Fender 5f1

JPXisto

Forista Registrado(a)
Registro
24/1/19
Aprovações
0
Pontos
1
Olá pessoal, sou um apaixonado por valvulados e como todo brasil a grana é curta para comprar um. A tempos já cogitava a ideia de construir um, fui pesquisando onde começar e cheguei no Fender 5F1. Juntei as peças... montei com o máximo de capricho que consegui (minha primeira montagem e minha primeira postagem aqui tbm) e chegou a hora de meter na tomada e testar... morrendo de medo de ter feito algo errado, aquele frio na barriga mas tbm confiante pq tinha conferido e reconferido muitas vezes tudinho. E... pá.m deu certo.. nenhum um ruído aparente, a valvulinhas acesas, td lindo... vi se tava dando choque.. não tava... comecei a tocar.. Eu estava realmente eufórico tinha conseguido kkkk som estava, ainda está kk muito lindo.. MASSSSS, constatei um probleminha... O 5F1 como vcs com certeza sabem mais que eu, tem dois canais, em um deles consigo tocar com o poteciomentro topado de boas, o som eh lindo já no outro quando o poteciomentro passa do 7 pro 8 em diante até o 10 (onde topa) ele distorce o som de uma forma bizonha que parece que o amp fica com um fuzz de uma zoom 502 kkk, fica muito estranho... curiosamente... quando plugo algum cabo no outro canal, consigo chegar perfeitamente no 10 e o som fica mais gordinho e cremoso.. ainda mais lindo... suspeitei que tinha sido alguma solda mal feita nos jacks ou naquela região... refiz td e nada... o problema permanece... o que mais me intriga eh que pq com um canal fica bom E quando liga qualquer cabo no outro Jack funciona lindamente... por favor me ajudem... ficarei muito grato

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
88
Pontos
28
Normalmente basta ter as fotos numa pasta no computador e clicar ali no botão inserir imagem. (Aqui acima no menu da janela de respostas)

Eu acredito que sua montagem está certa, mas você errou na ligação de um dos jacks de entrada. Confira essa parte, esse erro é mais comum do que parece. Confira as ligações e o aterramento.

:)

JPXisto

Forista Registrado(a)
Registro
24/1/19
Aprovações
0
Pontos
1
Matec,
Vou conferir as ligações do Jack esses dias mas não creio que o problema seja isso pois já refiz as ligações umas 3 vezes e problema persistiu. Quanto ao aterramento acredito que esteja ok tbm pois mesmo com o knob topado no 10 o amp fica muito silencioso, o problema é quando toca somente e em um dos canais. Uso um Jensen 16 Ohms, o trafo de saída ta pra 16 Ohms, vcs acham que vale a pena eu testar colocando o trafo em 8Ohms?

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
88
Pontos
28
Também já não sei se o problema é exatamente o jack. Mas tenho certeza que você cometeu um erro sério ao colocar a válvula de saída tão próxima dos jacks de entrada. Isso sempre gera ruído e problemas.

Talvez seja melhor comprar outra forma e refazer o layout deixando entradas de um lado, válvula de pré, válvula de power e retificadora mais longe. Os transformadores estão na posição correta, podem até ficar mais próximos, mas tem que ficar exatamente alinhados pelo centro.
Acho que uma forma de bolo um pouco maior resolva esses problemas.
:)

JPXisto

Forista Registrado(a)
Registro
24/1/19
Aprovações
0
Pontos
1
Outra dúvida, um primo sempre me disse que a vantagem de um single ended é que você pode trocar a válvula de saída. Troquei esse fim de semana a 6v6gt por uma 6l6, o amp funcionou lindamente por 1 minuto e depois foi xiadeira, grito, distorção e depois ficou mudo kkkk pensei que tinha torrado o trafo e talz mas nada aconteceu graças a Deus. Aí peguei uma el34, pluguei e tcham... som perfeito, o amp ta simplesmente perfeito. Como se explica isso? é alguma coisa relacionado a impedância das válvulas? Devo fazer alguma alteração antes de ficar usando el34 no lugar da 6v6?

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
A questão mais importante quando se usa 6L6 no lugar de 6V6 é o trafo de alimentação aguentar a corrente de calefação que a 6L6 puxa a mais. Isso que você descreveu é compatível com a calefação indo pro espaço. Mas no caso se a EL34 funcionou, então podemos descartar essa hipótese, porque essa é a que mais pesa.

Outra coisa que faz isso que você descreveu é ausência de referência de terra no pino 5. Se por algum motivo na hora que trocou a válvula houve algum mau contato ali no pino 5 entra uma xiadeira e tal e depois a grade polariza e o som morre. Se desligar, descarregar todos os pinos e religar deve voltar a funcionar se for esse o caso, depois ela para de novo.

Por fim, talvez essa 6L6 estivesse com defeito? Sempre é possível. Ela começa a centelhar e dá barulhos, estalos, etc.

Só um comentário a mais: Nem todo single ended usa bias automático. Se é bias automático (resistor de catodo), pode brincar com a válvula que quiser desde que a pinagem seja compatível (6V6, 6L6, KT66, EL34, E34L, 5881, etc), pois a válvula regula sozinha. Mas se for bias fixo aí tem que regular pra cada uma e o ponto de funcionamento dessas 3 é bem diferente.

---
Resumo de corrente de calefação por válvula:
6V6 450 mA
6L6 900 mA
EL34 1500 mA