Giannini Thunder Sound Bass SL

Jader Machado

Forista Registrado(a)
Registro
7/8/15
Pontos
3
Boa tarde pessoal.
Acabei de adquirir um Giannini Thunder Sound Bass SL.
Pretendo usar ele pra Baixo com falante de 15"
Saberiam a impedância do falante que teria que usar?
Alguem teria o esquema deste amplificador? Pois só consegui o do Thunder Sound III .
Aceito dicas e sugestões .
Grato
open

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Pontos
28
Olá.
É meio complicado de se obter o esquema original desse amplificador.
O que se pode fazer, é você tirar fotos detalhadas do amplificador, que eu posso tentar criar um esquema.
É claro que será um esquema melhor se o amplificador for original.

Abs

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Pontos
28
Jader Machado

Opa - Boas fotos!

Já dá pra ter uma boa ideia do circuito. Preciso apenas mais algumas fotos das placas, onde se possa ler os valores dos capacitores. Desse modo o esquema deve ficar pronto logo.

Abs.

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Boa compra!

Para servir de guia, é o esquema do Bassman 5F6-A (ou Marshall JTM 45) com poucas modificações alí no feedback negativo e controle de presença. Mas o Matec vai conseguir te dar um esquema mais fiel, pois o amp foi mexido. (Todos os resistores dele foram trocados.). Se tivesse que chutar, diria que ele está em 4 ohms.

Aproveita e tira fora o capacitor ligado na chave "line ground"!

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Pontos
28
Olá jfonseca.

Antes de mais nada, tenho que parabenizá-lo por esse ótimo fórum, principalmente pela maneira com que é conduzido. E também por que nele se valorizam muito os valvulados nacionais.

Quanto ao Thunder Sound SL já tenho o esquema traçado. Falta conferir os valores, o que será feito com as novas fotos que virão. Aparentemente é o esquema do Thunder Sound III (N) com algumas modificações.

Não está me parecendo que houve uma reforma completa nele, e sim que esse é um tipo de reedição.
Há uma grande diferença dos componentes desse amplificador para com os componentes dos amplificadores do começo da década de 1970, principalmente nos capacitores da fonte, e do transformador de potência.

Sei lá... :D

Abs

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Matec, é bom contar com seu conhecimento aqui no fórum. Realmente a construção dos Giannini variou muito, talvez devido à dificuldade de comprar importar componentes naquela época.

Aqui vão algumas fotos de um SL em 2010. Veja os resistores anos 70 que você menciona. Talvez este tenha saído uns anos antes. De qualquer maneira, talvez ajude na identificação dos valores!

Neste temos fio verde para 4 ohms e o amarelo 8.

PS. Por algum motivo tive que enviar via Imgur, pois não consegui fazer upload de imagens no forum. Mais alguém encontrou esse problema?

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Pontos
28
Olá jfonseca.

Boas fotos!

Eu tive a suposição de que o amplificador do Jader Machado fosse mais novo, pela construção desse transformador de potência, todo aberto, sem as tampas de ferro, que não é típica dos Willkason das antigas, e sim do final dos anos 70 e começo dos anos 80. Também já vi os Gianninis mais novos com aqueles resistores marrons como os que aparecem na placa da fonte, para polarizar as screens. Pena que não dá pra situar exatamente o ano de fabricação desses amplis só com isso.

Essa fotos que você postou já indicam um amplificador mais antigo, pelos componentes das placas. Mas pelo que eu vi, esse ampli já tinha se transformado em um Thunder Bassman, que faz muito sucesso entre quem faz Mods.

Vou esperar por um retorno do Jader para tirar algumas dúvidas e finalmente publicar o esquema.

Aliás eu gosto de fazer os esquemas de amplificadores que por algum motivo, ainda não tenham sido publicados.

Tenho alguns Phelpa e pelo menos um Alex.

Caso alguém queira ter o esquema de seu valvulado, é só mandar fotos de alta resolução.

Abs :cool:

Kronenberg

Forista Registrado(a)
Registro
4/8/15
Pontos
3
jfonseca, também te parabenizo por ter criado esse excelente fórum e que era uma lacuna que faltava no mercado brasileiro.
Em relação as imagens postadas do Thunder Sound, tanto a sua quanto a do Jader Machado, eu informo que ambas foram as últimas versões fabricadas, porque nas versões originais e mais antigas do final da década de 60 e década de 70 o cabeçote Thunder Sound original tinha a malha frontal prateada, assim como os Fender.