André Monc

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Valeu! Quando tentei colocar a imagem não abriu campo para up de arquivo, somente endereço e não deu certo.
Tamo aí!



Legal, você pretende reaproveitar os acabamentos dos cantos do gabinete original ou comprar novos?
Pretendo comprar novo, mas procuro algo semelhante ao original. A alça vou procurar uma melhor, a que tem nele é bem ruim de carregar.


Os capacitores originais do meu Duovox também tem valor diferente do esquemático, embora próximos. Seu trafo antigo pode ter o primario separado em 4 fios e daí muda na chave. Aqui tem exemplos de ligação http://www.geocities.ws/eletronica_phoenix/transformadores1.html
Com o trafo novo é só fazer como está no esquema que dá certo.
Valeu demais cara, vai ajudar muito!
 

André Monc

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Agora só faltam os fios e iniciar a montagem de novo.

Acho que vou usar fios flexíveis mesmo, os rígidos estão bem caros e/ou difíceis de achar.
 

Ronconi

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O trafo original provavelmente tinha dois primários, que eram ligados em série (ou não) na chave HH seletora.
 

marfu

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Bom dia.

Quanto a ligação de entrada:

O cabo de rede de entrada ( preferencialmente com terra) será ligado em tres pontos.
verde = terra : ligar no chassis.
neutro = ligar no primário do trafo = 0V ou comum, normalmente preto.
fase = ligar no porta fusível.

ligar o outro terminal do porta fusível, no terminal central da chave seletora de tensão ( 127 - 220)

Para ligar o trafo novo ( 3 fios) é simples:

O fio comum já esta ligado no fio da rede.
Ligar os dois restantes na chave seletora ( 127 - 220) sendo cada um dos fios ( 127 -220) do trafo em cada extremidade correspondente da chave.

Simples assim...
 

André Monc

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Fala ae galera! Boa noite!

Passei um tempo sem postar porque estou trabalhando bastante no amplificador no tempo vago. E fica difícil de fazer e tirar fotos de todos os detalhes. Mas consegui fazer algumas.

Resolvi trocar a fiação e usar fios flexíveis mesmo. Comecei pelo fundo o amplificador, trocando a fiação e os resistores das válvulas de power. Troquei também os resistores da placa de fonte. Em seguida coloquei a nova placa de pre e fiz todas as ligações com as válvulas de pré e da inversora.








Hoje comecei a fazer a parte da frente do amplificador com as entradas do canal de baixo

Ainda tem muita coisa pela frente!!!

Monc
 

André Monc

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Outra coisa que decidi fazer foi colocar todos os terras aparafusados. Por enquanto apenas os terras das válvulas de power vão permanecer soldados porque não tem buracos no chassis para fazer o terra.

Esqueci de mencionar, hoje montei também duas das três saídas do Duovox (4, 8 e 16 ohms). Preciso comprar mais um jack para fazer a ultima. Amanhã mando fotos.
 

Ronconi

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Outra coisa que decidi fazer foi colocar todos os terras aparafusados.
Lembra de lixar o chassi onde vai os aterramentos parafusados!

Considere trocar os retificadores também André. Os que estão aí já são anciões, e tu realmente não quer saber o que acontece quando esses componentes falham... Em geral se recomenda os 1N4007, mas vale a pena usar os UF4007. Aqui na Ronconi Amps, como gosto de exagerar, só uso UF5408.

Para os fios onde corre AC, mantenha eles sempre nos cantos do chassi, pra reduzir ruídos.

Vale a pena instalar resistores 1R nos cátodos também, pra medires o bias com maior facilidade. Só lembra de comprar os de 1% de precisão, ou melhores.
Se usares aqueles conectores em forma de garfo, o próprio parafuso que prende o soquete é um bom local pra se aterrar o cátodo. Vide o Univox 120G que restaurei (Fanpage da Ronconi Amps).

Os fios blindados que vão dos jacks até a V1 só devem ser aterrados em um dos lados. Dica: aterre ele nos jacks, isso te dá liberdade pra deixar bem curtinho o condutor no lado onde vai ligado na grade da V1, o que também garante redução de ruídos.

A V1 podia ter sido instalada no primeiro buraco, o mais à esquerda. Essa é uma válvula bem crítica, pois o sinal é fraco nesse ponto. Então, quanto maior a distância de zonas barulhentas do amp (principalmente fonte), melhor.

Considere adicionar uma chave pra ligar/desligar o negative feedback. É uma mod muito simples, e que te dá bons resultados em variações de timbre.

Evite usar jacks com switch para as saídas do amp. Se por qualquer motivo ela aterrar o tip, adeus trafo de saída.

Confere a pinagem das ligações que já foram feitas nos soquetes de power. Me pareceu estranha...

Boa escolha na luz piloto 220V! Simplifica bastante.

Vale também colocar um varistor 250V entre os polos da entrada AC do amp!

Um resistor de 220k ligado do primeiro capacitor ao terra também é legal, pois vai drenar todos os capacitores automaticamente sempre que tu desligares o amp.

Os resistor de 470R das screens podem ser aumentados para 1K, pra garantir a longevidade das válvulas de power (estou assumindo que vais usar válvulas modernas).

Por curiosidade, quais os valores dos capacitores de filtragem de bias que tu usou?


Abraço e boa sorte!
 

André Monc

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Valeu demais Ronconi!! Vou responder tudo para continuarmos a conversa.

Lembra de lixar o chassi onde vai os aterramentos parafusados!
Vou fazer isso, boa dica.

Considere trocar os retificadores também André. Os que estão aí já são anciões, e tu realmente não quer saber o que acontece quando esses componentes falham... Em geral se recomenda os 1N4007, mas vale a pena usar os UF4007. Aqui na Ronconi Amps, como gosto de exagerar, só uso UF5408.
Sim vou trocá-los, estava buscando uma oportunidade de conversar sobre os valores. E realmente não quer saber deles falharem. Esses UF5408 podem ser usados no Duovox? Esse valores não alteram o funcionamento de outros componentes do amp?

Para os fios onde corre AC, mantenha eles sempre nos cantos do chassi, pra reduzir ruídos.
Tenho tentado passa o maximo no canto possível. Mas não tenho certeza quais são AC.

Vale a pena instalar resistores 1R nos cátodos também, pra medires o bias com maior facilidade. Só lembra de comprar os de 1% de precisão, ou melhores.
Se usares aqueles conectores em forma de garfo, o próprio parafuso que prende o soquete é um bom local pra se aterrar o cátodo. Vide o Univox 120G que restaurei (Fanpage da Ronconi Amps).
Isso está nos planos também! Vou atras de executar.

Os fios blindados que vão dos jacks até a V1 só devem ser aterrados em um dos lados. Dica: aterre ele nos jacks, isso te dá liberdade pra deixar bem curtinho o condutor no lado onde vai ligado na grade da V1, o que também garante redução de ruídos.
Esse ainda não troquei. Como tenho pouca experiencia decidi fazer primeiro toda parte de traz trocando cada fio. Agora comecei a fazer a frente. Esse cabo necessita ser blindado? Qual eu compro?

A V1 podia ter sido instalada no primeiro buraco, o mais à esquerda. Essa é uma válvula bem crítica, pois o sinal é fraco nesse ponto. Então, quanto maior a distância de zonas barulhentas do amp (principalmente fonte), melhor.
Vou fazer essa alteração. Valeu a dica.

Considere adicionar uma chave pra ligar/desligar o negative feedback. É uma mod muito simples, e que te dá bons resultados em variações de timbre.
Essa vou deixar para uma próxima. Estou focando em montar o quanto antes, sem pressa, mas sem alongar muito tb. Considerando meu conhecimento pequeno.

Evite usar jacks com switch para as saídas do amp. Se por qualquer motivo ela aterrar o tip, adeus trafo de saída.
Sim, essa eu sabia. Coloquei esses porque estavam dando sopa aqui, mas vou partir para jacks mono simples mesmo.

Confere a pinagem das ligações que já foram feitas nos soquetes de power. Me pareceu estranha...
Não entendi bem. Por favor especifique mais para que eu possa checar. Algumas soldas não ficaram excelentes, posso tentar refazer.

Boa escolha na luz piloto 220V! Simplifica bastante.
É bem parecida com a original. Na verdade troquei a luz apenas, a ligação é a original.

Vale também colocar um varistor 250V entre os polos da entrada AC do amp!
Qual a função? Como faz?

Um resistor de 220k ligado do primeiro capacitor ao terra também é legal, pois vai drenar todos os capacitores automaticamente sempre que tu desligares o amp.
Esse também está na lista!

Os resistor de 470R das screens podem ser aumentados para 1K, pra garantir a longevidade das válvulas de power (estou assumindo que vais usar válvulas modernas).
Vou usar valvulas novas, alias já tenho. São Tung Sol. Mas acabei de comprar instalar os de 470R.

Por curiosidade, quais os valores dos capacitores de filtragem de bias que tu usou?
Estou trocando tudo visualmente, qual seria esse?


Muito obrigado pelas generosas dicas!!! Você é um cara que está ajudando MUITO meu trabalho!

Grande abraço.

Monc
 

André Monc

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Pontos
28
Cidade
Brasília
Bom dia.

Quanto a ligação de entrada:

O cabo de rede de entrada ( preferencialmente com terra) será ligado em tres pontos.
verde = terra : ligar no chassis.
neutro = ligar no primário do trafo = 0V ou comum, normalmente preto.
fase = ligar no porta fusível.

ligar o outro terminal do porta fusível, no terminal central da chave seletora de tensão ( 127 - 220)

Para ligar o trafo novo ( 3 fios) é simples:

O fio comum já esta ligado no fio da rede.
Ligar os dois restantes na chave seletora ( 127 - 220) sendo cada um dos fios ( 127 -220) do trafo em cada extremidade correspondente da chave.

Simples assim...
Valeu Marfu! Mais uma boa instruação!

Abraços

Monc