Giannini Tremendão 1971

Discussão em 'Manutenção e Assistência Técnica' iniciado por xandeguarah, Maio 29, 2017.

1. xandeguarah

xandeguarah Handmaker

Saudações a todos os aficionados pelas válvulas!

Hoje trago o caso de um Tremendão I datado de 1971 que veio até minhas mãos por um colega para manutenção e reforma.
    Segundo ele o amplificador, apesar das presentes aviarias, estava funcionando. Ele relatou que quando ligava trazia um brilho muito intenso às válvulas, o qual os colegas já irão entender o porque.
    Eu preferi não ligá-lo e sim fazer uma verificação visual de tudo o que está errado com este Tremendão.

A começar pelo esquema eletrônico, o faceplate apresentado diz ser um "Tremendão I" porém difere do apresentado. Em pesquisa consegui identificar pelo projeto que tem o simplório título "Tremendão":
    https://drive.google.com/file/d/0BxEi5waeFz-gZVdEdEFueVpGVzg/view?usp=sharing

Eu imagino que esta série de 1971 tenha sido uma das primeiras do Tremendão I e por isso não tenham mudado o projeto.

Vamos agora às anormalidades encontradas.

A retificação da fonte está alterada. Existem um diodo ESK 1/10 ligado em paralelo com um ESK 1/12. Além disso foi soldado um fio vermelho para interconectar o negativo deles, conforme foto abaixo:
    https://drive.google.com/file/d/0BxEi5waeFz-gMWgzSjc4ak1jWE0/view?usp=sharing

No esquema original são dois diodos BY100 ou BY127.
    https://drive.google.com/open?id=0BxEi5waeFz-gTXZJUXpRNk4yVjQ

Outra alteração que não consegui entender ainda por qual motivo foi feita (e que mais me deixou encucado), é o corte de um dos fios do transformador de choque. Pelo visto foi proposital pois o fio cortado foi devidamente isolado:
    https://drive.google.com/open?id=0BxEi5waeFz-ga2szanJ3QjJCOFk

Peço aos nobres colegas que compartilhem suas impressões e sugestões ao que se deve fazer neste caso.
    Minha única conclusão é que foi feita uma baita enjambração na tentativa de fazê-lo funcionar mas que está sobrecarregando o HT, na minha opinião.

No mais, pelo estado avançado dos capacitores da fonte, se faz necessária sua substituição, o qual já estou providenciando.

Agradeço a atenção de todos e enriquecerei o post com maiores fotos e o que se fizer necessário.
    Um forte abraço!

2. Matec

Matec Forista Experiente

Caro colega xandeguarah.

Como sempre os "técnicos" de plantão aprontaram mais uma.

Pelo que estou vendo, o fio que foi cortado é o outro terminal do HT do transformador de força, e não o fio do choque. Isso significa que a fonte está retificando somente meia onda do HT, o que diminui a capacidade de potência, além de dobrar o ripple sobre os capacitores dos primeiros estágios.

Como sempre, esse tipo de ação é um paliativo para algum outro tipo de problema. Por isso verifique se o transformador não tem nada de errado antes de reconectar esse fio.

Antes de mais nada retire o fio vermelho que faz o Jump entre os ânodos dos diodos
    .
    Troque também esses diodos.
    Meça as tensões e se possível poste aqui. Inclusive a tensão AC da tomada.

No mais, você está certo em trocar todos esses capacitores da fonte, inclusive colocar dois de 100uF/350 em série, e não esse arranjo infeliz de 100uF/350v + 50uF/350v (lembra disso?).

Abraço

xandeguarah curtiu isso.
  3. marfu

marfu Forista Ativo

Boa noite camaradas.

Legal Xandeguarah, otima oportunidade de resolver um tremendão antigo.
    Minhas observações:
    1) Trafo de fonte. Recomendo providenciar outro pois este ai é para 110V o que causa belos 7,5V nos filamentos. Além de provavelmente ter defeito. O matec tem as especificações.
    2) Uma fonte nova, seguindo o esquema original acredito ser a melhor opção.

Coloquei uma fonte que criei pra esse problema, e postei aqui e no handmades, mas nao posso mais postar lah.
    Fiz outra agora com os caps deitados pra substituir esta placa de caps cor de rosa. Tenho 02 placas de fonte com estes caps rosa. 01 em um thunder sound 2 e a outra em 01 SANK ( fabricado em Porto Alegre).
    Estou fora agora depois posso mandar fotos.

xandeguarah curtiu isso.
  4. xandeguarah

xandeguarah Handmaker

Matec,

É uma honra tê-lo por aqui. Agradeço imensamente sua ajuda.

Não estou próximo do amp agora para me certificar sobre a origem do fio cortado. Fiquei na dúvida agora. Verificarei com mais atenção e posto aqui.

Que problemas poderiam acontecer ao transformador de power neste caso?
    Fiz uma pesquisa e imagino que o 1N4004 serviria para substituir esses diodos antigos, correto?

Farei a leitura das tensões e postarei por aqui.

Ahh, não me lembrei dessa questão dos capacitores de 100 e 50 uF. :( Neste caso você me diz de fazer duas associações de 100 uF? Como abaixo:
    https://drive.google.com/open?id=0BxEi5waeFz-gNWE1dGYzajhKT0k

5. xandeguarah

xandeguarah Handmaker

´
    Olá Marfu

A turma que curte valvulados sempre presente!

Rapaz, será necessário mesmo trocar o trafo de power? Ihh, isso vai encarecer um tanto que não estava previsto.
    Pesquisei um post do xformer com as especificações do transformador de força:

"No esquema do Tremendão, o transformador de força é o FG40-10 que é o transformador 5012 no catálogo da Wilkasom, que tem as seguintes especificações:
    Primário 110V-110V
    Secundários: 2x350Vac 400mA, 50Vac (não diz a corrente, mas pode ser menos do que 50mA), 6,3Vac com CT 8A"

Não fazia ideia que o primário era 110 V. Mas espere aí! A minha tensão local é 220V, mas esse amp tem o switch para 110/220V no painel traseiro dele.
    Pelo jeito teremos muito mais surpresas por aí. :eek:
    O dono dele disse que estava funcionando... hum, agora entendo porque as valvulas estavam "brilhando" tanto. Não quero acreditar que esse transformador seja tão parrudo para suportar o dobro de tensão para o qual foi dimensionado. Mas se isso for verdade tenho que dar os parabéns para a Willkason. :D

Quero salientar que não liguei esse amplificador porque já imaginava o que me esperava.
    Não seria legal eu desconectar totalmente o trafo de força e fazer as devidas leituras de tensão, antes de mais nada?

Sim, refarei todo o filtro de fonte, porém farei ponto-a-ponto, como antigamente.
    Um forte abraço

6. marfu

marfu Forista Ativo

Olas.
    Nao fui claro. Os trafos são 110/220.
    Melhor coisa é desconectar o trafo e medir as tensões e comparar com a tabela do MATEC. Principalmente as tensões de filamento.

Hoje em dia quase não se encontra o 1N4004 e apenas o 1N4007.
    Eu estou usando o UF4007, mesma especificação, mas Ultra fast.

qualquer coisa prende o grito que auxiliamos.

7. marfu

marfu Forista Ativo

Pode fazer, mas é bom colocar os resistores em paralelo com cada eletrolitico.

8. Matec

Matec Forista Experiente

Bem, isso eu não faço ideia, pois esse "mod" que foi feito aí, é algo bizarro demais para ter lógica.
    Já os diodos é como o Marfu falou, pelo menos os 1N4007, melhor se for UF4007.

O correto seria dizer que a as tensões do primário do transformador devem ter terminais de 0 - 110 v - 220v

Mesmo minha "tabela" ainda vai ter valores corrigidos com o tempo. Esses valores que o xformer passou, são um dos únicos de um transformador utilizado pela Giannini que aparecem no catálogo da Willkason, e por isso são confiáveis.

Link para a tabela:
    http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9172.0

Já faz um tempo: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5228.msg127040#msg127040

9. marfu

marfu Forista Ativo

Entao...
    Neste topico do handmades, postei a fonte pra Gianninnis, que fiz. depois de criticas e dicas, elaborei um outro modelo, com os caps deitados.
    Esta foto é do primeiro prototipo, já tenho um no forno, aguardando os componentes, e com uma disposição melhor.

xandeguarah curtiu isso.
  10. marfu

marfu Forista Ativo

Compartilhe esta Página