas das atrocidades desse período, como o master volume com boost.
Os Univox eram para a Univox mesmo (exportação), sendo produzidos aqui no Brasil. Mas rolou uns contra-tempos com um pessoal do Japão e a Giannini não chegou a exportar esses aparelhos, que ficaram encalhados (no vídeo do Pedrone entrevistando o Sossego ele dá alguns detalhes). Resolução do problema: trocaram a marca para Duovox e venderam aqui no mercado interno mesmo. Esses são projetos de certa forma "originais", principalmente os estágios de inversão de fase e potência. Eu tenho um "Univox" 120G, que inclusive está à venda, hehehe...
Os giannini blackface e silverface em geral tem os mesmos projetos. Os ThunderSound 1 e 2 são baseado no Bassman 5F6, que é ainda da era Tweed. O Thunder Sound 3 já é basicamente o canal 1 do twin reverb. O tremendão é o mesmo projeto do ProReverb. O Minim Mighty é baseado num pequeno amplificador da Gibson. E por aí vai...

Henrique Cesar Ulbrich

Forista Registrado(a)
Registro
13/4/18
Aprovações
9
Pontos
3
Ronconi, sua resposta é magnífica e bastante informativa mas... Infelizmente não foi isso que eu perguntei.

O que eu queria na verdade era saber sobreos anos de fabricação de cada um. Por exemplo, os T e TS 1, vão de quando a quando? 64 a 68? 60 a 64? E os "serie 2"? E por aí vai.

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
84
Pontos
28
Aparentemente, (pois não creio que haja alguém vivo que tenha registrado isso), os modelos 1 dos equipamentos da Giannini foram de 1966 a 1968, os modelos 2 foram de 1968 a 1973 e os modelos 3 foram de 1972 em diante. Isso eu afirmo por já ter visto equipamentos, com modelos e anos de fabricação, dentro desses períodos. Os Duovox, Bulldogs, Teras, etc, vieram todos na década de 1970 mas não sei em que períodos, apenas verifiquei isso pelos folhetos de vendas que existem no site da Giannini. Certeza, nenhuma.