Giannini Tremendão II - Dúvidas

Vitoretti

Vitoretti
Registro
30/9/08
Aprovações
15
Pontos
8
Caros amigos
Estou com T2 da Giannini e estou reformando, a placa da fonte está uma gambiarra só.
Alguns componentes não batem com o esquema ou se quer existem no amp.

[attachment=1]

[attachment=0]

Minhas perguntas são:

- Posso fz uma placa nova baseada no esquema.
- Qual outra ponte retificadora eu posso usar no lugar da ESK 1/12?
- O diodo IS1075 está substituindo o IS315 que está nos esquema, procurei na net e não consegui informação sobre nenhum dos dois, qual diodo eu uso?
- Existe um cap ele de 50uF 150, só vou conseguir este valor importado. Uso um de 47uf ou de maio valor?
Agradeceria muito a ajudo dos senhores.

Attachments

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
75
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Vitoretti, o padrão de componentes mudou em 1963 nos EUA mas no Brasil ainda se usou durante quase mais de 20 anos o padrão antigo e o novo simultaneamente pois era difícil importar.

Tem que substituir por componentes de valores atuais ou então tentar comprar de estoques antigos. Esses componentes tem tolerância de 10 a 20% então um cap de 50 uF antigo pode ser de 47 ou 56 uF.

- Posso fz uma placa nova baseada no esquema.
Pode, claro. Tem só que observar que o center-tap da alta tensão não é aterrado como na maioria dos amps, ele é um divisor de 50% de tensão para os 2 capacitores de 100uF 350V e os 2 resistores de 100k. Se seguir o esquema certinho não terá problema.

- Qual outra ponte retificadora eu posso usar no lugar da ESK 1/12?
ESK 1/12 não é ponte, são diodos discretos antigos e estão fora de linha. Já que vai recriar a fonte, aproveite e substitua por 4 diodos 1N5408 ou semelhante de 800 a 1000V 3 ou 4 amperes. A ponta da seta é onde tem a listra branca nos diodos atuais.

- O diodo IS1075 está substituindo o IS315 que está nos esquema, procurei na net e não consegui informação sobre nenhum dos dois, qual diodo eu uso?
É meio difícil achar informação sobre componentes mais antigos desses amps nacionais. O melhor que faz é jogar um 1N4007 no lugar do IS315. Repare que esse diodo é invertido, ele passa pulsos negativos apenas.

- Existe um cap ele de 50uF 150, só vou conseguir este valor importado. Uso um de 47uf ou de maio valor?
O valor de 50uF realmente não é mais utilizado, hoje em dia é 47 uF mesmo, mas não tem problema, como disse aí a tolerância é de 10 a 20%. Se quiser alí dá pra filtrar um pouco mais colocando um de 100 uF x 150V no lugar do 50 uF, um resistor de 4k7 1/4 W em série e um outro cap em paralelo de 27 uF logo adiante, vai estabilizar mais a tensão de BIAS.

Boa sorte e qualquer coisa avise aí.
Abraço.

Vitoretti

Vitoretti
Registro
30/9/08
Aprovações
15
Pontos
8
Caro amigo jfonseca

Muito obrigado por responder as minhas perguntas.

O valor de 50uF realmente não é mais utilizado, hoje em dia é 47 uF mesmo, mas não tem problema, como disse aí a tolerância é de 10 a 20%. Se quiser alí dá pra filtrar um pouco mais colocando um de 100 uF x 150V no lugar do 50 uF, um resistor de 4k7 1/4 W em série e um outro cap em paralelo de 27 uF logo adiante, vai estabilizar mais a tensão de BIAS.
Então o novo esquema ficaria assim?

[attachment=0]

E qto a potência dos outros resistores?
Qual utilizar?

Abçs.

Attachments

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
75
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Vitoretti, quase isso aí, trata-se de um "filtro PI", o resistor vai em série com a alimentação, veja o anexo.

Sobre os outros resistores, vai depender. No circuito do sinal de audio serão todos de 1/4 Watt. Na alimentação e no circuito de potência haverão resistores maiores, mas você tem que especificar quais.

Attachments

Vitoretti

Vitoretti
Registro
30/9/08
Aprovações
15
Pontos
8
jfonseca
Ok, agora entendi.

No esquema tem 3 caps de 20uF 500V, posso substituí-los por 22uF 500V sem problemas?
Qto a potência dos resistores aos quais me referi são os que se encontram no esquema da fonte, 470 ohm, 100k, 1k e 5k6.

No circuito do sinal de audio serão todos de 1/4 Watt.
O amp que eu peguei é de 69. Há necessidade de se trocar todos os resistores do pré?
É que eu consegui uns pedaços de chapa de celeron de 2mm de espessura e ilhoses de 3mm e queria fz uma nova placa do pré, já que os fios de ligação nela estão quebrando a toa
Dá uma olhada nas fotos aí.

[attachment=2]
Na figura Pré (2), os dois pts (Vermelho e Laranja) seriam caps de tantalo?
[attachment=1]
Na figura Pré (3), as 2 pçs (Marrom/Preto/Laranja/Verde) seriam caps de tantalo?
[attachment=0]

Abçs.

Attachments

wagner

Veterano
Registro
2/2/07
Aprovações
3
Pontos
3
Website
izzychili.com.br
Os resistores do pré, tanto quanto os do resto do amp devem ser conferidos, e substituídos aqueles cujo valor nominal esteja mais de dez por cento diferentes da leitura do multímetro.

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
75
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Vitoretti, os caps parecem ser de poliester antigos da Siemens.

Veja o valor, acima de 1 uF e baixa tensão(< 50V) provavelmente são de Tântalo, abaixo de 560nF e alta tensão serão de poliester.

Vitoretti

Vitoretti
Registro
30/9/08
Aprovações
15
Pontos
8
jfonseca e wagner

Obrigado por responder às minhas dúvidas :mrgreen: .
Estou restaurando o meu amp e pretendo colocar pçs de excelente qualidade.
Inclusive eu possuo os 4 falantes originais que pretendo reformar
É um amp que não pretendo vender.
Gostaria de saber se vcs vendem algum componente eletrônico.
Vou ter que trocar todas as chaves HH, potênciometros, jacks, etc.
Vou precisar de um quarteto casado de 6l6GC.
Vcs por acaso teriam os turret lugs.
[attachment=2]
Procuro tbm capacitores de mica.
[attachment=1]
Procuro tbm estes caps para fonte e pre.
Sprague Atom and Orange Drop Caps
[attachment=0]

Desde já agradeço a tenção de vcs.

Attachments

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
75
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Vitoretti, nós temos alguns desses componentes para trabalho aqui na Izzy Chili, na verdade não os comercializamos.

Sobre o quarteto de 6L6GC ou as 6L6WXT+ da Sovtek normalmente saem a cerca de R$ 400,00

Um abraço.