Giannini Duovox 100B

Discussão em 'Manutenção e Assistência Técnica' iniciado por André Monc, 14/12/16.

1. André Monc

André Monc Veterano

Registro:
    14/12/16
    Likes Recebidos:
    33
    Pontos:
    28
    Fala galera. Prazer participar de um Fórum dedicado à amplificadores valvulados.

E como o objetivo é trocar ideias sobre valvulados, abri esse tópico para compartilhar minha aventura e pedir ajuda. Toco baixo a muito tempo, mas durante esse tempo tive apenas um cubo de baixo. Em shows normalmente uso o que tem à disposição, o mesmo em estúdios de ensaio. Esse ano decidi ter um amplificador legal para me acompanhar em gigs.

Depois de muito pesquisa e negociação comprei esse Duovox 100B e uma caixa Warwick WCA 115 PRO com falante Eminence Kappalite 3015LF (450W | 8 ohms).

Mas não ficou legal o set. Em volumes baixos, quando estudo em casa, fica lindo. Som cheio e encorpado e ao mesmo tempo com dose ideal de brilho. Porém, quando uso em ensaios ou toco com volume mais alto (4/5 no volume do canal, com master todo aberto) o som sem definição nenhuma. Parece som de caixa estourada, sem graça, feio.

Comecei a investir estudo e peças para o Duovox 100B. Ele, apesar de estar todo funcional, foi mexido em algum momento da história. Vários componentes internos foram trocados e o trafo de saída tem etiquetas que indicam que sofreu alguma manutenção ou foi enrolado de novo.

Minha primeira ação foi trocar as válvulas. No pré coloquei duas 12AX7 da Tung Sol e na inversora coloquei uma GE JAN 12AT7 WC.

Mesmo com essas válvulas novas, o som permaneceu do mesmo jeito.

Amanhã vai chegar o quarteto casado de válvulas Tung Sol 6L6GC que estou trazendo dos EUA. E também estou cotando comprar um trafo de saída feito pela Family Jorge Luthier, mas pedi para ser enrolado com 35hz.

Por enquanto é isso. Alguém tem alguma dica ou sugestão? Alguém que toque baixo e use um desses?

Seguimos conversando,

Monc

2. André Monc

André Monc Veterano

Registro:
    14/12/16
    Likes Recebidos:
    33
    Pontos:
    28
    Fala galera. Paralelo a esse desenvolvimento elétrico, estou refazendo o gabinete do Duovox. Comprei compensando naval e vou montar usando finger joint.

Monc

3. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    68
    Pontos:
    28
    Qual a impedância do falante dessa caixa, 8 ohms ? Talvez o amplificador tenha uma saída em 4 ohms, aí o rendimento cai bastante.

4. André Monc

André Monc Veterano

Registro:
    14/12/16
    Likes Recebidos:
    33
    Pontos:
    28
    Obrigado pela resposta Matec.

Isso a caixa eh de 8 OHMS. Pelo que pesquisei, inclusive em outros fóruns, o trafo de saída do Duovox 100B entrega 4 ou 8 ohms. Originalmente saia com 4 ohms (fio verde). O meu foi alterado para 8 ohms (fio amarelo). Não sei como medir para ter certeza, mas tanto o antigo dono, quanto os amigos que estão me ajudando disseram o mesmo.

Nessa foto dá para ver os fios que saem do trafo de saída. O amarelo está ligado no jack de saída e o verde cortado:

Mas se ver algo diferente, por favor comente.

Abraços,

Monc

Ronconi curtiu isso.
  5. Ronconi

Ronconi Usuário PRO / Fabricante

Registro:
    9/2/15
    Likes Recebidos:
    48
    Pontos:
    18
    Saudações Monc!

Muito legal seu amp, e está em ótimo estado estético! Há algum problema com o gabinete original?

Sobre seu problema:
    Esse amp tem jeito de ter sido mexido recentemente. Talvez, antes de ter sido vendido pra ti.
    Sabes qualquer modificação que tenha sido feita nele?
    O projeto original funciona legal para baixo, mas tem algumas pequenas modificações que podem ser feitas que melhoram muito o som.
    Como o circuito é simples, o legal é tu conferir se foi modificado algum valor de componente.

Te pergunto:

As válvulas de saída ainda são as originais?
    Qual a voltagem que o trafo de força entrega no HT? Ele é original?
    Como está regulado o bias?
    Os valores dos componentes batem com o esquema original? (Podem ter mínimas variações, em especial os resistores de 220k que misturam os canais)

Abraço,

6. marfu

marfu Veterano

Registro:
    29/9/16
    Likes Recebidos:
    42
    Pontos:
    28
    Ronconi.

Podes citar quais mods melhoram este projeto?

Ronconi curtiu isso.
  7. marfu

marfu Veterano

Registro:
    29/9/16
    Likes Recebidos:
    42
    Pontos:
    28
    É impressao minha ou o resistor de realimentação. Soldado no fio amarelo esta carbonizado?

Alem disso tem muito resistor de 1/4 de watt. é interessante avaliar alguns deles, principalmente os resistores de placa.

8. Ronconi

Ronconi Usuário PRO / Fabricante

Registro:
    9/2/15
    Likes Recebidos:
    48
    Pontos:
    18
    Então Marfu,

Tem diversas modificações, mas depende do que o nosso amigo procura em termos de timbre.
    Melhor esperarmos um retorno dele.

O resistor de feedback está torrado mesmo. Aliás, é uma abominação esses resistores de calculadora que botaram aí, hehehe...

9. André Monc

André Monc Veterano

Registro:
    14/12/16
    Likes Recebidos:
    33
    Pontos:
    28
    Ranconi, obrigado pela resposta. Vou tentar responder tudo na mesma ordem que vc perguntou.

Sobre o gabinete: de forma geral está ainda bom, mas o aglomerado original já está inchado em alguns pontos e soltando muita sujeira dentro do amplificador. Na verdade é um upgrade puramente opcional e estético. O plus é que ainda treino minhas habilidades DIY com madeira. Vejo como uma oportunidade de fazer um trabalho novo, como um desafio. Mas vou guardar certinho o gabinete original.

Sobre meu problema: Sim, ele foi mexido. O antigo dono utilizava em ensaio com a banda, é um cara do RJ que fabrica caixas acústicas e mexe em amplificadores. Não sei dizer exatamente o que foi mexido e conversar com o antigo dono é um pouco difícil, ele não tem muita habilidade com internet. Mas pelo que vi, me parece que o amp foi apenas atualizado, considerando que meu conhecimento é bem raso no assunto. Sou um curioso nato e tudo que sei sobre valvulado aprendi esse ano. Vc tem alguma dica de como fazer essa checagem? Amanhã, sexta feira, vou levar o amp na oficina de elétrica de um amigo meu. Se tiver alguma dica para nos ajudar.

Te respondo:
    As válvulas de saída não são originais. Ele veio para mim com duas 6L6GC (externas) e duas 6L6GB (internas), as quatro Sovtek. Esse meu amigo da oficina me emprestou duas 6L6GC usadas para testar. De qualquer forma, hoje chegam para mim um quarteto casado de 6L6GC Tung Sol STR que comprei nos EUA. As de pré já troquei todas. Está com duas Tung Sol 12AX7 e uma GE JAN 12AT7WC.

O trafo de força é o original. Tem uma etiqueta colada com o número 5067, que é a referencia do trafo Willkason original. Não sei o que eh HT e nem como medir a voltagem. Qualquer dica será muito útil para o trabalho de amanhã na oficina.

Vamos regular o BIAS assim que colocarmos as válvulas de power novas. Esse meu amigo tem um aparelho que mede as quatro válvulas de uma vez com uma boa precisão.

No caso dos valores, tem que olhar componente por componente, certo?

Ranconi, muito obrigado por compartilhar.

Seguimos conversando,

Monc

marfu curtiu isso.
  10. André Monc

André Monc Veterano

Registro:
    14/12/16
    Likes Recebidos:
    33
    Pontos:
    28
    Marfu e Ronconi,

Esse é meu primeiro amplificador valvulado, não sei ao certo o que esperar em termos de timbre. Quero usar ele para ensaios e pequenas gigs. Gosto muito de rock antigo, fusion e progressivo. Tb um som mais grooveado com slaps e swing. Gosto de um som cheio e ao mesmo tempo brilhoso.

Como testo esse resistor de retroalimentação?

Muito obrigado galera.

Monc

Ronconi curtiu isso.

Compartilhe esta Página