Fender Champion 600, teste transformador de saída.

Discussão em 'Manutenção e Assistência Técnica' iniciado por Ricardo Laurini, 11/5/17.

1. Ricardo Laurini

Ricardo Laurini Forista Novato

Registro:
    4/12/16
    Likes Recebidos:
    3
    Pontos:
    3
    Boa tarde a todos, estou com um Fender Champion 600 ligando normalmente, porém, sem áudio. A principio verifiquei que a válvula de pre acende normalmente e a de saída esta apagada, alias esta válvula tem seu interior envolto por uma tinta escura somente a parte superior fica visível, como tinha uma 6v6gt parada resolvi substitui-la e ficou constatado que esta acende normalmente, porém o amplificador continua sem som. Gostaria de saber se há possibilidade do transformador ter se danificado e se há alguma maneira de testa-lo?

2. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    58
    Pontos:
    28
    Sim.
    Com o amplificador desligado, inclusive fora da tomada, você mede a resistência do primário desse transformador. Não sei exatamente o valor dessa resistência, mas pode estar entre 200 e 600 ohms,(o secundário dá um valor próximo de zero). Caso não apareça valor nenhum (fora de escala) é porque esse transformador está com o primário rompido.
    Abs

3. Ricardo Laurini

Registro:
    4/12/16
    Likes Recebidos:
    3
    Pontos:
    3
    Bom dia amigos, ola Matec efetuei as medições e realmente o primário tem aproximadamente 245 ohms e o secundário próximo de zero. Fiz mais uma verificação e encontrei o resistor R8 1k 2w aberto, efetuei a substituição do resistor e da válvula e o amplificador já esta funcionando. Agora tenho algumas duvidas, pois ainda estou iniciando no universo dos amplificadores valvulados e tenho receio de alguma coisa estar errada e danificar a válvula nova. Vamos lá, pretendo fazer a medição das tensões do circuito para compara-las com o esquema, essa medição deve ser efetuada com as válvulas ou sem, qual a função de R8 no circuito e qual seria a possível causa da queima da válvula e do resistor? Desde já, muito obrigado.

4. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    58
    Pontos:
    28
    @Ricardo Laurini

Você não falou do histórico desse defeito, apenas falou que ele existiu. Muitas coisas podem fazer uma válvula queimar, o mais comum é algum choque mecânico enquanto o amplificador estava ligado, ou a válvula ainda quente. Outros componentes com defeito ou a própria válvula com defeito. Sobretensão na tomada.

O meu esquema do Champiom 600 mostra um resistor diferente chamado de R8, então se puder postar o seu esquema, ajuda na conversa.

5. Ricardo Laurini

Registro:
    4/12/16
    Likes Recebidos:
    3
    Pontos:
    3
    Boa tarde, desculpe fiz confusão, o resistor é o R11 e não o R8.
    Como faço para anexar o esquema é possivel anexa-lo como pdf?

6. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    58
    Pontos:
    28
    No meu caso, eu procurei uma imagem na Internet e copiei o link, colocando aqui com a ferramenta imagem.

Pdf's precisam de um site de armazenagem, que você faz o upload lá, e coloca o link aqui.

No caso desse amplificador, o mais provável é que a 6V6 tenha mesmo entrado em curto e feito uma descarga pela screen (pino 4), daí queimando o resistor R11. O resistor R26 dever ter aquecido também, mas a carga maior ficou com o R11.
    É possível que não tenha mais nada errado no amplificador.

7. Ricardo Laurini

Registro:
    4/12/16
    Likes Recebidos:
    3
    Pontos:
    3
    Boa noite Matec, obrigado pelas orientações quanto a postagem dos esquemas. Efetuei a troca da válvula e do resistor e o amplificador esta funcionando normalmente, vou testa-lo por mais um tempo e logo em seguida vou monta-lo.

8. Ricardo Laurini

Registro:
    4/12/16
    Likes Recebidos:
    3
    Pontos:
    3
    Boa noite, a válvula nova chegou, porém, estou com receio de instala-la, pois estou percebendo que algumas tensões não batem com o esquema estão bem acima, a menos que eu não esteja sabendo fazer a medição, qual seria a maneira correta de efetuar a medição das tensões?

9. Muchiutti

Muchiutti Forista Ativo

Registro:
    2/2/15
    Likes Recebidos:
    18
    Pontos:
    8
    Boa tarde Ricardo.
    Esse amplificador foi projetado para alimentação de 120Vac. Aqui no Brasil temos tensões que teoricamente deveriam ser de 127Vac, mas já vi chegarem a 135Vac em alguma tomadas.

Primeiro confere a tensão da tomada em que está ligando o amplificador. Depois faça as contas baseado nas informações contidas no schematic, e obterá o valor que deverá sair no secundário do transformador de força em relação à tensão de alimentação da tua tomada.

Ex.:

De acordo com o schematic...
    Alimentação Saída (AC) Relação de espiras (Primário : Secundário) - Aqui dividimos o valor da tensão no secundário pela tensão do primário
    (primário) (secundário)
    120V 280V 1 : 2,3333...

Tua tomada...
    Alimentação Saída (AC) A relação é a mesma, pois o transformador permanece inalterado (1 : 2,3333...)
    (primário) (secundário)
    127V 296,33V Aqui multiplicamos o valor da tensão de alimentação pela relação do transformador (2,3333)

O cálculo para saber a tensão na fonte, após retificada:

Tensão multiplicada pela raiz quadrada de 2 menos a queda de tensão nos diodos.

296,33 * 1,4142 - 1,6 = 417,5V (A vazio, sem carga)
    Lembre-se que se você está fazendo as medições a vazio, com certeza irá encontrar valores bem acima do schematic mesmo.

Epero ter ajudado.

Abraço

10. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    58
    Pontos:
    28
    Além das ótimas dicas do Muchiutti você também deve utilizar uma lâmpada em série com a alimentação AC do seu amplificador:

No seu caso uma lâmpada de 60W deve resolver, ( só servem lâmpadas incandescentes).

Caso haja algum problema, lâmpada acenderá totalmente, mas seu amplificador ficará protegido.
    Caso esteja tudo correto, a lâmpada acenderá fraca, e o filamento fica levemente avermelhado.

Isso vale para todos os equipamentos em manutenção.

Abs

jfonseca curtiu isso.

Compartilhe esta Página