Giannini Tremendão II - Dúvidas

Vitoretti

Vitoretti
Registro
30/9/08
Aprovações
15
Pontos
8
Vcs poderiam me informar onde eu poderia adquirir estes itens?
To vendo alguns componentes na farnnel mais tá difícil, o site deles não nem um pouco amigável.

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Vitoretti, é questão de pesquisar em lojas, perguntar se tem estoque velho, etc. Em Brasilia encontramos algumas lojas com estoque antigo.

Infelizmente o governo impede a importação de muitos desses ítens por considerá-los usados. Também cobram 60% de imposto em itens novos. É sempre difícil trabalhar com itens vintage no Brasil, não dá para entender por que válvulas, que não tem fabricação nacional há mais de 20 anos, continuam sendo taxadas pelo governo.

Uma 12AX7 JJ/Tesla chega dentro dos Estados Unidos, trazida do outro lado do mundo, por U$ 9.99 para o consumidor final, isso inclui frete, impostos e a margem de lucro do lojista. Agora procure no Brasil.... É um atraso.

Vitoretti

Vitoretti
Registro
30/9/08
Aprovações
15
Pontos
8
Caros amigos

Gostaria de alguns esclarecimentos qto ao melhor tipo de válvula para poder utilizar no meu T2 da Giannini.
Abaixo o esquema do pré e as valvulas usadas.

[attachment=0]

V1-2 - 12AX7
V3 - 12AT7
V4 - 12AX7
V5 - 12AX7
V6 - 12AT7

Potência - 4 X 6L6GC

Possuo as seguintes do pré: 2 (12AU7/AX7/AY7/AT7)
Eu procuro num amp um bom som limpo, a distorção quem vai me fornecer será um pedal, não tenho essa neura de distorção no cabeçote. Eu já usei um super overdrive num Marshal e a distorção foi incrível, completamente diferente seu tivesse usado num cabeçote transistorizado.
Eu pretendo usar meu amp da seguinte forma: canal 1 para violão e canal 2 para guitarra.
Há alguma diferença em usar na potência EL84?

Eu gostaria de saber se vcs ainda estão fabricando pedais de distorção valvulados.
Se positivo, quais informações vcs necessitam para passar orçamento?

Attachments

wagner

Veterano
Registro
2/2/07
Aprovações
3
Pontos
3
Website
izzychili.com.br
O som limpo depende de alguns fatores, não só das válvulas. O Tremendão II tem um som bastante limpo, só acontecendo um ligeiro drive com o volume no máximo ou próximo. As válvulas de pré, quanto maior o fator de amplificação (ganho) maior será a possibilidade de drive. Se as opções originais não agradam, faça suas próprias experiências, tendo em vista o ganho das válvulas da família 12A*7:
- 12AD7 - 100
- 12AE7 - 13
- 12AH7 - 16
- 12AT7 - 60
- 12AU7 - 20
- 12AV7 - 37
- 12AX7 - 100
- 12AY7 - 40
- 12AZ7 - 60
Quanto às válvulas de saída, não há como utilizar as EL84, pois não suportariam as tensões, e principalmente a corrente. Você poderia, com algumas alterações, usar EL34.
A fabricação de pedais está temporariamente suspensa.

Vitoretti

Vitoretti
Registro
30/9/08
Aprovações
15
Pontos
8
Vitoretti disse:
Caro amigo jfonseca

Muito obrigado por responder as minhas perguntas.

O valor de 50uF realmente não é mais utilizado, hoje em dia é 47 uF mesmo, mas não tem problema, como disse aí a tolerância é de 10 a 20%. Se quiser alí dá pra filtrar um pouco mais colocando um de 100 uF x 150V no lugar do 50 uF, um resistor de 4k7 1/4 W em série e um outro cap em paralelo de 27 uF logo adiante, vai estabilizar mais a tensão de BIAS.
Então o novo esquema ficaria assim?

[attachment=0]

E qto a potência dos outros resistores?
Qual utilizar?

Abçs.
Caro amigo

Não estou encontrando o cap de 27uF, algum problema em usar um de 33uF?
Tbm não estou encontrando 22uF500V só 450V, algum problema?

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Não estou encontrando o cap de 27uF, algum problema em usar um de 33uF?
Nenhum problema, é uma melhoria inclusive.

Tbm não estou encontrando 22uF500V só 450V, algum problema?
Acho que não seria uma boa. Alí já está trabalhando bem perto do limite, principalmente aquele primeiro depois do choke. A tensão de pico pode atingir 450 V quando ligar o amp. Repare que os primeiros caps logo depois da ponte, onde a tensão é máxima, são de 350 V em série, para dar 700 V.

O que poderia fazer é substituir cada um desses de 20 uF por 2 caps de 47 uF x 350 V em série. Dois de 47 uF em série vão dar 23.5 uF, fica bem semelhante ao original. E a tensão vai ficar com folga.

Vitoretti

Vitoretti
Registro
30/9/08
Aprovações
15
Pontos
8
Acho que não seria uma boa. Alí já está trabalhando bem perto do limite, principalmente aquele primeiro depois do choke. A tensão de pico pode atingir 450 V quando ligar o amp. Repare que os primeiros caps logo depois da ponte, onde a tensão é máxima, são de 350 V em série, para dar 700 V.
O que poderia fazer é substituir cada um desses de 20 uF por 2 caps de 47 uF x 350 V em série. Dois de 47 uF em série vão dar 23.5 uF, fica bem semelhante ao original. E a tensão vai ficar com folga.
É vc está certo, andei perguntando ao Engenheiro Elétricista da área pra poder entender melhor e realmente os cap de 22uF estã trabalhando no limite.

Com as informações que encontrei sobre o meu trafo e fazendo as contas deu pra entender.
na tabela de reposição da Willkason o meu trafo FG-40-10 equivale ao 5012.

Voltage de linha 50/60Hz - 100+100
Placas = 2x350/400mAcc
Bias = 50V
Filamentos = 6,3vct/8A

Fazendo as contas
Ef(Voltagem eficiente) deste trafo é 350V e o Ep (Voltagem de pico) seria 490V se a nossa rede fosse 110.
Dá ultima vez que medi antes de mandar trocar os fios de ligação foi de Ef=380V, então o Ep=532V.
Vou seguir o seu conselho.

Mais uma pergunta

Estou com os 4 falantes originais da giannini, vale apena reformá-los? quais falantes nacionais podem ser usados para montar um gabinete 2X12 ou 4X12?
Se valer apena, como eu devo proceder ao leva-los para o profissional? Quais requisitos básicos eu devo informa-lo para que essa reforma tenha um bom resultado?
Abçs

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Vitoretti, teste o trafo com as novas fiações em 110 e 220 e meça as tensões AC no HT do secundário, calefação e BIAS. Meça também a tensão de alimentação no primário com ele funcionando(tomando todos os cuidados para não tocar na alimentação), raramente dá 220 VAC ou 110 VAC precisos. Com essa informação pode-se estimar o pico em locais com 230 VAC. O pico de tensão provavelmente será melhor estimado alimentando a bobina de 110 V AC do trafo, pois é a que apresenta maior variação.

Falantes
Envie para um profissional avaliá-los. Sem querer puxar a sardinha pro nosso lado(já puxando) aqui na Izzy Chili fazemos falantes custom com o timbre que você encomendar. Nossos falantes são tocados por diversos músicos da cidade e já os testamos lado a lado com nomes mais famosos, recebendo aí aprovação de nossos clientes. Caso não seja prático enviá-los para nós, procure um reparador de falantes na região e peça uma avaliação de seu estado.

Vitoretti

Vitoretti
Registro
30/9/08
Aprovações
15
Pontos
8
jfonseca

Irei tirar fotos dos falantes para que vc possa avaliá-los para mim.
Se eles estiverem em condições de reparo, pç que me informe o custo dos mesmos.
Se for viável para mim não haverá problema nenhum em mandá-los para vcs.

Abçs