Giannini Thunder Sound Bass SL

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Oi Matec, de repente poderia publicar os esquemas que você transcreveu aqui no nosso acervo de esquemáticos? Tenho certeza que muita gente vai achar útil! Por exemplo, os únicos esquemas Trainwreck que tem por aí foram transcritos por voluntários, de outra forma ninguém saberia o que tem nesses amps que são "mitos". De repente transcrevemos vários Giannini e as alterações que foram feitas ao longo do tempo?

Kronenberg, eu que agradeço a vocês por contribuirem tão valiosos conhecimentos por aqui. Vamos aprendendo um pouco a cada dia! Não sabia dessa da malha frontal diferenciada nos TS. Realmente gostaria de saber mais sobre os amps brazucas, vale a pena resgatar essa história.

Abraços.

Jader Machado

Forista Registrado(a)
Registro
7/8/15
Pontos
3
Desculpe não postar mais imagens, foi para o tecnico pois o trafo da fonte estava em curto. Uma Valvula 6L6 da RCA estava em curto tambem. foi colocado um par casado de 6l6 JJ e Capacitores foram substituidos . Esta funcionand0 100%, mas não tirei fotos depois do reparo, quando o chassi estava fora.
Tudo o que consegui visualizar nos thunder Sounds I,II, III e neste SL que o jfonseca publicou é que ambos tem V1, V2 e V3. Mas no meu Apenas V1 e V2 . Alguem saberia Pq Apenas 2 de pré?

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Realmente é diferente essa configuração com apenas 2 válvulas de pré, porque a segunda válvula é a inversora. Então o preamp todo é feito de apenas uma 12A?7 ?

Jader Machado

Forista Registrado(a)
Registro
7/8/15
Pontos
3
Sim, uma 12ax7 e uma 12at7. Isso traz alguma vantagem ou desvantagem em relação aos com 3 no pré?

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Pontos
48
Website
Valvulados.com
É uma configuração diferente. Tem a vantagem de dar um timbre valvulado muito puro por ter só 2 estágios de ganho. Tem a desvantagem de ter menos ganho e menos possibilidades de controle do ganho.

Essas desvantagens podem ser mitigadas se usar um pré antes do amp. A configuração mais clássica é um Tube Screamer e um reverb.

Jader Machado

Forista Registrado(a)
Registro
7/8/15
Pontos
3
Como uso ele em casa, não senti falta de potencia.Substitui a 12ax7 philips original por uma 12AX7LPS ECC83 7025 Sovtek e notei um ganho a mais. Seria necessario substituir a 12AT7 tambem ( Ainda Philips)? Tenho um pré Orange Juice da EFX, mas ainda não testei no Thunder Sound.
OrangeJuice-300x242.jpg

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Pontos
48
Website
Valvulados.com
As 12AX7 LP realmente tem maior ganho. A 12AT7 supre mais corrente que a 12AX7 principalmente quando usada como inversora, mas tem menor ganho que a 12AX7. Em um amp de guitarra pode usar a 12AX7 como inversora sem problemas.

Como esse Thunder Sound é para contrabaixo, eles usam a 12AT7 para conseguir excitar as válvulas de saída nos picos típicos de alguns ritmos pois a AT fornece mais corrente que a AX. Slaps, ritmos percussivos no contrabaixo, etc, exigem um circuito mais parrudo na inversora.

Jader Machado

Forista Registrado(a)
Registro
7/8/15
Pontos
3
jfonseca, Estou atualmente usando um par casado de 6L6GC JJ e tenho um par de helectro harmonix na reserva ( achei a JJ com mais grave). Para contra baixo, teria alguma marca mais indicada?

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Gosto das JJ, tem um equilíbrio bom entre timbre e durabilidade. As Sovtek WXT+ são mais "duras", tem um timbre mais seco, mas duram muito tempo. Não tenho uma marca para recomendar, é questão de gosto mesmo.