Giannini Duovox 100 B

Mr. edge

Forista Registrado(a)
Registro
31/1/13
Aprovações
0
Pontos
0
Olá a todos!

Sou novo por aqui, mas já fui muitas vezes beneficiado por informações que encontrei neste fórum.
Estou tentando reativar um Duovox 100b que comprei de um amigo e gostaria de compartilhar com vcs minha experiência e contar com a sua preciosa ajuda, visto que tenho pouca experiência com eletrônica de valvulados. Já tomei consciência sobre os riscos de trabalhar com as altas tensões deste amplificador. Conto também com a ajuda de um técnico muito experiente que está me dando uma "consultoria".
Se algum membro do fórum puder me dar dicas eu serei muito grato.
Acompanhei a restauração do 100 G do usuário roneysama e aprendi muito, o que me encorajou a encarar este desafio.

Seguem as fotos

http://imageshack.us/a/img580/1690/img20130123085827.jpg
http://imageshack.us/a/img18/8452/img20130123085809.jpg

http://imageshack.us/a/img651/8122/img20130123085633.jpg

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Olá Mr. Edge, bem vindo a nosso forum.

O amp não está falando? Já tentou ligá-lo? Caso negativo, eu primeiro construiria um limitador de corrente, conformo desenho aqui: http://valvulados.com.br/projetos/ - Com o limitador, será possivel testar o amp conectado.

No que precisar estamos aí para ajudar.

Abs.
Zé Fonseca

Mr. edge

Forista Registrado(a)
Registro
31/1/13
Aprovações
0
Pontos
0
Obrigado, Jfonseca, eu fiz o circuito de proteção e constatei que a fonte estava em curto, percebi que vários dos fios que saem do trafo de força estavam em péssimo estado. Resolvi mandar o trafo para uma reforma e para modifica-lo para alimentação com 127 v. Ele chega na quarta. Comprei também um quarteto novo de 6l6 e as demais válvulas.

Gostaria de modifica-lo para o modelo 100g, pelo esquema não achei que fosse dificil? o que vc pensa disto?
[hr]
Algumas fotos do trafo:

http://imageshack.us/a/img442/3949/img20130129135752405.jpg

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Olá Mr. Edge, se quiser transformar fielmente o B em G, com vibrato, precisaria de uma grande mudança no circuito, acrescentar uma ou duas válvulas se não me engano, e todo um circuito adicional com neon/LDR, etc, para o oscilador do vibrato.

O Duovox 100B é muito parecido ao Fender Tweed Twin 5F8, que era basicamente um Bassman com 100 Watts. Esse circuito foi copiado pela Marshall e logo virou o Plexi com alterações para aumentar o ganho. Eu ficaria com o circuito 100B e com ligeiras alterações dá um timbraço para guitarra, principalmente com pedais para dar um drive e reverb.

Abraço.

Mr. edge

Forista Registrado(a)
Registro
31/1/13
Aprovações
0
Pontos
0
Zé Fonseca, obrigado pela dica. Acho que vou nesse caminho. As peças chegam nesta semana e vou montar o Amp de acordo com o esquema do 100B mesmo e ver como ele vai soar, estou preocupado em não ficar muito grave. Vc pode me indicar quais as alterações eu devo fazer pra ele não soar muito grave e quem sabe conseguir alguma distorção? Ou eu deveria utilizar uns pedais para conseguir isso?
[hr]
Mais uma coisa:

Os capacitores parecem estar bem, sem estufamento ou sinais de vazamento.
Compensa troca-los preventivamente ou devo mante-los?

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Olá Mr. Edge, os eletrolíticos são perecíveis, então pra ligar o amp, mesmo depois da reforma do trafo, é bom usar o limitador de corrente durante os primeiros dias porque assim os capacitores vão condicionando de novo e se por acaso falharem, o limitador impede um dano maior. Se os capacitores ficarem bem até uma ou duas semanas de testes, usando o amp com frequência, isso diminui muito a probabilidade de problemas posteriores. Mas capacitor é sempre limitado, exige trocas de tempos em tempos.

Mr. edge

Forista Registrado(a)
Registro
31/1/13
Aprovações
0
Pontos
0
Fonseca, eu verifiquei os capacitores e os de 20uf estavam em curto, além disto os diodos estavam invertidos. Pra completar dois dos resistores de realimentação da placa estavam torrados. Eu li e reli seu comentários sobre a restauração do Duovox 100g e me antecipei reformando e adaptando o trafo de força. O original estava medido 370 v e depois de enrolado caiu para 280, o que eu acho que vai dar um fôlego para as válvulas. Aproveitei e troquei os soquetes das 6L6 e comprei todas as válvulas novas (russas). Depois de muito trabalho o amp ressuscitou. Tem um som maravilhoso. Tô apaixonado. Ainda não tive coragem de retirar a lampada de proteção então ainda não deu para ouvir ele no máximo. Mas já estou na expectativa. Ainda não fiz o gabinete mas já estou providenciando. quero montar uma caixa 4x12 pra acompanhar ele. Já vi que todos os potenciômetros estão chiando muito, então tenho mais este trabalho. Vou postar as fotos aqui. Agora preciso da sua ajuda pois quero fazer aquela mode para acrescentar um pouco de saturação ãs válvulas e quem sabe até colocar um reverber de mola.
Vou acrescentar uma chave para ter a opção de troca de impedância da saída.

Quero te agradecer pois só consegui isso com a ajuda do fórum, especialmente lendo seus comentários. Conheço um pouco de eletrônica mas sem suas dicas esse projeto ia acabar esquecido em algum canto. Obrigado mesmo.

Já estou comprando material para fazer um pequeno amp valvulado que vi no fórum handmades, em breve vou postar algo aqui.

Ah, estou providenciando uma amostra do som do Duovox para postar aqui.

Mr. edge

Forista Registrado(a)
Registro
31/1/13
Aprovações
0
Pontos
0
Seguem algumas fotos:

O trafo depois da reforma:

As válvualas, Comprei na multicomercial.

o Chassi depois de trocados as bases das válvulas

Mr. edge

Forista Registrado(a)
Registro
31/1/13
Aprovações
0
Pontos
0
Olá de novo, enfim tive tempo de mexer no amp de novo, ele tá falando baixo porque tive mesmo que tirar o dobrador de tensão da fonte. Estou com um belo problema pois o transformador não ficou bom, pelo jeito o cara enrolou ele do mesmo jeito que o original, então ele esta entregando 290v na AT, o que dá quase 800v de placa e 8,5 v no filamento, coloquei ele sem o dobrador então ele esta entregando 360 v de placa, não rende nem metade do esperado.
Vou ter que refazer o serviço, só que desta vez vou mandar o trafo para alguém que conheça do assunto, pensei em desenrolar algumas espiras, mas não sei nem como começar.
Entrei em contato com uma empresa do rio que me pediu R$ 250,00 pra fazer o serviço, achei caro.
Alguém me indica um técnico que reforme ou venda este trafo. (São Paulo ou Rio, posso enviar).
Mais uma coisa, o secundário dele ideal seria filamento 6,3 V; Alta Tensão 178V; e quanto de grade? (alguém pode confirmar?)
Estou terminando o gabinete e em breve posto fotos.