André Monc

Veterano
Registro
14/12/16
Aprovações
33
Pontos
28
Monc, este tópico se tornará uma referência para restauração de Gianninis. Você nos deu o passo a passo com altíssima qualidade. Acompanho sempre com curiosidade para ver o que virá no próximo post! Valeu!
Muito obrigado JFonseca! Está sendo muito legal fazer esse trabalho assessorado por uma galera que manja tanto! Excelente espaço esse fórum.

André Monc

Veterano
Registro
14/12/16
Aprovações
33
Pontos
28
@André Monc

A minha dúvida nos secundários já era, imaginei que, ou faltava o secundário do bias ou o center tap do HT.
Fiquei curioso com a altura do trafo justamente pelo que veio a comentar o colega marfu pois pode ser que em pé não passe no espaço do gabinete original...mandei enrolar um trafo para o meu 100b e, nessa configuração em pé, tive que fazer um entalhe no reforço de madeira para encaixar, coisa de 5mm aproximadamente...
Fala Zac, o meu veio com trafo em pé, e tinha uma etiqueta que me pareceu original, que vi em outros Duovox. Vcs tem alguma foto de Duovox com trafo deitado? So por curiosidade mesmo.

André Monc

Veterano
Registro
14/12/16
Aprovações
33
Pontos
28
Galera, chegou o trafo da TRL. A encomenda veio bem rápido. O trafo é enorme e me parece bem maior que o que está nele. Talvez o problema que vc mencionou, Zac, aconteça comigo (mas estou refazendo o gabinete também).

Seguem as fotos:

Agora junto com o trafo da Family Jorge Luthier:

Agora faltam algumas peças que estão vindo da MultComercial.

Vamos que vamos.

Monc

Zac Belver

Forista Registrado(a)
Registro
2/11/16
Aprovações
7
Pontos
3
Fala Zac, o meu veio com trafo em pé, e tinha uma etiqueta que me pareceu original, que vi em outros Duovox. Vcs tem alguma foto de Duovox com trafo deitado? So por curiosidade mesmo.
O meu 100b veio com outro trafo que não era o original e nem sequer era apropriado mas todos os Duovox originais que eu vi tem o trafo acomodado com folga no gabinete e fiação exposta, sem as "canecas" de metal, mas, pelo que percebi, o pessoal que enrola trafo por encomenda faz num tamanho que só cabe "deitado".
Mas, em todo o caso, se você vai refazer o gabinete não tem problema. No meu caso me pareceu que entalhar um encaixe no gabinete original era mais viável do que refazer tudo. O gabinete do meu Duovox ainda aguenta uns 10 anos hehe

André Monc

Veterano
Registro
14/12/16
Aprovações
33
Pontos
28
O meu 100b veio com outro trafo que não era o original e nem sequer era apropriado mas todos os Duovox originais que eu vi tem o trafo acomodado com folga no gabinete e fiação exposta, sem as "canecas" de metal, mas, pelo que percebi, o pessoal que enrola trafo por encomenda faz num tamanho que só cabe "deitado".
Mas, em todo o caso, se você vai refazer o gabinete não tem problema. No meu caso me pareceu que entalhar um encaixe no gabinete original era mais viável do que refazer tudo. O gabinete do meu Duovox ainda aguenta uns 10 anos hehe
O meu está exatamente assim, fios aparentes e espaço. Apesar do novo ser maior, acho que ainda sim caberia no gabinete.

Seguimos conversando.

Monc

Zac Belver

Forista Registrado(a)
Registro
2/11/16
Aprovações
7
Pontos
3
Apesar do novo ser maior, acho que ainda sim caberia no gabinete.
No gabinete em si tem espaço, o problema é a ripa de reforço, na hora de colocar o conjunto na "gaveta" esse reforço atrapalha.
Pelo o menos o seu gabinete novo não precisa ser maior que o original, basta que esse detalhe esteja previsto na hora de colocar os reforços.

Quando meu trafo chegou eu me arrependi de não ter pedido para vir montado "deitado" mas depois vi que a furação do chassi não prevê um trafo desse comprimento deitado, assim a saída mais simples foi entalhar esse detalhe (não consegui colocar a foto do google drive aqui no post, por isso deixei em link).

André Monc

Veterano
Registro
14/12/16
Aprovações
33
Pontos
28
Hoje dei uma adiantada do re-case do Duovox. Não ficou um trabalho primoroso, mas acho que vai dar certo.

Uma das etapas iniciais da construção. A base as laterais e as ripas do fundo.

Com as ripas da frente e o inicio do tingimento interno. O case de cima é o original do Duovox. Ele é verde, acredito que tenha sido tingido em algum momento. Alguém já viu Duovox sem ser preto?

Praticamente pronta a fabricação base. Acima o case que fiz, abaixo o original do Duovox.

Interior do case original.

Interior do novo case. Ainda falta dois pequenos pedaços de ripa. Decidi colocar depois de tirar mais umas medidas.

É isso.

Monc

André Monc

Veterano
Registro
14/12/16
Aprovações
33
Pontos
28
No gabinete em si tem espaço, o problema é a ripa de reforço, na hora de colocar o conjunto na "gaveta" esse reforço atrapalha.
Pelo o menos o seu gabinete novo não precisa ser maior que o original, basta que esse detalhe esteja previsto na hora de colocar os reforços.

Quando meu trafo chegou eu me arrependi de não ter pedido para vir montado "deitado" mas depois vi que a furação do chassi não prevê um trafo desse comprimento deitado, assim a saída mais simples foi entalhar esse detalhe (não consegui colocar a foto do google drive aqui no post, por isso deixei em link).
Tomei a liberdade de baixar a foto para publicar, assim fica mais fácil de alguém acompanhar no futuro.

Saquei. Espero não ter essa dificuldade. Aumentei em 2,5cm de altura no "pé direito". Vamo ver no que vai dar. Valeu pelas dicas.

Monc

André Monc

Veterano
Registro
14/12/16
Aprovações
33
Pontos
28
Hoje também tirei o trafo de força original do Duovox. Seguem algumas fotos comparando os dois:

A fiação do trafo antigo estava muito ruim. Bastante ressecada e quebradiça. Dois deles se romperam apenas com toques leves. Mas fiquei com uma duvida, o trafo antigo tinha quatro fios ligados à chave 110v/220v, o novo tem apenas três. E, segundo o Roberto e o esquemático, realmente são apenas três. Alguém pode dar uma luz?

Abraços

Monc

Zac Belver

Forista Registrado(a)
Registro
2/11/16
Aprovações
7
Pontos
3
Tomei a liberdade de baixar a foto para publicar, assim fica mais fácil de alguém acompanhar no futuro.
Valeu! Quando tentei colocar a imagem não abriu campo para up de arquivo, somente endereço e não deu certo.

Saquei. Espero não ter essa dificuldade. Aumentei em 2,5cm de altura no "pé direito". Vamo ver no que vai dar. Valeu pelas dicas.
Legal, você pretende reaproveitar os acabamentos dos cantos do gabinete original ou comprar novos?

Mas fiquei com uma duvida, o trafoais antigo tinha quatro fios ligados à chave 110v/220v, o novo tem apenas três. E, segundo o Roberto e o esquemático, realmente são apenas três. Alguém pode dar uma luz?
Os capacitores originais do meu Duovox também tem valor diferente do esquemático, embora próximos. Seu trafo antigo pode ter o primario separado em 4 fios e daí muda na chave. Aqui tem exemplos de ligação http://www.geocities.ws/eletronica_phoenix/transformadores1.html
Com o trafo novo é só fazer como está no esquema que dá certo.