Existem combos Valvulados de baixa potência (1,2,3,4,5w) com falante de 12?

Discussão em 'Amplificadores' iniciado por Andreas Muller, 9/10/17.

1. Andreas Muller

Andreas Muller Forista Novato

Registro:
    9/10/17
    Likes Recebidos:
    1
    Pontos:
    3
    Olá, pessoal! Eu sou novo por aqui, então me perdoem por qualquer falha minha em relação aos tópicos.

Estive faz algum tempo lendo nos fóruns aqui sobre amplificadores valvulados. Tenho visto vídeos, análises, etc. E realmente tenho o desejo de comprar um.

Porém, o meu propósito é fazer gravações em casa e também tocar na minha igreja (eu uso um ampli de 15w transistorizado que eles microfonam e fica ótimo).

Portanto, entendo que o ideal para mim seria um ampli valvulado de baixa potência.

Li nos vários tópicos aqui que o falante ideal é o de 12. Porém, existe um probleminha. A maior parte dos amplificadores que eu busco, com baixa potência, tem falantes de 6, 8.

Então a pergunta que eu faço é se existem combos com falante de 12, e se não houver, o que eu faço? Compro apenas o cabeçote e a caixa separados?

Muito obrigado!

2. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    68
    Pontos:
    28
    Creio que sim. Existem muitos amplificadores hoje em dia no formato Lunch Box que são cabeçotes bem pequenos com potência de 1 à 15W ( tem até uns de 50W) que seriam bons para o que você precisa. Aí a caixa que você pode utilizar pode ter 1, 2 ou 4 falantes de 12" que realmente são os melhores para guitarra. Devem ter também combos, mas com falante de 12" realmente é mais difícil de encontrar.

3. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    68
    Pontos:
    28
    Adiantando sua provável pergunta sobre um provável modelo e marca, eu pergunto primeiro, quais os controles e qualidades que esse amplificador deve apresentar? Drive, clean, loop de efeitos 1 canal, 2 canais etc. Só pra ter uma ideia.

4. Andreas Muller

Registro:
    9/10/17
    Likes Recebidos:
    1
    Pontos:
    3
    Oi, Matec!!

Ah, que legal! Vou procurar por esses "lunch box" que você falou!
    Tem algum que você recomenda em especial? Um que desse pra mudar pra baixa potência, tipos uns 2w, pra gravação e,
    se eu quiser, aumentar para uns 5w numa apresentação microfonada, por exemplo?

Eu queria muito um combo, mas é muito difícil, a maioria é falante de 6, 8... =(

Teria como eu comprar um cub8 da Laney, por exemplo, jogar pra uma caixa com falante de 12, por exemplo?

Em relação aos controles e qualidades do amplificador, eu não faço muita questão de ter drive, reverb, nem loop... Eu uso um pedal de drive junto com uma zoom g2 (pra reverb, chorus, delay, etc), um equalizador e um wah wah... Só isso. O amplificador não precisa ter efeito não. =)

5. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    68
    Pontos:
    28
    Amplificadores de de baixa potência podem ser simples, bem simples. Todas as marcas fazem atualmente algum amplificador assim. Tem os Orange que são simples(Tiny Terror, Micro Terror); os Vox, (Night Train, Litle Night Train); os Mesa Boogie, Mini Rectifier (mais caro e mais complexo). Tem as soluções nacionais do Pedrone, VX15, SuperClean; do TMiranda o T-Clean . E vários outros. Alguns já vem com atenuador para diminuir a potência para você poder tocar em casa.
    É só pesquisar. Tem muitos vídeos também.

6. jfonseca

jfonseca Veterano

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    67
    Pontos:
    48
    Site:
    De até 5W não conheço com falante de 12" de fábrica, talvez teria que encomendar um handmade.

Amps de série que lembro aqui, o Meteoro MGV 30 é de 12" e o Giannini Classic T também é de 12", ambos são relativamente pequenos, se não me engano o Classic T é de 20W.

Agora, a afirmação de que o melhor é um falante de 12 vai depender muito do que você procura. O Bassman do Stevie Ray Vaughan eram 4 falantes de 10". O Champ do Eric Clapton na música Layla é um falante de 6". E por aí vai.

7. Andreas Muller

Registro:
    9/10/17
    Likes Recebidos:
    1
    Pontos:
    3
    Valeu pelas informações!!

Estou entre 5 amplificadores!!!

Tem o Blackstar h1 , Laney cub 8, Crate v5, Vox 4w.
    A vantagem é que eu posso ligar num falante de 12 se eu quiser, e ele é bem portátil, fácil de levar para qualquer lugar. Consigo gravar em casa e tocar microfonado numa boa.

Tem o hiwatt ht10hd.
    Eu já tive um hiwatt transistorizado e foi o melhor ampli trans que eu já toquei. A vantagem é que ele tem atenuador! A desvantagem é que eu terei que gastar comprando uma caixa,o que eu teria que fazer com o cub 8 e o blackstar também...

O Blackstar e o Crate v5 estão 800,00, o cub 8 900,00, hiwatt 980 e vox4w 1200,00.

Estou preferindo o hiwatt até agora, pela qualidade, pelo preço, por ser mais potente (caso eu precise) e ao mesmo tempo tem o atenuador caso eu precise usar ele para gravar ou microfonar.

Qual o opinião de vocês?

8. Ronconi

Ronconi Usuário PRO / Fabricante

Registro:
    9/2/15
    Likes Recebidos:
    48
    Pontos:
    18
    Não estás considerando fabricantes nacionais?

9. Andreas Muller

Registro:
    9/10/17
    Likes Recebidos:
    1
    Pontos:
    3
    Olá! Estou sim!! =)

Tenho algumas dúvidas:

Eu consigo saturar as valvulas de um 5w pra gravação, ou fica muito alto?

Há muita diferença entre um ampli de 1w para um de 5w? Vi um bugera v5 com atenuador de 5w, 1w e 0,1 w e não vi muita diferença....

O que é melhor atenuar um ampli de 10w p/5 ou usar um apli de 5w? Muda o timbre?

10. Ronconi

Ronconi Usuário PRO / Fabricante

Registro:
    9/2/15
    Likes Recebidos:
    48
    Pontos:
    18
    Então,

Se tu usar um falante com sensibilidade um pouco mais baixa, vais conseguir saturar a válvula de power em volumes baixos. Essa distorção de power que é a magia do som desses amps Single-Ended (válvulas amplificando 360º do sinal).
    Eu pessoalmente considero "overkill" reduzir potência em amplificadores tão pequenos. A beleza deles é justamente o circuito simples.
    Mas claro, uma chave pentodo-triodo reduz a potência... O timbre muda. Mas não fica feio! Apenas soa diferente.

Se tiveres interesse, posso inclusive construir um amplificador bem nessa vibe, exclusivo aí pra ti. Mas sendo um combo com um falante de 12", não consigo atender os preços desses que tu citou...

Abraço!

jfonseca curtiu isso.

Compartilhe esta Página